Identidade professoral na regionalização da universidade de antioquia: uma abordagem narrativa à experiência corporal

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/1984-7939.2021v6n2p316

Palavras-chave:

Identidade docente, Regionalização universitária, Territórios, Experiências, Corporalidade, Currículo

Resumo

Este texto reflete e problematiza a formação e constituição da identidade docente universitária, a partir do processo de descentralização universitária vivenciado pela Universidade de Antioquia -Colômbia-. Baseia-se na análise das trajetórias e experiências de professores em diversos contextos territoriais. O posicionamento metodológico apóia-se na pesquisa biográfica narrativa, procurando problematizar as prescrições curriculares da profissão docente, enfatizando, como alternativa, nas experiências corporais e os saberes locais.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Ricardo Antonio Castaño Gaviria, Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)

Doutor em Educação e Contemporaneidade pela Universidade do Estado da Bahia- Brasil. Pós-doutor em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso.

Referências

GAVIRIA, T. Identidad profesional de docentes universitarios. Un estudio exploratorio con estudiantes de la maestría en docencia de la Universidad de la Salle. Psychologia. Avances de la disciplina, n. 2, v. 3, p. 31- 53, 2009. Disponível em: https://www.redalyc.org/pdf/2972/297225531002.pdf. Acesso em: 12 ago. 2020.

HAESBAERT, R. Región, regionalización y regionalidad: cuestiones contemporáneas. ANTARES, n. 3, p. 1-23, 2010. Disponível em: http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/antares/article/viewFile/416/361. Acesso em: 12 ago. 2020.

NOGUERA, C. Foucault profesor. Revista Educación y Pedagogía, Medellín, n. 55, v. 21, p. 131-149, 2009.

SOUZA, E. C. Biografías (auto) y documentación narrativa: redes de investigación y formación. Salvador: EDUFBA, 2015.

ZULUAGA, M. Identidad y devenir. Medellín: Fondo Editorial Universidad Eafit, 2013.

Downloads

Publicado

15-12-2021

Como Citar

GAVIRIA, R. A. C. Identidade professoral na regionalização da universidade de antioquia: uma abordagem narrativa à experiência corporal. Educação em Análise, Londrina, v. 6, n. 2, p. 316–334, 2021. DOI: 10.5433/1984-7939.2021v6n2p316. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/educanalise/article/view/43374. Acesso em: 28 abr. 2024.