A influência de John Dewey no ensino e formação do professorado de inglês na Argentina
DOI:
https://doi.org/10.5433/1984-7939.2020v5n2p279Palavras-chave:
John Dewey, Abordagem comunicativa, Inglês como língua estrangeira, Formação docenteResumo
Neste breve trabalho serão identificadas as características da filosofia pedagógica deweyana em relação ao papel da experiência na aprendizagem, à construção social da linguagem e à importância da experimentação nos processos de aprendizagem para uma educação emancipatória e participativa. Na Argentina as contribuições do filósofo estadunidense incidiram de maneira tendenciosa e fragmentada, no entanto, as instituições educativas próximas ao setor privado resultaram permeáveis à filosofia pragmática-experimental. Tais instituições privadas e colégios bilíngues têm marcado tendência no ensino de inglês como língua estrangeira ao aplicar a abordagem comunicativa, a qual harmoniza princípios do construtivismo social, propostos por Jerome Bruner, e da linguística sistêmico-funcional (SFL), difundida por M.A.K. Halliday; e ao promover competências sócio-pragmáticas para a interação multicultural. Como parte da atualização dos desenhos curriculares em 1994-1995, 2007 e 2018, foi adotada a abordagem comunicativa como metodologia não só no ensino de inglês como língua estrangeira, mas também no desenho curricular da formação inicial de professores na província de Buenos Aires, em 1999 e 2017.Downloads
Referências
https://digitum.um.es/jspui/bitstream/10201/2172/1/919582.pdf Acceso en: 4 abr. 2020.
BACHMAN, L. Fundamental considerations in language testing. Oxford: Oxford University Press, 1990.
BUENOS AIRES. Dirección General de Cultura y Educación. Dirección Provincial de Educación Superior. Profesorado de inglés. La Plata: Dirección General de Cultura y Educación, 2017. Disponible en: https://isfd52-bue.infd.edu.ar/sitio/nuevo-disenocurricular-profesorado-de-ingles-2018/upload/anexo_disen_o_ingles.pdf Acceso en: 4
abr. 2020.
BROWN, D. Principles of language learning and teaching. 5th ed. New York: Pearson ESL, 2006.
BRUNER, J. The process of education. Cambridge: Harvard University Press, 1972.
CANAGARAJAH, S. Lingua franca English, multicultural communities and language acquisition. The Modern Language Journal, Madison, v. 91, p. 923-939, 2007.
CANALE, M.; SWAIN, M. Theoretical bases of communicative approaches to second language teaching and testing. Applied Linguistics, Oxford, v. 1, n. 1, p. 1-47, 1980. Disponible: https://es.scribd.com/doc/239755533/Canale-Swain-1980 TheoreticalBases-of-Communicative-Approaches-of-Second-Language-Teaching-and-Testing Acceso en: 4 abr. 2020.
CARUSO, M.; DUSSEL, I. Dewey en Argentina (1916-1946): tradición, intención y situación en la producción de una lectura selectiva. Encuentros sobre Educación, [Washington], v. 10, p. 23-41, 2009.
CELCE-MURCIA, M. Language teaching approaches: an overview. En: CELCE-MURCIA, M. Teaching english as a second or foreign language. 3rd. ed. United States: Heinle & Heinle, 2001. p. 3-11
CONSEJO FEDERAL DE CULTURA Y EDUCACIÓN. Acuerdo marco para la Enseñanza de Lenguas. 7 mayo 1998. Disponible en: http://www.bnm.me.gov.ar/giga1/documentos/EL000478.pdf Acceso en: 4 abr. 2020. Dewey, J. Democracy and Education, 2016. Retrieved on April 2020, from: https://www.gutenberg.org/files/852/852-h/852-h-htm
DEWEY, J. The school and society. Chicago: The University of Chicago Press, 1956.
DEWEY, J. Democracy and education. New York: The Free Press, 1966.
DEWEY, J. My pedagogic creed. In: Journal of the National Education Association, Vol. 18, Nro 9, pp. 291-295. Dec. 1929
DEWEY, E. Schools of tomorrow. New York: E.P. Dutton & Company, 2015. E-book.
EGGINS, S. Introduction to systemic functional linguistics. 2nd ed. New York: Bloomsbury Publishing, 2005.
GARRISON, J.; NEWBERT, S.; REICH, K. John Dewey's philosophy of education: an introduction and recontextualization for our times. New York: Pelgrave-Macmillan, 2012.
HALLIDAY, M. A. K. Language as social semiotic: the social interpretation of language and meaning. London: Edward Arnold, 1978.
HINKEL, E. Building awareness and practical skills to facilitate cross cultural communication. En: CELCE-MURCIA, M. Teaching english as a second or foreign language. 3rd ed. United States: Heinle & Heinle, 2001. p. 243-258
HYMES, D. Competence and performance in linguistic theory: acquisition of languages: models and methods. New York: Academic Press, 1971.
JENKINS, J. World englishes: a resource book for students. 3rd ed. Abingdon: Routledge, 2015.
MURRAY, E.; CHRISTISON, M. A. What english language teachers need to know. New York: Routledge, 2011. Oxford, R. Language learning strategies: what every teacher should know. Boston: Heinle-ELT, 1990.
SAVIGNON, S. Communicative langauge teaching for the twenty-first century. En: CELCE-MURCIA, M. Teaching english as a second or foreign language. 3rd ed. United States: Heinle & Heinle, 2001. p. 13-28
TOCQUEVILLE, A. Individualism stronger at the close of a democratic revolution than at other periods. En: TOCQUEVILLE, A. Democracy in America. [S. l.: s. n.], 1840. Book 2. Disponible en: https://marxists.architexturez.net/reference/archive/detocqueville/democracyamerica/ch27.htm Acceso en: 4 abr. 2020.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Educação em Análise

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os artigos publicados na Revista Educação em Análise estão sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, garantindo Acesso Aberto. Deste modo, os autores mantêm os direitos autorais de seus trabalhos e, em caso de republicação, solicita-se que indiquem a primeira publicação nesta revista. Essa licença permite que qualquer pessoa leia, baixe, copie e compartilhe o conteúdo, desde que a devida citação seja feita. Além disso, autoriza a redistribuição, adaptação e criação de obras derivadas em qualquer formato ou meio, incluindo uso comercial, desde que a atribuição à revista seja mantida.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.














