Conhecimentos e metodologias para o ensino de arte: recortes históricos sobre a Lei 5692/71 e sobre as Diretrizes Curriculares do Estado do Paraná/2009
DOI:
https://doi.org/10.5433/1984-7939.2016v1n1p45Palavras-chave:
Politica da educação, Ensino de arte, Currículo escolar, metodologia de ensinoResumo
O objetivo deste trabalho é refletir sobre conhecimentos e metodologias propostos para o ensino de arte nos fundamentos legais da Lei nº 5.692?71 interpretados e divulgados em publicações e das Diretrizes Curriculares da Educação Básica - Arte do Estado do Paraná/2009. O texto, numa perspectiva de análise documental, explicita os fundamentos teórico-metodológicos de dois momentos históricos, com determinações políticas e econômicas diversas, no contexto geral da Educação Artística na década de 70, e particular do Estado do Paraná com o Ensino de Arte, nos anos 2000. Busca desvelar os propósitos determinados para o campo artístico no contexto escolar, para fundamentar em que medida são encaminhados metodologias e conteúdos de arte discutidos nesses documentos que, em última instância, informam as práticas artísticas das escolas públicas paranaenses ainda hoje.
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