Democracia e educação na Constituição Federal, na LDB e no PNE: a participação da comunidade na escola

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/1984-7939.2016v1n2p278

Palavras-chave:

Educação democrática, Gestão democrática da escola, Participação da sociedade

Resumo

Com o objetivo de ressaltar a importância da participação da comunidade na instituição educacional, enquanto um dos dispositivos que contribui com a democracia na educação, o texto apresenta, em seu início, uma discussão que envolve o significado da educação democrática em diferentes períodos históricos do Brasil, apontando os avanços obtidos a partir do que foi disposto sobre o tema nas normas legais. Nessa discussão, é contextualizada a presença dessa temática na Constituição Federal de 1988, na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional de 1996 e no Plano Nacional de Educação de 2014. Após, é debatida a participação da comunidade na gestão escolar, tendo como base referencial uma discussão que envolve diferentes tipos e níveis da participação. Observa-se que a comunidade pode participar da gestão escolar de variadas formas: desde aquelas instituídas pelo Estado (criação de órgãos colegiados, previsão de horário de trabalho coletivo e de planejamentos periódicos, e outros) até às formas instituintes, que são criadas no próprio cotidiano escolar. Na sequência, é colocado em pauta o sentido da participação, ou seja, o que a motiva, buscando-se encerrar provisoriamente o texto com fundamentos que demonstrem a necessidade da comunidade escolar conquistar outros espaços e níveis de participação. Nesse entendimento, a participação pode ter o seu início a partir dos mecanismos instituídos pelo Estado, mas pode ser ampliada com o aprofundamento de seu nível inicial e com a instituição de outras formas de envolvimento da comunidade com a gestão.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Nilson Robson Guedes Silva, Faculdade de Conchas - São Paulo - Brasil

Doutor em Educação, na área de Políticas de Educação e Sistemas Educativos (Unicamp). Professor da Faculdade de Conchas.

Referências

ABRANCHES, Mônica. Colegiado escolar: espaço de participação da comunidade. São Paulo: Cortez, 2003. (Coleção Questões da Nossa Época, 102).

AZANHA, José Mário Pires. Política e planos de educação no Brasil: alguns pontos para reflexão. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, n. 85, p. 70‐78, maio 1983.

BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Disponível em: . Acesso em: 6 abr. 2017.

BRASIL. Lei nº 10.172, de 9 de janeiro de 2001. Aprova o Plano Nacional de Educação e dá outras providências. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/leis_2001/l10172.htm. Acesso em: 5 abr. 2017.

BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da Educação Nacional. Brasília, 1996. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L9394.htm. Acesso em: 5 abr. 2017.

BRASIL. Lei nº. 13.005, de 25 de junho de 2014. Aprova o Plano Nacional de Educação ‐ PNE e dá outras providências. Brasília, 2014. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011‐2014/2014/lei/l13005.htm. Acesso em: 5 abr. 2017.

CARINA, Sandra Cristina. A gestão participativa num sistema educacional público. 2003. Dissertação (Mestrado) ‐ Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2003.

CUNHA, Luiz Antônio. A educação na nova Constituição. Revista da Ande, São Paulo, v. 6, n. 12, 1987.

CURY, Carlos Roberto Jamil. Gestão democrática da educação: exigências e desafios. Revista Brasileira de Política e Administração da Educação, Recife, v. 18, n. 2, jul./dez. 2002.

CURY, Carlos Roberto Jamil. O Conselho Nacional de Educação e a Gestão Democrática. In: FERREIRA, Naura Syria Carapeto; AGUIAR, Maria Ângela da Silva (Org.). Gestão da educação: impasses, perspectivas e compromissos. São Paulo: Cortez, 2000. p. 43‐61.

DEMO, Pedro. Participação é conquista: noções de política social participativa. São Paulo: Cortez, 1999.

DIAZ BORDENAVE, Juan Enrique. O que é participação. 8. ed. São Paulo: Brasiliense, 1994. (Coleção Primeiros Passos, 95).

DOURADO, Luiz Fernandes. Gestão da educação escolar. 4. ed. Cuiabá: Universidade Federal de Mato Grosso, Rede e‐Tec Brasil, 2012.

FERREIRA, Naura Syria Carapeto. Gestão democrática da educação: ressignificando conceitos e possibilidades. In: FERREIRA, Naura Syria Carapeto; AGUIAR, Márcia Ângela da Silva (Org.). Gestão da educação: impasses, perspectivas e compromissos. São Paulo: Cortez, 2000.

