Identidade professoral na regionalização da universidade de antioquia: uma abordagem narrativa à experiência corporal
DOI:
https://doi.org/10.5433/1984-7939.2021v6n2p316Palavras-chave:
Identidade docente, Regionalização universitária, Territórios, Experiências, Corporalidade, CurrículoResumo
Este texto reflete e problematiza a formação e constituição da identidade docente universitária, a partir do processo de descentralização universitária vivenciado pela Universidade de Antioquia -Colômbia-. Baseia-se na análise das trajetórias e experiências de professores em diversos contextos territoriais. O posicionamento metodológico apóia-se na pesquisa biográfica narrativa, procurando problematizar as prescrições curriculares da profissão docente, enfatizando, como alternativa, nas experiências corporais e os saberes locais.Downloads
Referências
HAESBAERT, R. Región, regionalización y regionalidad: cuestiones contemporáneas. ANTARES, n. 3, p. 1-23, 2010. Disponível em: http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/antares/article/viewFile/416/361. Acesso em: 12 ago. 2020.
NOGUERA, C. Foucault profesor. Revista Educación y Pedagogía, Medellín, n. 55, v. 21, p. 131-149, 2009.
SOUZA, E. C. Biografías (auto) y documentación narrativa: redes de investigación y formación. Salvador: EDUFBA, 2015.
ZULUAGA, M. Identidad y devenir. Medellín: Fondo Editorial Universidad Eafit, 2013.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Educação em Análise

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os artigos publicados na Revista Educação em Análise estão sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, garantindo Acesso Aberto. Deste modo, os autores mantêm os direitos autorais de seus trabalhos e, em caso de republicação, solicita-se que indiquem a primeira publicação nesta revista. Essa licença permite que qualquer pessoa leia, baixe, copie e compartilhe o conteúdo, desde que a devida citação seja feita. Além disso, autoriza a redistribuição, adaptação e criação de obras derivadas em qualquer formato ou meio, incluindo uso comercial, desde que a atribuição à revista seja mantida.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.














