Cenas enunciativas em redes sociais: direções argumentativas e(m) implicações para o ensino

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/1984-7939.2021v6n2p335

Palavras-chave:

Argumentação, Comentários, Movimentos enunciativos

Resumo

O presente texto visa demostrar os resultados da análise enunciativa sobre o acontecimento Programa Nacional das Escolas Cívico-Militares destacados na rede social Facebook. Nossa abordagem aponta para argumentos que corroboram (ou não) fundamentos, valores e ações defendidas em uma visão em que se destacam movimentos enunciativos, presentes nas redes sociais, decorrentes de: (i) divulgação do Programa Nacional das Escolas Cívico-Militares em que se noticia a instalação de 216 novos colégios até 2023 e(m) suas repercussões; (ii) os comentários à postagem na fanpage Facebook. Desse modo, tomam-se os argumentos e o modo como a instituição escolar e as escolhas enunciativas como disciplina, ordem, qualidade e hierarquia norteiam a postagem e projetam sentidos a partir da temática. Percebeu-se a importância de abordar os discursos que perpassam a escola atual e o modo como os leitores precisam se manifestar com argumentos favoráveis e contrários construídos a partir dos comentários de postagem, indicando os valores de uma escola e a educação ideais (ou não), conforme o debate instaurado sobre o assunto, norteando ações possíveis para os professores diante desse debate.

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Biografia do Autor

Nádia Dolores Fernandes Biavati, Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ)

Doutora em Estudos Linguísticos pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Pós- doutoranda na UFMG. Professora da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ)

Jéssica Soares de Resende, Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ)

Graduada em Letras pela Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ)

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Publicado

15-12-2021

Como Citar

BIAVATI, N. D. F.; RESENDE, J. S. de. Cenas enunciativas em redes sociais: direções argumentativas e(m) implicações para o ensino. Educação em Análise, Londrina, v. 6, n. 2, p. 335–352, 2021. DOI: 10.5433/1984-7939.2021v6n2p335. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/educanalise/article/view/43376. Acesso em: 28 abr. 2024.