O uso de diferentes espaços escolares nas aulas de ciências da natureza

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/1984-7939.2020v5n1p102

Palavras-chave:

Espaços formais de ensino, Prática escolar, Ensino de ciências, Anos iniciais do ensino fundamental.

Resumo

O espaço escolar não é constituído apenas por salas de aulas convencionais. É objetivo deste artigo, verificar diante da disponibilidade dos espaços escolares a respectiva frequência de utilização para o ensino de Ciências pelos professores de escolas públicas dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, por utilizar o critério da máxima variação para seleção de escolas com diferentes perfis. A coleta de dados realizou-se através de questionário e a análise, por meio de estatística descritiva. Os resultados indicam que os locais mencionados como mais usados pelos docentes são: a sala de informática e a biblioteca. Entre os espaços menos mencionados estão os espaços verdes e os laboratórios de ciências.

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Biografia do Autor

Kely Cristina Bueno, Universidade de São Paulo (USP)

Doutoranda pela Universidade de São Paulo.

Fernanda Franzolin, Universidade Federal do ABC - SP

Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo.  Professora Adjunta da Universidade Federal do ABC.

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Publicado

15-07-2020

Como Citar

BUENO, Kely Cristina; FRANZOLIN, Fernanda. O uso de diferentes espaços escolares nas aulas de ciências da natureza. Educação em Análise, Londrina, v. 5, n. 1, p. 102–120, 2020. DOI: 10.5433/1984-7939.2020v5n1p102. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/educanalise/article/view/40597. Acesso em: 13 dez. 2024.

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