John Dewey: ideias para pensar no ensino de filosofia e seus sentidos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/1984-7939.2020v5n2p241

Palavras-chave:

John Dewey, Filosofia, Ensino de Filosofia, Sentidos do ensino de Filosofia

Resumo

O artigo defende a inclusão da filosofia como espaço de ensino e aprendizagem na escola. Começa por reconhecer a necessidade de abordar filosoficamente a questão para seu ensino e reconstruir o sentido em que a entendemos como um passo anterior à sua defesa. Nesse quadro, retoma-se a discussão de um ensino centrado na filosofia ou na tradição filosófica, como um debate clássico sobre a didática da filosofia. Como contribuição central, a concepção de filosofia de John Dewey é investigada, e são analisadas as razões para o estudo dessa disciplina, que apresenta uma superação do debate tradicional entre filosofia e filosofar. O autor reivindica a filosofia como “filosofando”, embora assuma o estudo da tradição filosófica como necessário para nos emanciparmos das ideias e preconceitos que incorporamos sem reconhecê-los como tais. Ao mesmo tempo, defende o estudo da tradição como um conjunto de ideias que devem ser colocadas em diálogo com o presente e, portanto, podem ser ferramentas para pensarmos sobre os assuntos atuais. Por fim, suscita a curiosidade do sujeito, o sentimento de admiração pelo universo e seus enigmas, como outro grande motivo para o estudo da filosofia.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

María Belén Bedetti, Universidad Nacional del Sur (UNS), Bahía Blanca

Mestranda em Educação (UNICEN). Professora Universidad Nacional del Sur (UNS), Bahía Blanca,  Argentina).

Verónica Soledad Walker, Universidad Nacional del Sur (UNS), Bahía Blanca

Doutora em educação. Professora da Universidade Nacional do Sul (UNS, Argentina)

Referências

BENJAMIN, W. Experiencia y pobreza. En: BENJAMIN, W. Discursos interrumpidos I. Madrid: Taurus, 1989. p. 165- 173.

CERLETTI, A. La enseñanza de la filosofía como problema filosófico. Buenos Aires: Del Zorzal, 2008.

DEWEY, J. La reconstrucción de la filosofía. Buenos Aires: Aguilar, 1964.

DEWEY, J. El niño y el programa escolar: mi credo pedagógico. Buenos Aires: Losada, 1967.

DEWEY, J. Why study philosophy? En: DEWEY, J. The early works, 1882-1898. London: Carbondale and Edwardsville; Amsterdam: Souththern Illinois University Press: Feffer & Simmons, 1971. v. 4, p. 62-65

DEWEY, J. Experiencia y educación. Madrid: Biblioteca Nueva, 2004a. DEWEY, J. Democracia y educación. Madrid: Morata, 2004b.

GADAMER, H. G. Verdad y método II. Salamanca: Ediciones Sígueme, 1996.

JACKSON, P. John Dewey y la tarea del filósofo. Buenos Aires: Amorrortu, 2004.

KANT, I. Sobre el saber filosófico. Madrid: Adán, 1943.

KANT, I. Crítica de la razón pura. Buenos Aires: Losada, 1973.

NUSSBAUM, M. Sin fines de lucro: por qué la democracia necesita de las humanidades. Buenos Aires: Katz Editores, 2010.

OBIOLS, G. Una introducción a la enseñanza de la filosofía. Buenos Aires: Del Zorzal, 2008.

HENNING, L. M. P. Dewey e a filosofia. En: VELASCO, P. del N. (org.). Ensino de? qual? filosofia: ensaios a contrapelo. Marilia: Editora UNESP, 2019. p. 205-224.

RANOVSKY, A. Filosofía del docente filósofo. Buenos Aires: Colisión, 2011.

SANCHEZ MECA, D. La historia de la filosofía como hermenéutica. Madrid: Universidad Nacional de Educación a Distancia, 1996

Downloads

Publicado

28-12-2020

Como Citar

BEDETTI, M. B.; WALKER, V. S. John Dewey: ideias para pensar no ensino de filosofia e seus sentidos. Educação em Análise, Londrina, v. 5, n. 2, p. 241–256, 2020. DOI: 10.5433/1984-7939.2020v5n2p241. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/educanalise/article/view/41082. Acesso em: 28 abr. 2024.