A compreensão do tempo histórico: um estudo com alunos portugueses do 6º ano sobre os conceitos de cronologia e mudança

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/1984-7939.2020v5n1p31

Palavras-chave:

Tempo histórico, Pensamento histórico, Compreensão temporal, Mudança, Cronologia.

Resumo

Este artigo apresenta-se como um contributo para o entendimento do modo como as crianças compreendem o tempo histórico e resulta de um estudo empírico, predominantemente qualitativo e interpretativo, desenvolvido com alunos do 6º ano do ensino básico, em Portugal. Nesta investigação procurou-se averiguar as ideias e noções de temporalidade dos alunos a partir da ordenação de acontecimentos e da construção de uma narrativa, ambos subordinados ao conteúdo programático O 25 de abril de 1974. Procedeu-se a uma análise de dados quantitativa e qualitativa, na qual as respostas dos alunos foram categorizadas em função de níveis de pensamento diferenciados. Os resultados demonstram que os alunos deste nível de ensino compreendem e utilizam conceitos de tempo complexos na aprendizagem da História, nomeadamente relacionados com a cronologia e a mudança.

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Biografia do Autor

Anabela Costa, Ministério da Educação de Portugal

Professora do 2º Ciclo do Ensino Básico. Ministério da Educação.

Glória Solé, Universidade do Minho (UM)

Professora Auxiliar da Universidade do Minho.

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Publicado

15-07-2020

Como Citar

COSTA, Anabela; SOLÉ, Glória. A compreensão do tempo histórico: um estudo com alunos portugueses do 6º ano sobre os conceitos de cronologia e mudança. Educação em Análise, Londrina, v. 5, n. 1, p. 31–56, 2020. DOI: 10.5433/1984-7939.2020v5n1p31. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/educanalise/article/view/40184. Acesso em: 21 nov. 2024.