Levantamento do perfil sociodemográfico dos ingressantes em uma universidade federal no interior do Pará
DOI:
https://doi.org/10.5433/1984-7939.2024v9n1p303Palavras-chave:
Ensino superior, Ensino, PerfilResumo
Analisar o perfil de estudantes do Ensino Superior é uma das formas de conhecê-los e evitar a sua evasão. Nesse sentido, essa pesquisa objetiva investigar diferentes aspectos relacionados ao perfil dos ingressantes dos cursos de graduação oferecidos pelo campus de Parauapebas da Universidade Federal Rural da Amazônia – UFRA. Isso inclui a análise da proporção de alunos que concluem seus cursos de primeira escolha, bem como a consideração de variáveis como idade, tempo de estudo, obstáculos encontrados nas disciplinas e proficiência Língua Inglesa. Foram obtidos dados referentes ao ano de 2020 de 202 estudantes matriculados no primeiro semestre em cinco cursos distintos. Identificou-se que, nos cursos noturnos da UFRA, como Administração e Engenharia de Produção, a faixa etária dos alunos tende a ser mais elevada, com grande parte deles exercendo atividades profissionais e, consequentemente, tendo menos tempo disponível para dedicar aos estudos. Verifica-se, ainda, que a maioria dos ingressantes é composta por pessoas do gênero feminino e que o curso de graduação que estão frequentando representa a escolha inicial que fizeram durante o processo seletivo do vestibular. Observa-se também uma grande dificuldade que esses alunos tiveram no Ensino Médio em disciplinas de ciências exatas, o que pode dificultar o seu rendimento em sua jornada acadêmica de graduação. Assim, busca-se melhor atender esses alunos em suas necessidades estudantis, elevando assim o grau de satisfação dos estudantes e a qualidade dos futuros profissionais.
Downloads
Referências
ARTUZO, Felipe; JANDREY, Willian; DREBES, Laila; MARCHI, Priscilla; SILVA, Vanderlei. Perfil dos ingressantes do ensino superior do curso de agronomia da UFSM campus Frederico Westphalen. Enciclopédia Biosfera, Goiânia, v. 8, n. 15, p. 2528-2540, nov. 2012. Disponível em: https://conhecer.org.br/ojs/index.php/biosfera/article/view/3811. Acesso em: 17 set. 2021.
BERGMANN, Jonathan; SAMS, Aaron. Flip your classroom: reach every student in every class every day. Oregon: Iste, 2012.
BRASIL. Decreto n. 6.096, de 24 de abril de 2007. Institui o programa de apoio a planos de reestruturação e expansão das universidades federais – REUNI. Brasília, DF: Presidência da República, 2007. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2007/decreto/d6096.htm. Acesso em: 17 set. 2021.
BRASIL. Ministério da Educação. Análise sobre a expansão das universidades federais 2003 a 2012. Brasília, DF: MEC, 2012. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=12386-analise-expansao-universidade-federais-2003-2012-pdf&Itemid=30192. Acesso em: 21 out. 2021.
CAETANO, Fernanda. A evasão no primeiro ciclo do bacharelado em ciências exatas da UFJF. 2020. Dissertação (Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública) – Universidade Federal de Juiz de Fora, Juiz de Fora, 2020. Disponível em: http://mestrado.caedufjf.net/wp-content/uploads/2021/01/Fernanda-Caetano_vers%C3%A3o-final.pdf. Acesso em: 21 out. 2021.
CAMPOS, Valéria; PIÑOL, Susana. Perfil dos alunos de agronomia do Estado de Mato Grosso. In: COLÓQUIO INTERNACIONAL SOBRE GESTÃO UNIVERSITÁRIA NA AMÉRICA DO SUL, 4., 2004, Florianópolis. Anais [...]. Florianópolis: Universidade Federal de Santa Catarina, 2004. Disponível em: https://core.ac.uk/download/pdf/30355425.pdf. Acesso em: 17 set. 2021.
CASSOL, Luthyana; PINTO, Naiara; BIANCHIN, Simone; COLAÇO, Silvania. Perfis de estudantes do curso de bacharelado em agronomia, do Instituto Federal Farroupilha- Campus São Vicente do Sul. In: MOSTRA DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA, TECNOLOGIA E CULTURA – MECTeC, 2017, São Vicente do Sul. Anais [...]. São Vicente do Sul: Instituto Federal Farroupilha, 2017. Disponível em: http://mectec.svs.iffarroupilha.edu.br/wp-content/uploads/2018/04/anais-mectec.pdf. Acesso em: 17 set. 2021.
CENTENARO, Matheus; MEDEIROS, Rodrigo; MORAIS, João; SAVANHAGO, Gustavo; SIMONETTI, Ana. Perfil dos ingressantes 2017 do ensino superior do curso de agronomia no centro universitário Assis Gurgacz. In: SEAGRO, 11., 2017, Cascavel. Anais [...]. Cascavel: Centro Universitário Fundação Assis Gurgacz, 2017. Disponível em: https://www.fag.edu.br/upload/revista/seagro/59399f16c6e92.pdf. Acesso em: 17 set. 2021.
