A escola na visão dos estudantes da educação de jovens e adultos: narrativas e perspectivas
DOI:
https://doi.org/10.5433/1984-7939.2016v1n1p111Palavras-chave:
Escola, Educação de jovens e adultos, Representação socialResumo
Tendo por base a valorização e a importância que se tem dado aos conhecimentos prévios, anteriores ao ensino formal, e às narrativas dos estudantes nas últimas décadas, este trabalho apresenta uma sucinta análise de narrativas colhidas entre frequentadores da Educação de Jovens e Adultos (EJA) em cidades do norte paranaense. Tentamos identificar as ideias, concepções e representações que estes possuem sobre a escola e o espaço escolar considerado como ideal, bem como sua finalidade, as relações sociais que se estabelecem e o público para o qual a instituição escolar se destina. Trabalhamos, portanto, com narrativas de estudantes enquanto um tipo de linguagem, escrita, construída através da memória e também de construções e reconstruções pessoais, que podem nos fornecer indícios do que eles pensam e de que tipos de interpretação possuem. Entendemos como característica principal da narrativa seu esforço construtivo, na medida em que pensamentos, interpretações e representações sociais que se encontram presentes na estrutura cognitiva do sujeito devem ser sistematizados e ordenados, numa escrita que faça sentido e que consiga apresentar determinada visão de mundo. Destas narrativas, foram criadas categorias, a partir de aspectos comuns, e divididas por representações sobre a escola, finalidades da escola e relações entre alunos e professores.
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