O uso de diferentes espaços escolares nas aulas de ciências da natureza

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/1984-7939.2020v5n1p102

Palavras-chave:

Espaços formais de ensino, Prática escolar, Ensino de ciências, Anos iniciais do ensino fundamental.

Resumo

O espaço escolar não é constituído apenas por salas de aulas convencionais. É objetivo deste artigo, verificar diante da disponibilidade dos espaços escolares a respectiva frequência de utilização para o ensino de Ciências pelos professores de escolas públicas dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, por utilizar o critério da máxima variação para seleção de escolas com diferentes perfis. A coleta de dados realizou-se através de questionário e a análise, por meio de estatística descritiva. Os resultados indicam que os locais mencionados como mais usados pelos docentes são: a sala de informática e a biblioteca. Entre os espaços menos mencionados estão os espaços verdes e os laboratórios de ciências.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Kely Cristina Bueno, Universidade de São Paulo (USP)

Doutoranda pela Universidade de São Paulo.

Fernanda Franzolin, Universidade Federal do ABC - SP

Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo.  Professora Adjunta da Universidade Federal do ABC.

Referências

ARAÚJO, M.P.M.; DRAGO, R. Projeto Horta: a mediação escolar promovendo hábitos alimentares. Revista FACEVV, Vila Velha, n. 6, p. 126-139, 2011.

AUGUSTO, T. G. S.; AMARAL, I. A. A formação de professoras para o ensino de ciências nas séries iniciais: análise dos efeitos de uma proposta inovadora. Ciência & Educação, Bauru, v. 21, n. 2, p. 493-509, 2015.

BORGES, A. T. Novos rumos para o laboratório escolar de ciências. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, Florianópolis, v. 19, n. 3, p. 291-313, 2002.

BOMFIM, G. F.; DIAS, V. B. Aulas de Ciências Naturais em escolas de Ensino Fundamental I: relações existentes entre a estrutura física dos laboratórios e a realização de atividades experimentais. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, 9., Águas de Lindóia, 2013. Anais...São Paulo: EMPEC, 2013.

BUENO, K. C. A utilização de recursos, procedimentos e espaços escolares nas aulas de ciências naturais dos anos iniciais de Ensino Fundamental. 2017. Dissertação (Mestrado em Ensino, História das Ciências e da Matemática) - Universidade Federal do ABC, Santo André, 2017.

CAMPELLO, B.; CARVALHO, M. C.; ANDRADE, M. E. A.; VIANNA, M. M.; CALDEIRA, P. T.; ABREU, V. L. F. G. A biblioteca escolar: temas para uma prática pedagógica. Autêntica, 2017.

CAMPELLO, B.; REZENDE, M. E. P.; VIANNA, M. M.; CALDEIRA, P. T.; MACEDO, V. A. A.; ABREU, V. L. F. G. Como usar a biblioteca na escola: um programa de atividades para o ensino fundamental. Autêntica, 2018.

CRIBB, S. L. S. P. Contribuições da educação ambiental e a horta escolar na promoção de melhorias ao ensino, à saúde e ao ambiente. REMPEC – Ensino, Saúde e Ambiente, Niteroi v. 3, n. 1, p. 42-60, 2010.

ELALI, G. A. O ambiente da escola: o ambiente na escola. São Paulo: Portal educação, 2003.

FERNANDES, M. C. A. A horta escolar como eixo gerador de dinâmicas comunitárias, educação ambiental e alimentação saudável e sustentável. Revista Ciências Exatas e Tecnológicas, Londrina, v. 9, n. 9, p. 37-45, 2005.

FNDE - FUNDO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO. Apresentação. Brasília: FNDE, 2016. Disponível em: http://www.fnde.gov.br/programas/biblioteca-da-escola/biblioteca-da-escola-apresentacao. Acesso em: 20 mar. 2017.

GABINI, W. S.; DINIZ, R. E. S. A formação continuada, o uso do computador e as aulas de Ciências nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Revista Ensaio, Belo Horizonte, v. 14, n. 33, p. 333-348, 2012.

GARCIA, P. S.; FAZIO, X.; PANIZZON, D.; BIZZO, N. Austrália, Brasil e Canadá: impacto das avaliações no ensino de Ciências. Estudos em Avaliação Educacional, São Paulo, v. 29, n. 70, p. 188-221, 2018.

GOMES, A.; RÉGIS, A. Desempenho e infraestrutura: mapeamento das escolas públicas da região metropolitana do Rio de Janeiro. In: CONGRESSO IBERO AMERICANO DE POLÍTICA E ADMINISTRAÇÃO DA EDUCAÇÃO, 3., Zaragoza, 2012. Anais [...]. Zaragoza: [s. n.], 2012.

GRAÇA, P.; BERNARDES, L.; SANTANA, M. Biblioteca escolar: curso técnico de formação para os funcionários da educação. Brasília: Universidade de Brasília, 2007. Disponível em: http:portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/profunc/biblio_esc.pdf. Acesso em: 16 abr. 2017.

