Ensino médio integrado no campo: a experiência dos CEIERS - Centros Estaduais Integrados de Educação Rural do Espírito Santo (CEIER)

Autores

  • João Batista Pereira Alves Universidade Estadual do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
  • Marise Nogueira Ramos Universidade Estadual do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

DOI:

https://doi.org/10.5433/1984-7939.2018v3n1p27

Palavras-chave:

Ensino médio integrado, Educação profissional integrada ao ensino médio, Educação do campo, CEIER

Resumo

Este texto tem como objetivo apresentar resultados da análise sobre a integração da Educação Profissional com o Ensino Médio na experiência dos Centros Estaduais Integrados de Educação Rural (CEIERs). O fio condutor da investigação parte da premissa de que a concepção que orienta essa integração é coerente com um projeto de desenvolvimento social que nega a relação imediata da educação com o mercado de trabalho, tendo a plena formação humana como horizonte; mas reconhece a profissionalização como uma mediação necessária à classe trabalhadora de produzir sua existência por meio do seu trabalho de forma digna. O estudo empírico foi realizado mediante análise dos projetos político-pedagógicos de três CEIERs localizados em municípios do noroeste do Espírito Santo – Águia Branca (CEIER/AB), Boa Esperança (CEIER/BE) e Vila Pavão (CEIER/VP) – articulada a dados de entrevistas realizadas com diretores, professores e estudantes dessas escolas. Com este texto, pretendemos demonstrar a relação entre a concepção de Ensino Médio Integrado e a Educação do Campo, ao se constatar que, no enfrentamento de contradições impostas pela hegemonia do capital, essas escolas têm desenvolvido uma proposta político-pedagógica orientada por princípios dessa concepção mediante uma experiência da integração entre Educação Profissional e Ensino Médio na Educação do Campo.

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Biografia do Autor

João Batista Pereira Alves, Universidade Estadual do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

Doutorando em Políticas Públicas e Formação Humana pela UERJ. Técnico da Gerência de Educação Profissional da Secretaria de Educação do Estado do Espírito Santo.

Marise Nogueira Ramos, Universidade Estadual do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

Doutora em Educação (UFF). Professora  Associada da Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

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Publicado

23-01-2019

Como Citar

ALVES, J. B. P.; RAMOS, M. N. Ensino médio integrado no campo: a experiência dos CEIERS - Centros Estaduais Integrados de Educação Rural do Espírito Santo (CEIER). Educação em Análise, Londrina, v. 3, n. 1, p. 27–50, 2019. DOI: 10.5433/1984-7939.2018v3n1p27. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/educanalise/article/view/33481. Acesso em: 27 abr. 2024.