Educação literária na escola: a importância da escolha do livro e das atividades para a sua exploração na sala de aula
DOI:
https://doi.org/10.5433/1984-7939.2018v3n1p113Palavras-chave:
Educação literária, Leitura, Literatura infantil, EscolaResumo
Neste artigo debate-se a questão da educação literária e apresenta-se a implementação de uma proposta didática, para a exploração na sala de aula, de um livro de literatura para a infância, num entendimento de que a educação literária pressupõe a aprendizagem das convenções do texto literário e a promoção de uma relação de prazer entre o texto literário e a criança. Esta proposta didática foi implementada no trabalho de campo desenvolvido, como um processo de iniciação à dimensão investigativa da prática profissional, numa turma de 2.º ano. Os objetivos da proposta didática eram desenvolver nas crianças o gosto pelo livro de literatura para a infância e pela leitura; estimular a imaginação, a criatividade, a capacidade de reflexão e o espírito crítico das crianças; promover uma relação de afeto, de prazer entre as crianças e o livro literário. Para a recolha dos dados foram utilizadas a observação participante e as notas de campo. A exploração da obra, a adesão das crianças à obra e a esta exploração, o seu envolvimento emocional, patente nas suas respostas, permitiu-nos concluir que a educação literária, na infância e na escola, pode ser uma realidade.Downloads
Referências
AZEVEDO, F.; BALÇA, A. Educação literária e formação de leitores. In: AZEVEDO, F.; BALÇA, A. (Org.). Leitura e Educação Literária. Lisboa: Pactor, 2016.
BALÇA, A.; AZEVEDO, F. Pensar a cidadania hoje através da educação literária. In: AZEVEDO, F.; BALÇA, A. (Org.). Leitura e Educação Literária. Lisboa: Pactor, 2016. p. 121-132.
BALÇA, A.; AZEVEDO, F. Educação literária em Portugal: os documentos oficiais, a voz e as práticas dos docentes. Revista Linhas, Florianópolis, v. 18, n. 37, p. 131-153, maio/ago. 2017.
BALÇA, A.; COSTA, P. Leitura e educação literária: da viagem possível às restrições do mapa. Ensino Em Re-Vista, Uberlândia, v. 24, n. 1, p. 201-220, jan./jun. 2017.
BALÇA, A.; PIRES, M. N. O ensino da leitura literária na escola, em Portugal: do discurso oficial às práticas. Nuances: Estudos sobre Educação, Presidente Prudente, v. 21, n. 22, p. 93-105, jan./abr. 2012.
BALLESTEROS, X.; OLMOS, R. Tio Lobo. Matosinhos: Kalandraka, 2010.
BENTO, I.; BALÇA, A. Educação literária: um estudo no pré-escolar e no 1.º ciclo do ensino básico. Cadernos de Letras da UFF, Niterói, v. 26, n. 52, p. 81-100, jan./jun. 2016.
BUESCU, H. C.; MORAIS, J.; ROCHA, M. R.; MAGALHÃES, V. F. Programa e metas curriculares de português do ensino básico. Lisboa: Ministério da Educação e Ciência, 2015.
CHARRÉU, L. Arte visual contemporânea, ilustração e literatura para a infância: fazendo conexões entre mundos criativos. Revista Digital do Laboratório de Artes Visuais, Santa Maria, n. 9, p. 1-20, set./mar. 2012.
COSTA, P. Algumas notas sobre o discurso oficial para o Português: as Metas Curriculares e a educação literária. Nuances: Estudos sobre Educação, Presidente Prudente, v. 26, n. 3, p. 17-33, set./dez. 2015.
JUNÇA, M. Educação literária e contadores de histórias: um testemunho na primeira pessoa. In: AZEVEDO, F.; BALÇA, A. (Org.). Leitura e Educação Literária. Lisboa: Pactor, 2016. p. 113-120.
MENDOZA, A. La educación literaria: bases para la formación de la competencia lectoliteraria. Málaga: Ediciones Aljibe, 2004.
ROIG-RECHOU, B. A. Educación literaria e histórias literarias. In: CORRAL, E. (Coord.). A mi dizen quantos amigos ey. Homenaxe ao professor Xosé Luís Couceiro. Santiago de Compostela: Universidade de Santiago de Compostela, 2009.
SANTOS, T. C. A ilustração do livro de literatura infantil: leitores na infância. Marília: UNESP, s/d.
VIANA, F. L.; RIBEIRO, I. S.; FERNANDES, I.; FERREIRA, A.; LEITÃO, C.; GOMES, S.; PEREIRA, L. O ensino da compreensão leitora: da teoria à prática pedagógica. Coimbra: Edições Almedina, 2010.
YOPP, H.; YOPP, R. Literature-based reading activities. 4. ed. Boston: Pearson, 2006.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2018 Educação em Análise

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os artigos publicados na Revista Educação em Análise estão sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, garantindo Acesso Aberto. Deste modo, os autores mantêm os direitos autorais de seus trabalhos e, em caso de republicação, solicita-se que indiquem a primeira publicação nesta revista. Essa licença permite que qualquer pessoa leia, baixe, copie e compartilhe o conteúdo, desde que a devida citação seja feita. Além disso, autoriza a redistribuição, adaptação e criação de obras derivadas em qualquer formato ou meio, incluindo uso comercial, desde que a atribuição à revista seja mantida.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.














