Liberté, Liberté Chérie ou Como uma Exposição Engajada É Recepcionada por Alunos do Ensino Médio. Uma Abordagem EtnoDidática

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/2176-6665.2024v29n1e48739

Palavras-chave:

museu, exposição, recepção, liberdade e perda da liberdade

Resumo

Este artigo analisa uma visita escolar muito especial com alunos do ensino médio a um museu que é a antiga prisão em Nice (França) e apresenta a exposição Liberté, Liberté Chérie, sobre o conceito de Liberdade. Após apresentar as opções museográficas e cenográficas dessa exposição, a reflexão propõe uma orientação teórica e ferramentas metodológicas que definem uma abordagem etnodidática e permitem analisar como a recepção da exposição e das obras de arte é construída individual e coletivamente.

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Biografia do Autor

Ana Dias-Chiaruttini, Universidade Toulouse - Jean Jaurès

Doutora em Ciências da Educação e da Linguagem pela Universidade de Lille (2010). Professora junto ao Programa de Pós-Graduação Sciences de l'Education et de la Formation da Université Toulouse Jean Jaurès e Professora Visitante Sênior na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

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Publicado

2024-04-19

Como Citar

DIAS-CHIARUTTINI, Ana. Liberté, Liberté Chérie ou Como uma Exposição Engajada É Recepcionada por Alunos do Ensino Médio. Uma Abordagem EtnoDidática. Mediações - Revista de Ciências Sociais, Londrina, v. 29, n. 1, p. 1–21, 2024. DOI: 10.5433/2176-6665.2024v29n1e48739. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/mediacoes/article/view/48739. Acesso em: 15 out. 2024.

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Artigos

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