"Bookstans" LGBTQIAP+: um fenômeno da cibercultura

Autores

  • Victor Hugo Viana da Silva Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro https://orcid.org/0000-0002-0620-4202
  • Edméa Santos Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.5433/1984-7939.2023v8n1p168

Palavras-chave:

Cibercultura. Bookstans. Literatura LGBTQIAP . Instagram. Tik Tok.

Resumo

As redes sociais estão cada vez mais presentes no nosso dia a dia, e, por meio delas, leitores começaram a expor suas opiniões e a recomendar livros. Esses leitores ficaram conhecidos como bookstans. Sua presença no meio literário se tornou de extrema importância, visto que esses influencers focam a literatura com protagonismo LGBTQIAP+, mostram que essas histórias são potentes e ajudam outros leitores a se entenderem, se sentirem representados e, principalmente, a se aceitarem. Logo, temos como objetivo compreender como a literatura LGBTQIAP+ está se desenvolvendo através desses bookstans. Por meio dos estudos da cibercultura, foi possível fundamentar a pesquisa e, assim, criamos um dispositivo chamado Literavitu no Instagram e no Tik Tok para entender esse fenômeno. Ao entrar em contato com esse mundo, percebemos o quanto as produções literárias nele veiculadas são importantes e fazem a diferença, não só na vida do leitor, como também na de quem produz e que escreve.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Victor Hugo Viana da Silva, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Graduado em Letras-Inglês pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

Edméa Santos, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Professora Titular-Livre da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Programa de Pós-Graduação em Educação da UERJ.

Referências

AMARAL, Miriam; SANTOS, Rosemary dos; VELLOSO, Luciana. Booktube: uma proposição para a produção de conhecimentos na cibercultura com o uso de webquest interativa. In: PORTO, Cristiane; SANTOS, Edméa (org.). O livro na cibercultura. Santos: Editora Universitária Leopoldianum, 2019. p. 239-258.

BARROS, Susane; ROSA, Flávia. O lugar do livro no contexto da cibercultura. In: PORTO, Cristiane; SANTOS, Edméa (org.). O livro na cibercultura. Santos: Editora Universitária Leopoldianum, 2019. p. 123-144.

BEL Rodrigues. [S. l.]: Bel Rodrigues, [2022]. Canal Bel Rodrigues. Disponível em: https://www.youtube.com/@belrodrigues/featured. Acesso em: 25 maio 2022.

BIBLIOLETICIA. [Perfil]. [S. l., 2022a]. TikTok: @biblioleticia. Disponível em: https://www.tiktok.com/@biblioleticia?lang=pt-BR. Acesso em: 18 maio 2022.

BIBLIOLETICIA. [Perfil]. [S. l.,] abr. 2020. Instagram: @biblioleticia. Disponível em: https://www.instagram.com/biblioleticia/?hl=pt-br. Acesso em: 18 maio 2022.

BIBLIOLETICIA. Tw: violência, agressão sexual, tortura, alcoolismo, ideação suicida (16+). [S. l.], 24 mar. 2022b. Instagram: @Biblioleticia. Disponível em: https://www.instagram.com/p/CbfZOlAO44V/?hl=pt-br. Acesso em: 5 jun. 2022.

COSSON, Rildo. Letramento literário: teoria e prática. 2. ed. São Paulo: Contexto, 2009.

DEBOOK_. [Perfil]. [S. l., 2022]. Tiktok: @debook_. Disponível em: https://www.tiktok.com/@debook_?lang=pt-BR. Acesso em: 18 maio 2022.

DIGAOROQUE. [Perfil]. [S. l., 2022]. Tiktok: @digaoroque. Disponível em: https://www.tiktok.com/@digaoroque. Acesso em: 18 maio 2022.

DUNKER, Christian. O que os likes dizem do nosso narcisismo (e da nossa inadequação)? Blog do Dunker. [S. l.], 16 ago. 2019. Disponível em: https://blogdodunker.blogosfera.uol.com.br/2019/08/16/o-que-os-likes-dizem-do-nosso-narcismo-e-da-nossa-inadequacao/ Acesso em: 9 ago. 2022.

EXPOSTO à internet, robô da Microsoft vira racista em 1 dia. VEJA, São Paulo, 24 mar. 2016. Disponível em: https://veja.abril.com.br/tecnologia/exposto-a-internet-robo-da-microsoft-vira-racista-em-1-dia/. Acesso em: 2 set. 2022.

GAROTEDOSLIVROS. [Perfil]. [S. l.], 2020b. TikTok: @garotedoslivros. Disponível em: https://www.tiktok.com/@garotedoslivros. Acesso em: 5 jun. 2022.