GADOTTI, Moacir. Gestão democrática com participação popular. 2014. Disponível em: http://conae2014.mec.gov.br/images/pdf/artigogadotti_final.pdf. Acesso em: 11 abr. 2014.

GADOTTI, Moacir. Gestão democrática e qualidade de ensino. In: FÓRUM NACIONAL – DESAFIO DA QUALIDADE TOTAL NO ENSINO PÚBLICO, 1994, Belo Horizonte. Anais... Belo Horizonte, 1994.

GADOTTI, Moacir. O sistema educacional e a construção da democracia na América Latina. Montevidéu, Uruguai, 1988. Disponível em: http://siteantigo.paulofreire.org/pub/Institu/SubInstitucional1203023491It003Ps002/Sis t_educ_construcao_democ_Montevideo.pdf. Acesso em: 14 jan. 2014.

LIMA, Antonio Bosco. Burocracia e participação: análise da (im)possibilidade da participação transformadora na organização burocrática escolar. 1995. Dissertação (Mestrado) ‐ Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 1995.

MENDONÇA, Erasto Fortes. A regra e o jogo: democracia e patrimonialismo na educação brasileira. Campinas: FE/UNICAMP, 2000.

OLIVEIRA, Dalila Andrade. A gestão democrática da educação no contexto da reforma do Estado. In: FERREIRA, Naura Syria Carapeto; AGUIAR, Márcia Ângela da Silva. (Org.). Gestão da educação: impasses, perspectivas e compromissos. São Paulo: Cortez, 2000. p. 91‐112.

OLIVEIRA, Dalila Andrade. Educação e planejamento: a escola como núcleo da gestão. In: OLIVEIRA, Dalila Andrade. Gestão democrática da educação: desafios contemporâneos. Petrópolis, RJ: Vozes, 1997. p. 64‐100.

OLIVEIRA, Lindamir Cardoso Vieira; SILVA, Nilson Robson Guedes. Autonomia e participação na gestão da escola: discutindo seus sentidos e estratégias. Educação e Fronteiras, Dourados, v. 4, p. 60‐75, 2009.

PARO, Vítor Henrique. Gestão democrática da escola pública. 2. ed. São Paulo: Ática, 1998.

PARO, Vítor Henrique. Gestão democrática da escola pública. São Paulo: Ática, 2002.

PARO, Vítor Henrique. Por dentro da escola pública. São Paulo: Xamã, 1996.

PERONI, Vera Maria Vidal; FLORES, Maria Luiza Rodrigues. Sistema nacional, plano nacional e gestão democrática da educação no Brasil: articulações e tensões. Educação, Porto Alegre, v. 37, n. 2, p. 180‐189, maio/ago. 2014.

RODRIGUES, Melânia. Democratização da gestão educacional e participação. In: CABRAL NETO, Antônio (Org.). Política educacional: desafio e tendências. Porto Alegre: Sulina, 2004.

RODRIGUES, Neidson. A democratização da escola: novos caminhos. Revista Nacional da Educação, São Paulo, n. 6, p. 42‐48, 1983.

SANTOS FILHO, José Camilo dos. O recente processo de descentralização e de gestão democrática da educação no Brasil. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, Brasília, v. 73, n. 174, p. 219‐241, maio/ago. 1992.

SANTOS, Luislinda Dias de Calois. O negro no século XXI. Curitiba: Juruá Editora, 2009.

SILVA, Nilson Robson Guedes. A participação da comunidade escolar como fator de influência na reeleição/não reeleição dos diretores de escola. 2006. Tese (Doutorado) ‐ Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2006a.

SILVA, Nilson Robson Guedes. A participação da comunidade na gestão escolar: dádiva ou conquista? Revista de Educação, Valinhos, v. 9, n. 9, 2006b. Disponível em: http://www.pgsskroton.com.br/seer/index.php/educ/article/view/2167/2064. Acesso: 11 abr. 2016.

Downloads

Publicado

06-07-2017

Como Citar

SILVA, Nilson Robson Guedes. Democracia e educação na Constituição Federal, na LDB e no PNE: a participação da comunidade na escola. Educação em Análise, Londrina, v. 1, n. 2, p. 278‐297, 2017. DOI: 10.5433/1984-7939.2016v1n2p278. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/educanalise/article/view/25272. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos

Artigos Semelhantes

1 2 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.