Por uma Diplomacia Discursiva da Técnica
DOI:
https://doi.org/10.5433/2176-6665.2024v29n3e50080Palavras-chave:
modernidade, ontologia, modos de existência, teoria ator-rede, técnicaResumo
O objetivo deste artigo é analisar a técnica moderna como um modo de existência que acontece em rede na coalizão entre natureza (objeto), conhecimento (sujeito) e política (discurso), pontuando-a como dimensão crucial dos desafios civilizatórios da sociedade global. Sob a perspectiva da ontologia relacional da Teoria Ator-Rede, fazemos a seguinte indagação: como modificar a forma de mediação entre sujeito/objeto a fim de encarar os desafios civilizatórios de nossa época? Dessa forma, defendemos que, dadas as nossas condições sociotécnicas, se realmente desejamos civilizar o planeta, é no exercício de aprender a conversar que precisamos concentrar esforços de pesquisa, como um desafio especialmente dado às ciências humanas.
Downloads
Referências
ALMEIDA, Maria da Conceição de. Ciências da complexidade e educação: razão apaixonada e politização do pensamento. 2. ed. Curitiba: Appris Editora, 2017.
DOUGLAS, Mary; WILDAVSKY, Aaron. Risco e cultura: um ensaio sobre a solução de riscos tecnológicos e ambientais. Tradução de Cristiana Serra. Rio de Janeiro: Elsevier, 2012.
LATOUR, Bruno. Investigação sobre os modos de existência: uma antropologia dos modernos. Tradução de Alexandre Agabiti Fernandez. Petrópolis: Vozes, 2019a.
LATOUR, Bruno. Jamais fomos modernos: ensaio de antropologia simétrica. Tradução de Carlos Irineu da Costa. Rio de Janeiro: Editora 34, 1994.
LATOUR, Bruno. Políticas da natureza: como associar as ciências à democracia. Tradução de Carlos Aurélio Mota de Souza. São Paulo: Editora da UNESP, 2019b.
LATOUR, Bruno. Reflexão sobre o culto moderno dos deuses fe(i)tiches. Tradução de Sandra Moreira. Bauru: EDUSC, 2002.
MORIN, Edgar. Ciência com consciência. 8. ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2005a.
MORIN, Edgar. Introdução ao pensamento complexo. Porto Alegre: Sulinas, 2005b.
MORIN, Edgar. Os sete saberes necessários à educação do futuro. 6. ed. São Paulo; Brasília, DF: Cortez; Unesco, 2002.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Patricia Rilliane Gomes da Silva, Ana Tazia Patrício de Melo Cardoso, Alexsandro Galeno Araújo Dantas
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os direitos autorais relativos aos artigos publicados em Mediações são do(a)s autore(a)s; solicita-se aos(às) autore(a)s, em caso de republicação parcial ou total da primeira publicação, a indicação da publicação original no periódico.
Mediações utiliza a licença Creative Commons Attribution 4.0 International, que prevê Acesso Aberto, facultando a qualquer usuário(a) a leitura, o download, a cópia e a disseminação de seu conteúdo, desde que adequadamente referenciado.
As opiniões emitidas pelo(a)s autore(a)s dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.