Por uma Diplomacia Discursiva da Técnica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/2176-6665.2024v29n3e50080

Palavras-chave:

modernidade, ontologia, modos de existência, teoria ator-rede, técnica

Resumo

O objetivo deste artigo é analisar a técnica moderna como um modo de existência que acontece em rede na coalizão entre natureza (objeto), conhecimento (sujeito) e política (discurso), pontuando-a como dimensão crucial dos desafios civilizatórios da sociedade global. Sob a perspectiva da ontologia relacional da Teoria Ator-Rede, fazemos a seguinte indagação: como modificar a forma de mediação entre sujeito/objeto a fim de encarar os desafios civilizatórios de nossa época? Dessa forma, defendemos que, dadas as nossas condições sociotécnicas, se realmente desejamos civilizar o planeta, é no exercício de aprender a conversar que precisamos concentrar esforços de pesquisa, como um desafio especialmente dado às ciências humanas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Patricia Rilliane Gomes da Silva, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Doutora em Ciências Sociais (2023). Pesquisadora junto ao Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Ana Tazia Patrício de Melo Cardoso, Universidade Federal do Rio Grande

Doutora em Ciências Sociais (2018). Pesquisadora junto ao Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Alexsandro Galeno Araújo Dantas, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Doutor em Ciências Sociais (2002). Docente junto ao Instituto Humanitas de Estudos Integrados e ao Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Referências

ALMEIDA, Maria da Conceição de. Ciências da complexidade e educação: razão apaixonada e politização do pensamento. 2. ed. Curitiba: Appris Editora, 2017.

DOUGLAS, Mary; WILDAVSKY, Aaron. Risco e cultura: um ensaio sobre a solução de riscos tecnológicos e ambientais. Tradução de Cristiana Serra. Rio de Janeiro: Elsevier, 2012.

LATOUR, Bruno. Investigação sobre os modos de existência: uma antropologia dos modernos. Tradução de Alexandre Agabiti Fernandez. Petrópolis: Vozes, 2019a.

LATOUR, Bruno. Jamais fomos modernos: ensaio de antropologia simétrica. Tradução de Carlos Irineu da Costa. Rio de Janeiro: Editora 34, 1994.

LATOUR, Bruno. Políticas da natureza: como associar as ciências à democracia. Tradução de Carlos Aurélio Mota de Souza. São Paulo: Editora da UNESP, 2019b.

LATOUR, Bruno. Reflexão sobre o culto moderno dos deuses fe(i)tiches. Tradução de Sandra Moreira. Bauru: EDUSC, 2002.

MORIN, Edgar. Ciência com consciência. 8. ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2005a.

MORIN, Edgar. Introdução ao pensamento complexo. Porto Alegre: Sulinas, 2005b.

MORIN, Edgar. Os sete saberes necessários à educação do futuro. 6. ed. São Paulo; Brasília, DF: Cortez; Unesco, 2002.

Downloads

Publicado

2024-11-15

Como Citar

SILVA, Patricia Rilliane Gomes da; CARDOSO, Ana Tazia Patrício de Melo; DANTAS, Alexsandro Galeno Araújo. Por uma Diplomacia Discursiva da Técnica. Mediações - Revista de Ciências Sociais, Londrina, v. 29, n. 3, p. 1–14, 2024. DOI: 10.5433/2176-6665.2024v29n3e50080. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/mediacoes/article/view/50080. Acesso em: 16 jan. 2025.

Edição

Seção

Artigos

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.