Avaliação psicoeducacional e psicanálise: contribuições winnicottianas em uma intersecção possível
DOI:
https://doi.org/10.5433/1984-7939.2022v7n1p205Palavras-chave:
Educação, Winnicott, Avaliação PsicológicaResumo
As dificuldades escolares estão presentes no ambiente escolar e, cada vez mais, fazem parte do cotidiano dos serviços-escola de psicologia, sobretudo no que concerne à demanda para o processo de avaliação psicológica. Esta investigação tem como objetivo apresentar um estudo de caso que envolve a avaliação psicológica decorrente de um encaminhamento por suspeita de dificuldades de aprendizagem e, propor reflexões a partir da psicanálise winnicottiana sobre as questões emocionais na infância. O caso em questão, de uma criança de nove anos de idade matriculada no Ensino fundamental público, revela que as dificuldades escolares não puderam ser explicadas inteiramente por aspectos cognitivos. Diante disso, as contribuições de Winnicott evidenciam a necessidade de uma laço social estabelecido entre família e escola, além de um olhar aos aspectos emocionais presentes ao longo do amadurecimento da criança. Conclui-se, a partir do exposto, que a avaliação deve considerar as especificidades inerentes a cada indivíduo e lançar mão do arcabouço teórico da psicologia, alinhado às demandas psicoeducacionais, buscando um diagnóstico diferencial que auxilie em encaminhamentos condizentes com a realidade que se apresenta.Downloads
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