DAVOK, Delsi F.; BERNARD, Rosilane P. Avaliação dos índices de evasão nos cursos de graduação da universidade do Estado de Santa Catarina – UDESC. Avaliação, Campinas, Sorocaba, v. 21, n. 2, p. 503-521, jul. 2016. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/S1414-40772016000200010. DOI: https://doi.org/10.1590/S1414-40772016000200010
DURHAM, Eunice. O ensino superior no Brasil: público e privado. São Paulo: Nupes-Usp, 2003.
FERNANDES, Ana; MAIA, Sebastião. Perfil dos acadêmicos do curso de agronomia: um estudo de caso na fronteira Brasil-Paraguai. Cadernos de Agroecologia, Rio de Janeiro, v. 11, n. 2, p. 1-5, 2016. Disponível em: http://revistas.aba-agroecologia.org.br/index.php/cad/article/view/21460/14122. Acesso em: 17 set. 2021.
FLORES, Cesar. O perfil socioeconômico dos estudantes ingressantes do curso de pedagogia da universidade do Estado de Mato Grosso, Campus de Universitário de Sinop, no ano de 2014. Eventos Pedagógicos, Sinop, v. 6, n. 2, p. 52-56, 2015. Disponível em: https://silo.tips/download/cezar-augusto-da-silva-flores-resumo. Acesso em: 17 set. 2021. DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v6i2.9643
GIL, Antonio. Métodos e técnicas em pesquisa social. São Paulo: Atlas, 2008.
GUARIENTE, Suzana; GUARIENTE, Maria; MORAES, Aluana. Perfil sociodemográfico e educacional do estudante ingressante no curso de graduação em medicina de 2004 a 2013: análise documental. Revista Médica de Minas Gerais, Belo Horizonte, n. 30, p. 1-7, 2020. DOI: http://www.doi.org/10.5935/2238-3182.20200028. DOI: https://doi.org/10.5935/2238-3182.20200028
INEP - INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA. Sinopse estatística da educação superior 2018. Brasília, DF: INEP, 2018. Disponível em: http://portal.inep.gov.br/basica-censo-escolar-sinopse-sinopse. Acesso em: 13 jul. 2020.
LATREILLE, Ana. Perfil socioeconômico dos estudantes de graduação em odontologia da universidade Federal de Santa Catarina. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Odontologia) – Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2013. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/105923o. Acesso em: 17 set. 2021.
OLIVEIRA, Deyla; RAMOS, Michele; CAGLIONI, Eder. Profile of the students enrolling in the agronomic engineering course at a public university in the state of Tocantins, Brazil. Research, Society and Development, Vargem Grande Paulista, v. 9, n. 7, p. 1-25, 2020. DOI: https://doi.org/10.33448/rsd-v9i7.4639. DOI: https://doi.org/10.33448/rsd-v9i7.4639
OLIVEIRA, Jossane; BUENO, Ivonete. Proficiência em inglês na américa latina: enfrentando desigualdades. EntreLínguas, Araraquara, v. 7, p. 1-19, jun. 2021. DOI: https://doi.org/10.29051/el.v7i00.14164. DOI: https://doi.org/10.29051/el.v7i00.14164
PAIVA, Giovanni. Avaliação do desempenho dos estudantes da educação superior: a questão da equidade e obrigatoriedade no provão e Enade. Ensaio, Rio de Janeiro, v. 16, n. 58, p. 31-46, mar. 2008. DOI: https://doi.org/10.1590/S0104-40362008000100003. DOI: https://doi.org/10.1590/S0104-40362008000100003
R CORE TEAM. R: A language and environment for statistical computing. R Foundation for Statistical Computing, Vienna, 2020. Disponível em: https://www.R-project.org/. Acesso em: 17 set. 2021.
SANTOS, Marjory. Evasão, um problema comum, origens diversas: um estudo sobre a evasão entre os diferentes grupos de alunos da UFJF. 2016. Dissertação (Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública) – Universidade Federal de Juiz de Fora, Juiz de Fora, 2016. Disponível em: http://mestrado.caedufjf.net/evasao-um-problema-comum-origens-diversas-um-estudo-sobre-a-evasao-entre-os-diferentes-grupos-de-alunos-da-ufjf/. Acesso em: 21 out. 2021.
SEABRA, Rodrigo Duarte; MATTEDI, Adriana Prest. Levantamento do perfil dos estudantes ingressantes nos cursos de computação da universidade federal de Itajubá: um estudo socioeconômico e cultural. Revista de Sistemas e Computação, Salvador, v. 7, n. 1, p. 44-58, jan./jun. 2017. Disponível em: https://revistas.unifacs.br/index.php/rsc/article/view/4704/3188. Acesso em: 17 set. 2021.
