Práticas de leitura em diferentes espaços escolares

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/1984-7939.2016v1n1p21

Palavras-chave:

Organização do espaço escolar, Desenvolvimento da leitura, Concepção

Resumo

O artigo apresenta o recorte de uma pesquisa de cunho qualitativo que teve como parâmetros metodológicos os pressupostos do estudo de caso do tipo etnográfico. A investigação foi realizada em uma Escola Municipal da cidade de Uberlândia-MG. O objetivo foi o de investigar se a concepção de leitura dos professores em uma classe de 2º ano do ensino fundamental influenciava a forma como eles utilizavam os espaços da escola e seus respectivos recursos para a formação de alunos-leitores. A coleta de dados e materiais se efetivou por meio de observações e de entrevistas realizadas com uma professora responsável pela classe, duas professoras da disciplina Literatura e Música, dois laboratoristas e uma professora que atuava na biblioteca escolar. Os espaços escolhidos foram a sala de aula, o laboratório de informática, a biblioteca e um quiosque. A análise dos dados está baseada nas concepções sobre leitura apresentadas por Kleiman, Smith, Foucambert e Silva. Ao final da pesquisa foi possível perceber que a ação docente é sempre guiada por uma concepção teórica, embora as professoras não tenham consciência disso.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Andressa Garcia Castilho, Universidade Federal de Uberlândia (UFU)

Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Uberlândia.

Adriana Pastorello Buim Arena, Universidade Federal de Uberlândia (UFU)

Doutora em Educação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Bolsa de doutorado-sanduíche financiada pela CAPES na Faculdade de Psicologia e Ciência da Educação da Universidade de Lisboa.

 

Referências

ANDRÉ, M. E. D. A. Etnografia da prática escolar. 12. ed. São Paulo: Papirus, 1995.

ARENA, D. B. Atos de leitura: funções e características. In: ENCONTRO DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO DA ANPED CENTRO OESTE, 10., 2010, Uberlândia. Anais... Uberlândia: FACED UFU, 2010. v. 1. p. 1-10.

BAJARD, E. Manifesto dos usuários da escrita. Ensino em Re-Vista, Uberlândia, v. 21, n. 1, p. 189-195, jan./jun. 2014.

CEREJA, W. R.; MAGALHÃES, T. C. Gramática reflexiva: texto, semântica e interação. São Paulo: Atual, 2005.

CHARTIER, R. Aventura do livro do leitor ao navegador. São Paulo: Unesp, 1999.

DWYER, T. et al. Desvendando mitos: os computadores e o desempenho escolar no Sistema. Educação e Sociedade, Campinas, v. 28, n. 101, dez. 2007. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101733020070004 00003&lng=en&nrm=isso. Acesso em: 1 jul. 2013.

FOUCAMBERT, J. A leitura em questão. Tradução de Bruno Charles Magno. Porto Alegre: Artes Médicas, 1994.

KLEIMAN, A. Leitura: ensino e pesquisa. Campinas: Pontes, 1989.

KRAMER, S. Leitura e escrita de professores em suas histórias de vida e formação. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, n. 106, p. 129-157, mar. 1999.

LEONTIEV, A. N. Sobre o desenvolvimento histórico da consciência. In: LEONTIEV, A. N. O desenvolvimento do psiquismo. Lisboa: Horizonte Universitário, 1978.

LÉVY, P. Cibercultura. São Paulo: Editora 34, 1999.

SILVA, E. T. Elementos da pedagogia da leitura. 3. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1998.

SMITH, F. Compreendendo a leitura: uma análise psicolinguística da leitura e do aprender a ler. Tradução de Daíse Batista. 4. ed. Porto Alegre: Artes Médicas, 1989.

VIGOTSKY. L. S. Imaginação e criação na infância: ensaio psicológico- livro para professores. Tradução de Zoia Prestes. São Paulo: Ática, 2009.

Downloads

Publicado

24-02-2016

Como Citar

CASTILHO, Andressa Garcia; ARENA, Adriana Pastorello Buim. Práticas de leitura em diferentes espaços escolares. Educação em Análise, Londrina, v. 1, n. 1, p. 21–44, 2016. DOI: 10.5433/1984-7939.2016v1n1p21. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/educanalise/article/view/21218. Acesso em: 24 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.