HOFSTEIN, A.; LUNETTA, V. N. The role of the laboratory in science teaching: neglected aspects of research. Review of Educational Research, Washington, v. 52, n. 2, p. 201-217, 1982.

HOFSTEIN, A.; LUNETTA, V. N. The laboratory in science education: foundations for the twenty‐first century. Science education, Salem, v. 88, n. 1, p. 28-54, 2004.

INEP - INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA. Nota estatística: censo escolar da educação básica. Brasília: INEP: Ministério da Educação, 2017. Disponível em: http://portal.inep.gov.br/sinopses-estatisticas-da-educacao-basica. Acesso em: 25 abr. 2017.

JACOBUCCI, D. F. C. Contribuições dos espaços não-formais de educação para a formação de cultura cientifica. Em extensão, Uberlândia, v. 7, n. 1, p. 55-66, 2008.

LABURÚ, C. E; ARRUDA, S. M.; NARDI, R. Pluralismo metodológico no ensino de ciências. Ciência e Educação, Viçosa, v. 9, n. 2, p. 247-260, 2003.

LOPES, R. D. et al. O uso dos computadores e da internet em escolas públicas de capitais brasileiras. Estudos & Pesquisas Educacionais, São Paulo, n. 1, p. 275-335, 2010.

LANGHI, R.; NARDI; R. Dificuldades de professores dos anos iniciais do ensino fundamental em relação ao ensino da astronomia. Revista Latino-Americana de Educação em Astronomia - RELEA, São Carlos, n. 2, p. 75-92, 2005.

LONGHINI, M. D. O conhecimento do conteúdo científico e a formação do professor das séries iniciais do Ensino Fundamental. Investigações em Ensino de Ciências, Porto Alegre, v. 13, n. 2, p.241-253, 2008.

MORAN, J. M. Os novos espaços de atuação do professor com as tecnologias. Revista Diálogo Educacional, Curitiba, v. 4, n. 12, p. 13-21, 2004.

NAKAMURA, H. K.; BERNARDI, N. S.; LAMIN-GUEDES, V. O trabalho em campo em jardins escolares. Revista Educação Ambiental em Ação, [S. l.], v. 11, n. 42, 2012. Disponível em: http://www.revistaez.org/pdf.php?idartigo=1391. Acesso em: 7 set. 2016.

NÓVOA, A. Para uma análise das instituições educacionais as organizações escolares em análise. [Lisboa]: Instituto de Inovação Educacional, 2011. (Temas de Educação 2).

PATTON, M. Q. Qualitative evaluation and research methods. Newbury Park: Sage Publication, 1990.

RAMOS, L. B.; ROSA, P. R. S. O ensino de ciências: fatores intrínsecos e extrínseco que limitam a realização de atividades experimentais pelo professor dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Investigações em Ensino de Ciências, Porto Alegre, v. 13, n. 3, p. 299-331, 2008.

REZENDE, B. L. A.; ALMEIDA, J. S.; AMADO, M. V.; PEREIRA, M. R.; CARVALHO, V. S.; ENDRINGER, D. C; LEITE, S. Q. M. A interdisciplinaridade por meio da pedagogia de projetos: uma análise do projeto “Horta escolar: aprenda cultivando hortaliças” numa perspectiva CTSA. Revista Eletrônica Debates em Educação científica e Tecnológica, Vitória, v. 4, n. 1, p. 179-191, 2014.

SÁTYRO, N. G. D.; SOARES, D. S. A infraestrutura das escolas brasileiras de ensino fundamental: um estudo com base nos Censos Escolares de 1997 a 2005. Brasília: Ipea, 2007.

SILVA, C. T. A. C.; MUNARETTO, F. C.; MANTOVANI, T. Viabilidade na utilização da horta da escola como laboratório para o ensino de Ciências e Biologia. Revista Didática Sistêmica, Rio Grande, v. 13, n. 1, p. 50-63, 2011.

SOARES NETO, J. J.; JESUS, G. R.; KARINO, C. A.; ANDRADE, D. F. Uma escala para medir a infraestrutura escolar. Rev. Est. Aval. Edu., São Paulo, v. 24, n. 54, p. 78-99, 2013a.

SOARES NETO, J. J.;.KARINO, C. A.; JESUS, G. R.; ANDRADE, D. F. A infraestrutura das escolas públicas brasileiras de pequeno porte. Revista do Servidor público, Brasília, v. 64, n. 3, p. 377-391, 2013b.

WARD, H.; RODEN, J.; HEWLETT, C.; FOREMAN, J. Ensino de ciências. Porto Alegre: Artmed, 2010.

WEISSMANN, H. Didática das ciências naturais: contribuições e reflexões. Porto Alegre: Artmed, 1998.

Downloads

Publicado

15-07-2020

Como Citar

BUENO, Kely Cristina; FRANZOLIN, Fernanda. O uso de diferentes espaços escolares nas aulas de ciências da natureza. Educação em Análise, Londrina, v. 5, n. 1, p. 102–120, 2020. DOI: 10.5433/1984-7939.2020v5n1p102. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/educanalise/article/view/40597. Acesso em: 21 nov. 2024.

Artigos Semelhantes

1 2 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.