A elite política brasileira e a construção da legitimidade democrática
DOI:
https://doi.org/10.5433/2176-6665.2002v7n2p135Palavras-chave:
Democracia no Brasil, Consolidação democrática, Legitimidade democráticaResumo
A democracia vem se consolidando no Brasil? Uma resposta afirmativa a esta questão pressupõe, primeiramente, a aceitação quase consensual dos valores básicos da democracia e o fim de toda e qualquer reserva de domínio para determinados segmentos da sociedade ou organismos do Estado. Em países de passado autoritário, como o Brasil e a ampla maioria dos países ibero-americanos, pressupõe, também, a superação de uma forma patrimonialista de fazer política e a incorporação de procedimentos democráticos mínimos, bem como de novas formas de controle sobre o Estado - nas diversas formas de accountability. E os fatores macrossociais, eles interferem no processo de democratização? O objetivo da pesquisa é compreender a opinião dos parlamentares do Congresso Nacional a respeito desses problemas, observando se ocorreram mudanças na percepção desse segmento da elite política a respeito da democratização no Brasil.Downloads
Referências
CÂMARA DOS DEPUTADOS. Bancada dos partidos. Disponível em: https://www.camara.leg.br/deputados/bancada-atual. Acesso em: abro 2002.
DAHL, Robert. Poliarquia. São Paulo: Edusp, 1997.
IDESP. As Elites Brasileiras e a Modernização do Setor Público. Relatório de Pesquisa. São Paulo, 1990.
IDESP. O Congresso Nacional e a Crise Brasileira. Relatório de Pesquisa. São Paulo: 1991.
LAMOUNIER, Bolivar; SOUZA, Amaury. As Elites Brasileiras e o Desenvolvimento Nacional: Fatores de Consenso e Dissenso. Relatório de Pesquisa. São Paulo: IDESP, 2002.
LIMA. Maria Regina Soares de; CHEIBUB, Zairo Borges. Instituições e Valores: as dimensões da democracia na visão da elite brasileira. Revista Brasileira de Ciências Sociais, n. 3 1, n. II, p. 83-110, jun. 1996.
LINZ, Juan; STEPAN, Alfred. A Transição e Consolidação da Democracia. São Paulo: Paz e Terra, 1999.
MESSENBERGI, Débora. A Elite Parlamentar Pôs-Constituinte: atores e práticas. São Paulo: Brasiliense, 2002.
O' DONNELL, Guillermo. Delegative Democracy. In: DIAMOND, L.; PLATTNER, M. F. (ed.). The Global Resurgence or Democracy. 2. ed. Notre Dame: University of Notre Dame, 1996.
OLIVEIRA, Luzia Helena Herrmann de. Rumos da Democratização Brasileira: a consolidação de um modelo majoritário de democracia? Revista de Sociologia e Política, n.15, p.11-30, nov. 2000.
OLIVEIRA, H. A. Produção Legislativa no Brasil - a relação entre partidos e governo. Revista dos Tribunais, v. 91, n. 803, p. 43-58, set. 2002a.
OLIVEIRA, H. A. Processo Democrático e Visões da Democracia no Brasil. Revista de Ciências Humanas, n. 31, abr. 2002b, no prelo.
SARTORI, Giovanni. A Teoria da Democracia Revisitada: o debate contemporâneo. São Paulo: ática, 1994, v. 1.
SHARE, D.; MAINWARING, S. Transição pela Transação: democratização no Brasil e Espanha. Dados, v. 29, n. 2, p. 207-236, 1986.
SCHILLING, Flávia. Corrupção. Ilegalidade Intolerável? Comissões Parlamentares de Inquérito e a Luta Contra a Corrupção no Brasil (1980-1992). Tese (Doutorado em Ciência Política) - Universidade de São Paulo, São Paulo, 1997.
SENADO FEDERAL Relação de Senadores da 51" Legislatura. Disponivel em: https://www25.senado.leg.br/web/senadores/legislaturas-anteriores/-/a/51/por-uf. Acesso em: 22 abr 2002.
SOUZA, Amaury; LAMOUNIER, Bolívar. A Feitura da Nova Constituição: um reexame da cultura política brasileira. In: LAMOUNIER, B. (org.). De Geisel a Collor: o balanço da transição. São Paulo: Sumaré, 1990.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os direitos autorais relativos aos artigos publicados em Mediações são do(a)s autore(a)s; solicita-se aos(às) autore(a)s, em caso de republicação parcial ou total da primeira publicação, a indicação da publicação original no periódico.
Mediações utiliza a licença Creative Commons Attribution 4.0 International, que prevê Acesso Aberto, facultando a qualquer usuário(a) a leitura, o download, a cópia e a disseminação de seu conteúdo, desde que adequadamente referenciado.
As opiniões emitidas pelo(a)s autore(a)s dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.