Aspectos históricos da formação de professores: a necessidade da formação continuada para a fluência tecnológica e pedagógica
DOI:
https://doi.org/10.5433/1984-7939.2024v9n1p224Palavras-chave:
Formação de professores, Fluência Tecnológica-Pedagógica, Ensino de MatemáticaResumo
O artigo faz um apanhado geral sobre a utilização de tecnologias digitais como recurso didático para a sala de aula, em especial para a disciplina de Matemática. Faz uma breve discussão histórica sobre os momentos da educação e a formação de professores no Brasil, a fim de compreender aspectos legais e ideológicos que influenciam as políticas de formação de professores. A formação continuada de professores se justifica ao longo do texto como algo essencial para o aprimoramento pedagógico, principalmente no tocante à utilização de tecnologias digitais como recurso pedagógico. O avanço acelerado das tecnologias dificulta a utilização de recursos atuais em sala de aula, com os quais os alunos possuem contato, visto que alguns professores ainda não possuem fluência tecnológica-pedagógica. É destacado também na última seção, um caso particular de professores que atuam no ensino básico do interior do estado do Espírito Santo, que demandam de formação continuada para a utilização de recursos digitais, a fim de expandir a utilização em sala de aula.
Downloads
Referências
AMIEL, Tel; AMARAL, Sergio Ferreira. Nativos e imigrantes: questionando a fluência tecnológica docente. Revista Brasileira de Informática na Educação, Florianópolis, v. 21, n. 3, p. 1-11, 2013. Disponível em: http://milanesa.ime.usp.br/rbie/index.php/rbie/article/view/1661. Acesso em: 25 nov. 2023. DOI: https://doi.org/10.5753/RBIE.2013.21.03.1
BEMME, Luís Sebastião Barbosa. Características da aprendizagem docente de professores que ensinam Matemática: articulações em uma Comunidade de Prática. 2020. 198 f. Tese (Doutorado em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Franciscana, Santa Maria, 2020.
BORBA, Marcelo de Carvalho; SCUCUGLIA, Ricardo Rodrigues da Silva; GADANIDIS, George. Fases das tecnologias digitais em educação matemática: sala de aula e internet em movimento. Belo Horizonte: Autêntica, 2014.
BORBA, Marcelo Carvalho; SOUTO, Daise Lago Pereira; CANEDO JUNIOR, Neil Rocha. Vídeos na educação matemática: Paulo Freire e a Quinta Fase das tecnologias digitais. São Paulo: Autêntica Editora, 2022. Edição do Kindle.
BRASIL. Lei n. 9.394 de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília, DF: Presidência da República, 1996. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L9394.htm. Acesso em: 7 jan. 2023.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2018.
CASTRO, Marcelo Macedo Corrêa; AMORIM, Rejane Maria de Almeida. A formação inicial e a continuada: diferenças conceituais que legitimam um espaço de formação permanente de vida. Cadernos Cedes, Campinas, v. 35, n. 95, p. 37-55, 2015. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ccedes/a/mzBbDRVvkTcvhPPqGRtcfNP/abstract/?lang=pt. Acesso em: 10 jan. 2023. DOI: https://doi.org/10.1590/CC0101-32622015146800
CHIMENTÃO, Lilian Kemmer. O significado da formação continuada docente. In: CONGRESSO NORTE PARANAENSE DE EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR, 4., 2009, Londrina. Anais [...]. Londrina: UEL, 2009. p. 1-6. Disponível em: https://www.uel.br/eventos/conpef/conpef4/trabalhos/comunicacaooralartigo/artigocomoral2.pdf. Acesso em: 20 jan. 2023.
FREIRE, Paulo. Política e educação. São Paulo: Cortez, 1997.
FURTADO, Clara Maria. O curso de pedagogia e a formação dos profissionais da educação brasileira. Revista da UNIFEBE, Blumenau, v. 7, n. 7, p. 15-35, 2002. Disponível em: https://periodicos.unifebe.edu.br/index.php/RevistaUnifebe/article/view/516. Acesso em: 18 jan. 2023.
GALINDO, Camila José; INFORSATO, Edson do Carmo. Manifestações de necessidade de formação continuada por professores do 1º ciclo do Ensino Fundamental. Dialogia, São Paulo, v. 7, n. 1, p. 63-76, 2008. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/dialogia/article/view/1131/1109 . Acesso em: 5 jan. 2023. DOI: https://doi.org/10.5585/dialogia.v7i1.1131
IBGE. São Roque do Canaã. Rio de Janeiro: IBGE, 2023. Disponível em: https://cidades.ibge.gov.br/brasil/es/sao-roque-do-canaa/panorama. Acesso em: 25 nov. 2023.
MALLMANN, Elena Maria; JACQUES, Juliana Sales. Design pedagógico de recursos educacionais abertos em ambiente virtual. Revista Linguagens, Educação e Sociedade, Teresina, v. 1518, p. 0743, 2017. Disponível em: http://revistas.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/7581. Acesso em: 19 jan. 2021.
NASCIMENTO, Catiana de Fátima Veiga. do. Desafio docente: era (digital) da informatização. Revista Thema, Pelotas, v. 9, n. 2, p. 1-17, 2012. Disponível em: https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/thema/article/view/143. Acesso em:5 jan. 2023.
