Autorregulação da aprendizagem: adaptação e evidências de validade de instrumentos para universitários brasileiros

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/1984-7939.2019v4n1p21

Palavras-chave:

Autorregulação. Autoeficácia, Avaliação, Aprendizagem, Ensino superior

Resumo

O objetivo desse estudo é apresentar as adaptações transculturais para a realidade brasileira e as evidências de validade de três instrumentos direcionados à compreensão da autorregulação da aprendizagem em estudantes do ensino superior: Inventário de Processos de Autorregulação da Aprendizagem (IPAA), Questionário de Instrumentalidade da Autorregulação da Aprendizagem (QIAR) e Questionário de Autoeficácia para a Autorregulação da Aprendizagem (QAEAR). As etapas envolvidas no presente estudo foram: (1) traduções das escalas de suas versões portuguesas e adaptações de itens ao contexto brasileiro; (2) análise das propriedades psicométricas das três escalas. As evidências de validade foram obtidas através da Análise Fatorial Exploratória realizada com uma amostra de 2006 estudantes, matriculados em instituições públicas e privadas, em cursos de áreas de conhecimento distintas. Os três instrumentos adaptados para o Brasil confirmaram a unidimensionalidade das escalas e a permanência do mesmo número de itens das versões portuguesas. Os coeficientes de consistência interna também se mostraram satisfatórios. Os resultados sugerem que as versões brasileiras do IPAA, do QIAR e do QAEAR produzem medidas válidas e confiáveis para a mensuração dos processos de autorregulação da aprendizagem, da instrumentalidade e das crenças de autoeficácia para a autorregulação da aprendizagem de estudantes brasileiros.

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Biografia do Autor

Soely Aparecida Jorge Polydoro, Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)

Doutora em Educação. Professora da Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas.

Camila Alves Fior, Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)

Doutora em Educação. Professora da Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas. Psicóloga.

Adriane Martins Soares Pelissoni, Unicamp

Doutora em Educação pela Faculdade de Educação da Universidadae Estadual de Campinas.

Pedro Sales Luís Rosário, Universidade do Minho

Doutorado em Psicologia pela  Universidade do Minho. Professor Associado com Agregação do Departamento de Psicologia da Universidade do Minho. 

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Publicado

01-07-2019

Como Citar

POLYDORO, Soely Aparecida Jorge; FIOR, Camila Alves; PELISSONI, Adriane Martins Soares; ROSÁRIO, Pedro Sales Luís. Autorregulação da aprendizagem: adaptação e evidências de validade de instrumentos para universitários brasileiros. Educação em Análise, Londrina, v. 4, n. 1, p. 21–42, 2019. DOI: 10.5433/1984-7939.2019v4n1p21. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/educanalise/article/view/35534. Acesso em: 26 dez. 2024.

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