Avaliação psicoeducacional e psicanálise: contribuições winnicottianas em uma intersecção possível

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/1984-7939.2022v7n1p205

Palavras-chave:

Educação, Winnicott, Avaliação Psicológica

Resumo

As dificuldades escolares estão presentes no ambiente escolar e, cada vez mais, fazem parte do cotidiano dos serviços-escola de psicologia, sobretudo no que concerne à demanda para o processo de avaliação psicológica. Esta investigação tem como objetivo apresentar um estudo de caso que envolve a avaliação psicológica decorrente de um encaminhamento por suspeita de dificuldades de aprendizagem e, propor reflexões a partir da psicanálise winnicottiana sobre as questões emocionais na infância. O caso em questão, de uma criança de nove anos de idade matriculada no Ensino fundamental público, revela que as dificuldades escolares não puderam ser explicadas inteiramente por aspectos cognitivos. Diante disso, as contribuições de Winnicott evidenciam a necessidade de uma laço social estabelecido entre família e escola, além de um olhar aos aspectos emocionais presentes ao longo do amadurecimento da criança. Conclui-se, a partir do exposto, que a avaliação deve considerar as especificidades inerentes a cada indivíduo e lançar mão do arcabouço teórico da psicologia, alinhado às demandas psicoeducacionais, buscando um diagnóstico diferencial que auxilie em encaminhamentos condizentes com a realidade que se apresenta.

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Biografia do Autor

Thatiana Helena de Lima, Universidade Federal da Bahia - UFBA

Doutorado em psicologia pela Universidade São Francisco. Professora na Universidade Federal da Bahia.

Amanda Lays Monteiro Inácio, Faculdade Tecnológica do Vale do Ivaí - FATEC

Doutoranda em Psicologia pela Universidade São Francisco. Professora na Faculdade Tecnológica do Vale do Ivaí (FATEC).

Katya Luciane de Oliveira, Universidade Estadual de Londrina - UEL

Doutora em Psicologia, Desenvolvimento Humano e Educação pela Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas. Pós-doutorado em Avaliação Psicológica pela Universidade São Francisco. Professora da Universidade Estadual de Londrina.

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Publicado

12-07-2022

Como Citar

LIMA, T. H. de; INÁCIO, A. L. M.; OLIVEIRA, K. L. de. Avaliação psicoeducacional e psicanálise: contribuições winnicottianas em uma intersecção possível. Educação em Análise, Londrina, v. 7, n. 1, p. 205–221, 2022. DOI: 10.5433/1984-7939.2022v7n1p205. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/educanalise/article/view/43215. Acesso em: 29 mar. 2024.