John Dewey: ideias para pensar no ensino de filosofia e seus sentidos
DOI:
https://doi.org/10.5433/1984-7939.2020v5n2p241Palavras-chave:
John Dewey, Filosofia, Ensino de Filosofia, Sentidos do ensino de FilosofiaResumo
O artigo defende a inclusão da filosofia como espaço de ensino e aprendizagem na escola. Começa por reconhecer a necessidade de abordar filosoficamente a questão para seu ensino e reconstruir o sentido em que a entendemos como um passo anterior à sua defesa. Nesse quadro, retoma-se a discussão de um ensino centrado na filosofia ou na tradição filosófica, como um debate clássico sobre a didática da filosofia. Como contribuição central, a concepção de filosofia de John Dewey é investigada, e são analisadas as razões para o estudo dessa disciplina, que apresenta uma superação do debate tradicional entre filosofia e filosofar. O autor reivindica a filosofia como “filosofando”, embora assuma o estudo da tradição filosófica como necessário para nos emanciparmos das ideias e preconceitos que incorporamos sem reconhecê-los como tais. Ao mesmo tempo, defende o estudo da tradição como um conjunto de ideias que devem ser colocadas em diálogo com o presente e, portanto, podem ser ferramentas para pensarmos sobre os assuntos atuais. Por fim, suscita a curiosidade do sujeito, o sentimento de admiração pelo universo e seus enigmas, como outro grande motivo para o estudo da filosofia.
Downloads
Referências
CERLETTI, A. La enseñanza de la filosofía como problema filosófico. Buenos Aires: Del Zorzal, 2008.
DEWEY, J. La reconstrucción de la filosofía. Buenos Aires: Aguilar, 1964.
DEWEY, J. El niño y el programa escolar: mi credo pedagógico. Buenos Aires: Losada, 1967.
DEWEY, J. Why study philosophy? En: DEWEY, J. The early works, 1882-1898. London: Carbondale and Edwardsville; Amsterdam: Souththern Illinois University Press: Feffer & Simmons, 1971. v. 4, p. 62-65
DEWEY, J. Experiencia y educación. Madrid: Biblioteca Nueva, 2004a. DEWEY, J. Democracia y educación. Madrid: Morata, 2004b.
GADAMER, H. G. Verdad y método II. Salamanca: Ediciones Sígueme, 1996.
JACKSON, P. John Dewey y la tarea del filósofo. Buenos Aires: Amorrortu, 2004.
KANT, I. Sobre el saber filosófico. Madrid: Adán, 1943.
KANT, I. Crítica de la razón pura. Buenos Aires: Losada, 1973.
NUSSBAUM, M. Sin fines de lucro: por qué la democracia necesita de las humanidades. Buenos Aires: Katz Editores, 2010.
OBIOLS, G. Una introducción a la enseñanza de la filosofía. Buenos Aires: Del Zorzal, 2008.
HENNING, L. M. P. Dewey e a filosofia. En: VELASCO, P. del N. (org.). Ensino de? qual? filosofia: ensaios a contrapelo. Marilia: Editora UNESP, 2019. p. 205-224.
RANOVSKY, A. Filosofía del docente filósofo. Buenos Aires: Colisión, 2011.
SANCHEZ MECA, D. La historia de la filosofía como hermenéutica. Madrid: Universidad Nacional de Educación a Distancia, 1996
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os(as) autores(as) mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-Não Comercial 4.0 Internacional. Esta licença permite que terceiros distribuam, remixem, adaptem e desenvolvam o material em qualquer meio ou formato apenas para fins não comerciais, atribuindo o devido crédito de autoria e publicação inicial neste periódico
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.