GAROTEDOSLIVROS. [Perfil]. [S. l.], jul. 2020a. Instagram: @garotedoslivros. Disponível em: https://www.instagram.com/garotedoslivros/. Acesso em: 5 jun. 2022.

GAROTEDOSLIVROS. Viúva de Ferro, não deu certo pra mim. [S. l.], 7 mar. 2022. Instagram: @garotedoslivros. Disponível em: https://www.instagram.com/p/Ca0RQuuvFMy/?hl=pt-br. Acesso em: 5 jun. 2022.

GASTALDI, Alexandre Bogas Fraga; BENEVIDES, Bruna; COUTINHO, Gustavo (org.). Dossiê 2022: mortes e violências contra LGBTI+ no Brasil. Florianópolis: Acontece: ANTRA: ABGLT, 2023. Disponível em: https://observatoriomorteseviolenciaslgbtibrasil.org/wp-content/uploads/2023/05/Dossie-de-Mortes-e-Violencias-Contra-LGBTI-no-Brasil-2022-ACONTECE-ANTRA-ABGLT.pdf. Acesso em: 14 jul. 2023 DOI: https://doi.org/10.29327/5236045

GNISCI, Vanessa Monteiro Ramos; HOFFMANN, Adriana Fernandes. Canais literários: redes de leitura e diálogo entre booktubers e seus seguidores. In: PORTO, Cristiane; SANTOS, Edméa (org.). O livro na cibercultura. Santos: Editora Universitária Leopoldianum, 2019. p. 147-161.

INSTAGRAM. Canaltech, [S. l.], 6 out. 2010. Disponível em: https://canaltech.com.br/empresa/instagram/ Acesso em: 23 maio 2022.

JENKINS, Henry. Cultura da convergência. 2. ed. São Paulo: Aleph, 2009.

LER antes de morrer. São Paulo: Isabella Lubrano, [2023]. Canal Ler antes de morrer. Disponível em: https://www.youtube.com/@LerAntesdeMorrer/featured. Acesso em: 14 jul. 2023.

LIMA, Stefany. Dicionário Bookstan: as gírias e siglas literárias mais usadas por leitores na Internet. Biblioteca do Maranhão, [s. l.], 30 set. 2020. Disponível em: https://bibliotecasma.org/tag/bookstan/. Acesso em: 17 fev. 2022.

LITERAVITU. [Perfil]. [S. l., jan. 2022a]. Instagram: @literavitu. Disponível em: https://instagram.com/literavitu?igshid=YmMyMTA2M2Y=. Acesso em: 18 maio 2022.

LITERAVITU. [Perfil]. [S. l., jan. 2022b]. Tiktok: @literavitu. Disponível em: https://www.tiktok.com/@literavitu?is_from_webapp=1&sender_device=pc. Acesso em: 18 maio 2022.

PAM Gonçalves. [S. l.]: Pam Gonçalves, [2022]. Canal Pam Gonçalves. Disponível em: https://www.youtube.com/@apamgoncalves/featured. Acesso em: 25 maio de 2022.

PATZZIC. [Perfil]. [S. l., jan. 2022]. Tiktok: @patzzic. Disponível em: https://www.tiktok.com/@patzzic. 18 maio 2022.

PATZZIC. [Perfil]. [S. l.], fev. 2013. Instagram: @patzzic. Disponível em: https://www.instagram.com/patzzic/. 18 maio 2022.

ROCHA, Aline Andrade Weber Nunes da. Educação e cibercultura: narrativas de mobilidade ubíqua. 2012. 210 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2012.

SANTAELLA, Lucia. Humanos hiper-híbridos: linguagens e cultura na segunda era da internet. São Paulo: Paulus, 2021.

SANTAELLA, Lucia. Navegar no ciberespaço: o perfil cognitivo do leitor imersivo. São Paulo: Paulus, 2004.

SANTOS, Edméa. Pesquisa-formação na cibercultura. Teresina: EDUFPI, 2019.

TATIANA Feltrin. [S. l.]: Tatiana Feltrin, [2023]. Canal Ligando livros às pessoas. Disponível em: https://www.youtube.com/@tatifeltrin/featured. Acesso em: 25 maio 2022.

TIKTOK. Canaltech, [s. l.], 23 fev. 2012. Disponível em: https://canaltech.com.br/empresa/tiktok/ Acesso em: 23 maio 2022.

Downloads

Publicado

31-07-2023

Como Citar

SILVA, V. H. V. da; SANTOS, E. "Bookstans" LGBTQIAP+: um fenômeno da cibercultura. Educação em Análise, Londrina, v. 8, n. 1, p. 168–194, 2023. DOI: 10.5433/1984-7939.2023v8n1p168. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/educanalise/article/view/47842. Acesso em: 27 abr. 2024.