Compreensão da multiplicação por estudantes do quinto ano do Ensino Fundamental

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/1984-7939.2022v7n1p185

Palavras-chave:

Aritmética, Ensino Fundamental, Multiplicação

Resumo

Nos anos iniciais do ensino fundamental e nos demais períodos escolares, as crianças devem ser confrontadas com diferentes problemas situações ou desafios que lhes permitam ações físicas ou mentais de juntar, acrescentar, comparar, separar ou distribuir objetos, problemas que envolvam diferentes tipos de raciocínios e organização do pensamento, e que relacionem variados conceitos, dando a elas a oportunidade de agir e pensar sobre as operações aritméticas utilizadas em cada uma dessas ações como condição para a compreensão das operações. Esta investigação tem como objetivo averiguar o nível de compreensão da operação aritmética de multiplicação por estudantes do quinto ano do ensino fundamental. Foi constituída amostra com 32 estudantes do 5o ano do Ensino fundamental de uma escola pública no Distrito Federal. Foi utilizado um experimento empírico com palitos em duas diferentes situações, que permite classificar os estudantes em seis níveis de compreensão da multiplicação, do mais elementar ao mais complexo. Os resultados encontrados apontaram que os estudantes têm dificuldades com multiplicação e divisão com números naturais. Somente dois estudantes conseguiram compreender a operação “n vezes x” por antecipação mental, sem nenhum suporte empírico, e a reversibilidade necessária à operação de divisão. Os estudantes averiguados utilizavam com frequência a memorização da tabuada, contudo, esse mecanismo não lhes garantiu uma melhor compreensão da multiplicação.

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Biografia do Autor

Beatriz Pereira Pinto, Universidade Estadual de Goiás - UEG

Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual de Goiás (UEG). Professora da Secretaria de Educação do Distrito Federal.

Sônia Bessa, Universidade Estadual de Goiás - UEG

Doutorado em educação pela Universidade Estadual de Campinas UNICAMP. Professora da Universidade Estadual de Goiás (UEG) 

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Publicado

12-07-2022

Como Citar

PINTO, B. P.; BESSA, S. Compreensão da multiplicação por estudantes do quinto ano do Ensino Fundamental. Educação em Análise, Londrina, v. 7, n. 1, p. 185–204, 2022. DOI: 10.5433/1984-7939.2022v7n1p185. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/educanalise/article/view/45936. Acesso em: 20 abr. 2024.