SICSÚ, João; CASTELAR, Armando (org.). Sociedade e economia: estratégias de crescimento e desenvolvimento. Brasília, DF: Ipea, 2009.
SILVA, Fernando Salvino da. Fatores motivadores da evasão no ensino a distância: um estudo de caso para uma IES privada do Recife/PE. 2023. 86 f. Dissertação (Mestrado em Tecnologia e Educação à Distância) – Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2023. Disponível em: http://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/9264. Acesso em: 17 set. 2021.
SIMONETTI, Ana; CORTI, Guilherme; BIANCHINI, Evandro; SCOPEL, Edson; WITT, Thiago; FELDHAUS, Willian. Caracterização do perfil dos alunos ingressantes 2015 no curso de agronomia da faculdade Assis Gurgacz – Cascavel - PR. Cultivando o Saber, Cascavel, v. 8, n. 4, p. 357-372, out./dez. 2015. Disponível em: https://www.fag.edu.br/upload/revista/cultivando_o_saber/566618fc40cc6.pdf. Acesso em: 17 set. 2021.
SIMONETTI, Ana; MONTIEL, Caroline; MASCARELLO, Guilherme. Perfil socioeconômico e cultural dos ingressantes no curso de agronomia do centro universitário FAG – Cascavel - Paraná. Enciclopédia Biosfera, Goiânia, v. 13, n. 24, p. 803-812, 2016. DOI 10.18677/EnciBio_2016B_075. DOI: https://doi.org/10.18677/EnciBio_2016B_075
SOARES, José; ALVES, Maria. Desigualdades raciais no sistema brasileiro de educação básica. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 29, n. 1, p. 147–165, jan./jun. 2003. DOI: https://doi.org/10.1590/S1517-97022003000100011. DOI: https://doi.org/10.1590/S1517-97022003000100011
SOUZA, Norma; PENNA, Lucia; CUNHA, Luana; BAPTISTA, Amanda; MAFRA, Iraneide; MARIANO, Débora. Perfil socioeconômico e cultural do estudante ingressante no curso de graduação em enfermagem. Revista enfermagem, Rio de Janeiro, v. 21, n. 2, p. 718-722, dez. 2013. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/enfermagemuerj/article/view/11432/8978. Acesso em: 17 set. 2021.
SOUZA, Regis Glauciane S. Gênero e mulheres nas universidades: há política de redistribuição na educação?. Facit Business and Technology Journal, Araguaína, v. 1, n. 19, p. 167-204, out. 2020. Disponível em: https://jnt1.websiteseguro.com/index.php/JNT/article/view/680. Acesso em: 21 out. 2021.
TORRES-ZAPATA, Ángel; BRITO-CRUZ, Teresa; VILLANUEVA-ECHAVARRÍA, José. Dominio del idioma inglés en estudiantes de nuevo ingreso universitario: información para la toma de decisiones. Revista Iberoamericana para la Investigación y el Desarrollo Educativo, Mexicali, v. 11, n. 22, p. 1-16, 2021. DOI: https://doi.org/10.23913/ride.v11i22.949. DOI: https://doi.org/10.23913/ride.v11i22.949
VALENTE, José. Blended learning e as mudanças no ensino superior: a proposta da sala invertida. Educar em Revista, Curitiba, edição especial, n. 4, p. 79-97, 2014. DOI 10.1590/0104-4060.38645. DOI: https://doi.org/10.1590/0104-4060.38645
VALÉRIO, Marcelo; MOREIRA, Lúcia. Sete críticas à sala de aula invertida. Contexto & Educação, Ijuí, v. 33, n. 106, p. 215-230, set. 2018. DOI: https://doi.org/10.21527/2179-1309.2018.106.215-230. DOI: https://doi.org/10.21527/2179-1309.2018.106.215-230
VALÉRIO, Marcelo; SILVA, Joschua; SENNES, Gabrielly. A sala de aula invertida na percepção de estudantes de uma universidade pública brasileira. Revista Brasileira de Ensino de Ciências e Matemática, Passo Fundo, v. 4, n. 1, p. 101-24, set. 2021. DOI https://doi.org/10.5335/rbecm.v4i1.10740. DOI: https://doi.org/10.5335/rbecm.v4i1.10740
ZAGO, Nadir. Do acesso à permanência no ensino superior: percursos de estudantes universitários de camadas populares. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, v. 11, n. 32, p. 226–37, ago. 2006. DOI 10.1590/S1413-24782006000200003. DOI: https://doi.org/10.1590/S1413-24782006000200003
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Educação em Análise
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Os(as) autores(as) mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-Não Comercial 4.0 Internacional. Esta licença permite que terceiros distribuam, remixem, adaptem e desenvolvam o material em qualquer meio ou formato apenas para fins não comerciais, atribuindo o devido crédito de autoria e publicação inicial neste periódico
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.