Estudo correlacional entre funções executivas e desempenho escolar

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/1984-7939.2017v2n1p83

Palavras-chave:

Funções executivas, Planejamento, Desempenho escolar, Avaliação

Resumo

As Funções Executivas se referem a um conjunto de processos cognitivos e metacognitivos que exercem controle e regulam o comportamento frente às exigências e demandas do meio. O estudo das Funções Executivas tem sido organizado em habilidades que direcionam o comportamento como as habilidades de planejamento. O planejamento consiste na capacidade de estabelecer a melhor forma de alcançar um objetivo proposto, levando em consideração o percurso e a utilização de instrumentos essenciais para a conquista de uma meta. O estudo objetivou verificar a relação entre o processo de planejamento e o desempenho acadêmico de estudantes do Ensino Fundamental I. Os participantes foram 142 alunos de escolas públicas do Sul de Minas Gerais, com idades entre oito e nove anos, de ambos os sexos sendo 79 meninos (55,6%). O instrumento utilizado foi o Teste da Torre de Londres (2012). A avaliação do desempenho escolar considerou os conceitos dados pelos professores aos alunos nas oito disciplinas de um bimestre letivo. Para a análise dos dados foi ponderada a correlação de Pearson e, para as discussões, o levantamento da literatura da área. Os principais resultados indicam que houve correlação positiva e significativa entre a habilidade cognitiva de planejamento e os desempenhos nas disciplinas de Matemática, Artes e Literatura. Considerando que o desenvolvimento das Funções Executivas pode se relacionar com aprendizagem de conteúdos escolares, sugere-se que intervenções intencionais sejam realizadas nas escolas para o desenvolvimento das habilidades cognitivas e melhor aproveitamento escolar dos estudantes.

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Biografia do Autor

Claudia Adriana Silva de Mello Carvalho, Universidade São Francisco

Doutoranda em educação pela Universidade São Francisco-USF.  Atualmente é Especialista em Educação na Escola Municipal Professora Isaura Pereira dos Santos-Prefeitura Municipal de Itajubá-MG.

Susana Gakyia Caliatto, Universidade do Vale do Sapucaí (UNIVÁS)

Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas. Professora da Universidade do Vale do Sapucaí Pouso Alegre MG.

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Publicado

03-01-2018

Como Citar

SILVA DE MELLO CARVALHO, Claudia Adriana; GAKYIA CALIATTO, Susana. Estudo correlacional entre funções executivas e desempenho escolar. Educação em Análise, Londrina, v. 2, n. 1, p. 83–96, 2018. DOI: 10.5433/1984-7939.2017v2n1p83. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/educanalise/article/view/30321. Acesso em: 27 dez. 2024.

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