Estudo correlacional entre funções executivas e desempenho escolar
DOI:
https://doi.org/10.5433/1984-7939.2017v2n1p83Palavras-chave:
Funções executivas, Planejamento, Desempenho escolar, AvaliaçãoResumo
As Funções Executivas se referem a um conjunto de processos cognitivos e metacognitivos que exercem controle e regulam o comportamento frente às exigências e demandas do meio. O estudo das Funções Executivas tem sido organizado em habilidades que direcionam o comportamento como as habilidades de planejamento. O planejamento consiste na capacidade de estabelecer a melhor forma de alcançar um objetivo proposto, levando em consideração o percurso e a utilização de instrumentos essenciais para a conquista de uma meta. O estudo objetivou verificar a relação entre o processo de planejamento e o desempenho acadêmico de estudantes do Ensino Fundamental I. Os participantes foram 142 alunos de escolas públicas do Sul de Minas Gerais, com idades entre oito e nove anos, de ambos os sexos sendo 79 meninos (55,6%). O instrumento utilizado foi o Teste da Torre de Londres (2012). A avaliação do desempenho escolar considerou os conceitos dados pelos professores aos alunos nas oito disciplinas de um bimestre letivo. Para a análise dos dados foi ponderada a correlação de Pearson e, para as discussões, o levantamento da literatura da área. Os principais resultados indicam que houve correlação positiva e significativa entre a habilidade cognitiva de planejamento e os desempenhos nas disciplinas de Matemática, Artes e Literatura. Considerando que o desenvolvimento das Funções Executivas pode se relacionar com aprendizagem de conteúdos escolares, sugere-se que intervenções intencionais sejam realizadas nas escolas para o desenvolvimento das habilidades cognitivas e melhor aproveitamento escolar dos estudantes.Downloads
Referências
BLAIR, C.; RAZZA, R. P. Relacionando o controle esforçado, a função executiva e a crença falsa entendendo a capacidade emergente de matemática e alfabetização no jardim de infância. Child Development, Chicago, v. 78, n. 2, p. 647-663, 2007. Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/17381795. Acesso em: 10 set. 2017.
BULL, R.; ESPY, K. A.; WIEBE, S. A. Short-term memory, working memory, and executive functioning in preschoolers: longitudinal predictors of mathermatical achievement at age 7 years. Developmental Neuropsychology, Hillsdale, v. 33, n. 3, p. 205-228, 2008. Disponível em: http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC2729141/. Acesso em: 23 out. 2016.
DUNCAN, G. J. et al. Preparação escolar e posterior realização. Developmental Psychology, Washington, v. 43, n. 6, p. 1428-1446, Nov. 2007. Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/18020822. Acesso em: 18 jul. 2017.
ESTEBAN, M. T. Exigências democráticas/exigências pedagógicas: avaliação. Tecnologia Educacional, Rio de Janeiro, v. 148, p. 3-6, 2000.
GAZZANIGA, M. S.; IVRY. R. B.; MANGUM, G. R. Neurociência cognitiva: a biologia da mente. Porto Alegre: Artmed, 2006.
KLAHR, D.; ROBINSON, M. Formal assessment of problem-solving and planning processes in preschool children. Cognitive Psychology, New York, v. 13, n. 1, p. 113-148, Jan. 1981. Disponível em: http://psycnet.apa.org/record/1981- 07682-001. Acesso em: 12 set. 20117.
LEON, C. B. R. et al. Funções executivas e desempenho escolar em crianças de 6 a 9 anos de idade. Revista de Psicopedagogia, São Paulo, v. 30, n. 92, 2013. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?pid=S01034862013000200005&script=sci _arttext. Acesso em: 20 maio 2016.
LIMA, R. F.; TRAVAINI, P. P.; CIASCA, S. M. Amostra de desempenho de estudantes do ensino fundamental em testes de atenção e funções executivas. Revista Psicopedagogia, São Paulo, v. 26, n. 80, p. 188-99, 2009. Disponível em: http://www.revistapsicopedagogia.com.br/80/file_80/edicao80.pdf. Acesso em: 8 mar. 2015.
MIYAKE, A. et al. The Unity and diversity of executive functions and their contributions to complex "frontal lobe" tasks: a latend variable analysis. Cognitive Psychology, New York, n. 41, p. 49-100, 2000. Disponível em: http://citeseerx.ist.psu.edu/viewdoc/download?doi=10.1.1.485.1953&rep=rep1 &type=pdf. Acesso em: 24 jul. 2017.
MOURÃO JÚNIOR, C.; MELO, L. Integração de três conceitos: função executiva, memória de trabalho e aprendizado. Psicologia: Teoria e Pesquisa, Brasília, v. 27, n. 3, p. 309-314, 2011. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/ptp/v27n3/06.pdf. Acesso em: 26 abr. 2015.
PHILIPS, L. H. et al. Mental planning and the Tower of London task. The Quarterly Journal of Experimental Psychology, Aberdeen, v. 54, n. 2, p. 579-597, 2001. Disponível em: http://homepages.abdn.ac.uk/louise.phillips/pages/dept/research%20bits/agi ng_website_files/papers/TOL%20plan.pdf. Acesso em: 18 mar. 2015.
SEABRA, A. G. et al. Teste da Torre de Londres. In: SEABRA, A. G.; DIAS, N. M. (Org.). Avaliação neuropsicológica cognitiva: atenção e funções executivas. São Paulo: Memnon, 2012.
SULLIVAN, J.; RICCIO, C. A.; CASTILLO, C. R. Concurrent validity of the Tower Tasks as Measure of Executive Function in Adults: a meta-Analysis. Applied Neuropsychology, Mahwah, v. 16, n. 1, p. 62-75, 2009. Disponível em: http://www.researchgate.net/publication/23996632_Concurrent_validity_of_the _tower_tasks_as_measures_of_executive_function_in_adults_a_meta-analysis>. Acesso em: 12 fev. 2015.
VASCONCELOS, L. Neuropsicologia da atividade matemática: aspectos funcionais. In: SIPEMAT, 2006, Recife. Anais... Recife: Universidade Federal de Pernambuco, 2006. Disponível em: http://www.lematec.net.br/CDS/SIPEMAT06/artigos/vasconcelos.pdf. Acesso em: 5 set. 2017.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2017 Educação em Análise

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os artigos publicados na Revista Educação em Análise estão sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, garantindo Acesso Aberto. Deste modo, os autores mantêm os direitos autorais de seus trabalhos e, em caso de republicação, solicita-se que indiquem a primeira publicação nesta revista. Essa licença permite que qualquer pessoa leia, baixe, copie e compartilhe o conteúdo, desde que a devida citação seja feita. Além disso, autoriza a redistribuição, adaptação e criação de obras derivadas em qualquer formato ou meio, incluindo uso comercial, desde que a atribuição à revista seja mantida.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.














