A elite política brasileira e a construção da legitimidade democrática
DOI:
https://doi.org/10.5433/2176-6665.2002v7n2p135Palavras-chave:
Democracia no Brasil, Consolidação democrática, Legitimidade democráticaResumo
A democracia vem se consolidando no Brasil? Uma resposta afirmativa a esta questão pressupõe, primeiramente, a aceitação quase consensual dos valores básicos da democracia e o fim de toda e qualquer reserva de domínio para determinados segmentos da sociedade ou organismos do Estado. Em países de passado autoritário, como o Brasil e a ampla maioria dos países ibero-americanos, pressupõe, também, a superação de uma forma patrimonialista de fazer política e a incorporação de procedimentos democráticos mínimos, bem como de novas formas de controle sobre o Estado - nas diversas formas de accountability. E os fatores macrossociais, eles interferem no processo de democratização? O objetivo da pesquisa é compreender a opinião dos parlamentares do Congresso Nacional a respeito desses problemas, observando se ocorreram mudanças na percepção desse segmento da elite política a respeito da democratização no Brasil.Downloads
Referências
CÂMARA DOS DEPUTADOS. Bancada dos partidos. Disponível em: https://www.camara.leg.br/deputados/bancada-atual. Acesso em: abro 2002.
DAHL, Robert. Poliarquia. São Paulo: Edusp, 1997.
IDESP. As Elites Brasileiras e a Modernização do Setor Público. Relatório de Pesquisa. São Paulo, 1990.
IDESP. O Congresso Nacional e a Crise Brasileira. Relatório de Pesquisa. São Paulo: 1991.
LAMOUNIER, Bolivar; SOUZA, Amaury. As Elites Brasileiras e o Desenvolvimento Nacional: Fatores de Consenso e Dissenso. Relatório de Pesquisa. São Paulo: IDESP, 2002.
LIMA. Maria Regina Soares de; CHEIBUB, Zairo Borges. Instituições e Valores: as dimensões da democracia na visão da elite brasileira. Revista Brasileira de Ciências Sociais, n. 3 1, n. II, p. 83-110, jun. 1996.
LINZ, Juan; STEPAN, Alfred. A Transição e Consolidação da Democracia. São Paulo: Paz e Terra, 1999.
MESSENBERGI, Débora. A Elite Parlamentar Pôs-Constituinte: atores e práticas. São Paulo: Brasiliense, 2002.
O' DONNELL, Guillermo. Delegative Democracy. In: DIAMOND, L.; PLATTNER, M. F. (ed.). The Global Resurgence or Democracy. 2. ed. Notre Dame: University of Notre Dame, 1996.
OLIVEIRA, Luzia Helena Herrmann de. Rumos da Democratização Brasileira: a consolidação de um modelo majoritário de democracia? Revista de Sociologia e Política, n.15, p.11-30, nov. 2000.
OLIVEIRA, H. A. Produção Legislativa no Brasil - a relação entre partidos e governo. Revista dos Tribunais, v. 91, n. 803, p. 43-58, set. 2002a.
OLIVEIRA, H. A. Processo Democrático e Visões da Democracia no Brasil. Revista de Ciências Humanas, n. 31, abr. 2002b, no prelo.
SARTORI, Giovanni. A Teoria da Democracia Revisitada: o debate contemporâneo. São Paulo: ática, 1994, v. 1.
SHARE, D.; MAINWARING, S. Transição pela Transação: democratização no Brasil e Espanha. Dados, v. 29, n. 2, p. 207-236, 1986.
SCHILLING, Flávia. Corrupção. Ilegalidade Intolerável? Comissões Parlamentares de Inquérito e a Luta Contra a Corrupção no Brasil (1980-1992). Tese (Doutorado em Ciência Política) - Universidade de São Paulo, São Paulo, 1997.
SENADO FEDERAL Relação de Senadores da 51" Legislatura. Disponivel em: https://www25.senado.leg.br/web/senadores/legislaturas-anteriores/-/a/51/por-uf. Acesso em: 22 abr 2002.
SOUZA, Amaury; LAMOUNIER, Bolívar. A Feitura da Nova Constituição: um reexame da cultura política brasileira. In: LAMOUNIER, B. (org.). De Geisel a Collor: o balanço da transição. São Paulo: Sumaré, 1990.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2002 Luzia Helena Herrmann de Oliveira

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os direitos autorais relativos aos artigos publicados em Mediações são do(a)s autore(a)s; solicita-se aos(às) autore(a)s, em caso de republicação parcial ou total da primeira publicação, a indicação da publicação original no periódico.
Mediações utiliza a licença Creative Commons Attribution 4.0 International, que prevê Acesso Aberto, facultando a qualquer usuário(a) a leitura, o download, a cópia e a disseminação de seu conteúdo, desde que adequadamente referenciado.
As opiniões emitidas pelo(a)s autore(a)s dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.






























