Práticas de leitura em diferentes espaços escolares

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/1984-7939.2016v1n1p21

Palavras-chave:

Organização do espaço escolar, Desenvolvimento da leitura, Concepção

Resumo

O artigo apresenta o recorte de uma pesquisa de cunho qualitativo que teve como parâmetros metodológicos os pressupostos do estudo de caso do tipo etnográfico. A investigação foi realizada em uma Escola Municipal da cidade de Uberlândia-MG. O objetivo foi o de investigar se a concepção de leitura dos professores em uma classe de 2º ano do ensino fundamental influenciava a forma como eles utilizavam os espaços da escola e seus respectivos recursos para a formação de alunos-leitores. A coleta de dados e materiais se efetivou por meio de observações e de entrevistas realizadas com uma professora responsável pela classe, duas professoras da disciplina Literatura e Música, dois laboratoristas e uma professora que atuava na biblioteca escolar. Os espaços escolhidos foram a sala de aula, o laboratório de informática, a biblioteca e um quiosque. A análise dos dados está baseada nas concepções sobre leitura apresentadas por Kleiman, Smith, Foucambert e Silva. Ao final da pesquisa foi possível perceber que a ação docente é sempre guiada por uma concepção teórica, embora as professoras não tenham consciência disso.

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Biografia do Autor

Andressa Garcia Castilho, Universidade Federal de Uberlândia (UFU)

Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Uberlândia.

Adriana Pastorello Buim Arena, Universidade Federal de Uberlândia (UFU)

Doutora em Educação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Bolsa de doutorado-sanduíche financiada pela CAPES na Faculdade de Psicologia e Ciência da Educação da Universidade de Lisboa.

 

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Publicado

24-02-2016

Como Citar

CASTILHO, Andressa Garcia; ARENA, Adriana Pastorello Buim. Práticas de leitura em diferentes espaços escolares. Educação em Análise, Londrina, v. 1, n. 1, p. 21–44, 2016. DOI: 10.5433/1984-7939.2016v1n1p21. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/educanalise/article/view/21218. Acesso em: 26 dez. 2024.

Edição

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