A formação contínua de professores de língua portuguesa em contexto de Mato Grosso/MT

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/1984-7939.2021v6n2p259

Palavras-chave:

Política Formativa, Língua Portuguesa, Mato Grosso

Resumo

O artigo propõe discutir a política formativa de professores no contexto do Estado de Mato Grosso (MT). Para tal, observo os documentos orientadores e ouço 02 professoras, egressas do ProfLetras, efetivas da Rede de Educação Básica. Pelas análises indico potencializar o diálogo e eleger formas que fortaleçam os conhecimentos dos profissionais docentes no sentido de contribuir nas/para as práticas diárias de linguagem. Assim, refletir sobre os desafios e as contribuições impostas pelas esferas governamentais, interpretar a formulação, a organização da agenda formativa e verificar os resultados dessas ações podem contribuir para mudanças que corroboram para o (re)posicionamento das práticas situadas de ensino da Língua Portuguesa.

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Biografia do Autor

Helenice Joviano Roque Faria, Universidade de Brasília (UnB); Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)

Doutora em Linguística pela Universidade de Brasília - UnB. Membro do Grupo de Estudos Críticos e Avançados em Linguagem - GECAL CNPq/UnB e GEPLIAS - UNEMAT-Sinop/MT.

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Publicado

15-12-2021

Como Citar

FARIA, H. J. R. A formação contínua de professores de língua portuguesa em contexto de Mato Grosso/MT. Educação em Análise, Londrina, v. 6, n. 2, p. 259–276, 2021. DOI: 10.5433/1984-7939.2021v6n2p259. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/educanalise/article/view/43372. Acesso em: 27 abr. 2024.