NERY, Carmen; BRITTO, Vinícius. Internet já é acessível em 90,0% dos domicílios do país em 2021. Agência IBGE, Rio de Janeiro, 16 set. 2022. Disponível em: https://agenciadenoticias.ibge.gov.br/agencia-noticias/2012-agencia-de-noticias/noticias/34954-internet-ja-e-acessivel-em-90-0-dos-domicilios-do-pais-em-2021#:~:text=Em%202021%2C%20o%20telefone%20celular,2019%20(32%2C3%25). Acesso em: 29 maio 2022.
NOGUEIRA, Adrinelly Lemes; BORGES, Maria Célia. A BNC-Formação e a Formação Continuada de professores. Revista on-line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, v. 25, n.1, p. 188-204, 2021. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/13875. Acesso em: 15 jan. 2023. DOI: https://doi.org/10.22633/rpge.v25i1.13875
PERIPOLLI, Patrícia Zanon; BEMME, Luís Sebastião; AGUIAR ISAIA, Silvia Maria. Formação continuada de professores de Matemática com foco em contexto online, Educação Financeira, metodologias ativas e fluência tecnológica e pedagógica: uma revisão bibliográfica. Revista de Ensino de Ciências e Matemática, [s. l.], v. 12, n. 3, p. 1-24, 2021. Disponível em: http://portal.amelica.org/ameli/journal/509/5092220012/. Acesso em: 11 jan. 2023. DOI: https://doi.org/10.26843/rencima.v12n3a12
RODRIGUES, Ângela. Análise de necessidades de formação e formação contínua de professores. In: ALVES, Marta (org.). O tempo e o espaço da formação contínua de professores: diagnóstico, processo e perspectivas. Lisboa: Edições Universitárias Lusófonas, 2019. p. 77-94. Disponível em https://www.cenforma.net/wp-content/uploads/2020/02/book.pdf#page=77. Acesso em: 14 jan. 2023.
SÃO ROQUE DO CANAÃ. Secretaria Municipal de Educação. Escolas. São Roque do Canaã: Prefeitura Municipal, 2023. Disponível em: https://www.saoroquedocanaa.es.gov.br/secretaria/ler/5/secretaria-municipal-de-educacao#CALEND%C3%81RIO%20EF. Acesso em: 23 jan. 2023.
SAVIANI, Dermeval. Formação de professores: aspectos históricos e teóricos do problema no contexto brasileiro. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, v. 14, p. 143-155, 2009. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbedu/a/45rkkPghMMjMv3DBX3mTBHm/abstract/?lang=pt. Acesso em: 10 jan. 2023. DOI: https://doi.org/10.1590/S1413-24782009000100012
SAVIANI, Dermeval. História das ideias pedagógicas no Brasil. Campinas: Autores Associados, 2021.
SCHNEIDER, Daniele Da Rocha; SCHRAIBER, Rogério Tubias; MALLMANN, Elena Maria Fluência Tecnológico-Pedagógica na Docência Universitária. Revista Diálogo Educacional, Prado Velho, v. 20, n. 67, p. 1986-2003, 2020. Disponível em: https://periodicos.pucpr.br/dialogoeducacional/article/view/26435 Acesso em: 19 jan. 2023. DOI: https://doi.org/10.7213/1981-416X.20.067.AO05
SILVA, Everson Melquiades Araújo; ARAÚJO, Clarissa Martins de. Reflexão em Paulo Freire: uma contribuição para a formação continuada de professores. In: COLÓQUIO INTERNACIONAL PAULO FREIRE, 5., 2005, Recife. Anais [...]. Recife: [s. n.], 2005. p. 1-8, Disponível em: http://189.28.128.100/nutricao/docs/Enpacs/pesquisaArtigos/reflexao_em_paulo_freire_2005.pdf. Acesso em: 14 jan. 2023.
TARDIF, Maurício. Saberes docentes e formação profissional. Editora Vozes Limitadas, 2012.
VALENTE, Jonas. Mais de 5 bilhões de pessoas usam aparelho celular, revela pesquisa. Agência Brasil, 8 set. 2019. Disponível em: https://agenciabrasil.ebc.com.br/geral/noticia/2019-09/mais-de-5-bilhoes-de-pessoas-usam-aparelho-celular-revela-pesquisa. Acesso em: 9 jan. 2023.
WONG, Consuelo Yarto. La investigación Sociológica alrededor del Teléfono Celular. Una revisión de la literatura del 2000 al 2010. Espacio Abierto: Cuaderno Venezolano de Sociología, Caracas, v. 25, n. 4, p. 203-214, 2016. Disponível em: https://dialnet.unirioja.es/descarga/articulo/5801673.pdf. Acesso em:09 jan. 2023.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Rafael Melotti, Valdinei Cezar Cardoso
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Os(as) autores(as) mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-Não Comercial 4.0 Internacional. Esta licença permite que terceiros distribuam, remixem, adaptem e desenvolvam o material em qualquer meio ou formato apenas para fins não comerciais, atribuindo o devido crédito de autoria e publicação inicial neste periódico
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.