O movimento da sociologia como disciplina escolar entre 1925 e 1942: as reformas do secundário e os programas de ensino do Colégio Pedro II

Autores/as

  • Wanirley Pedroso Guelfi Universidade Federal do Paraná - UFPR

DOI:

https://doi.org/10.5433/2176-6665.2007v12n1p11

Palabras clave:

Sociologia/Ciências Sociais e ensino secundário, Sociologia/Ciências Sociais e ensino no 2º Grau, História das disciplinas, História e historiografia da educação

Resumen

Com esse texto o objetivo norteador foi compreender a inclusão e permanência da Sociologia como disciplina escolar nos currículos do ensino secundário brasileiro entre 1925-1942, na modalidade propedêutica, e sua relação com o ideário da modernidade no país. As fontes pesquisadas foram as leis das reformas do secundário e os programas de ensino do Colégio Pedro II, na cidade do Rio de Janeiro (RJ).

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Wanirley Pedroso Guelfi, Universidade Federal do Paraná - UFPR

Doutor em Educação pela Universidade Federal do Paraná - UFPR. Professor da Universidade Federal do Paraná - UFPR.

Citas

AZEVEDO, Fernando de. A Sociologia no Brasil. In: DICIONÁRIO de Sociologia. Porto Alegre: Globo, 1974. Prefácio.

BRASIL. Decreto n.º 19.890, de 18 de abril de 1931. Dispõem sobre a organização do Ensino Secundário. Brasília, 1932.

CARVALHO, Delgado de. Sociologia: summarios do curso do sexto anno. São Paulo: F. Alves, 1931.

DISTRITO FEDERAL. Departamento de Educação. Programas de Ciências Sociais. São Paulo: Ed. Nacional, 1934. (Série C).

IANNI, Octávio. A sociologia e o mundo moderno. São Paulo: EDUC, 1988.

LAHUERTA, Milton. Os intelectuais e os anos 20: moderno, modernista, modernização. In: LORENZO, Helena Carvalho de; COSTA, Wilma Peres da (org.). A década de 1920 e as origens do Brasil moderno. São Paulo: UNESP, 1997.

LEPENIES, Wolf. As três culturas. São Paulo: EDUSP, 1996.

MACHADO, Celso de Souza. O ensino da Sociologia na escola secundária brasileira: levantamento preliminar. Revista da Faculdade de educação, São Paulo, v. 13, n. 1, p.115-142, jan./jun. 1987.

MONARCHA, Carlos. Notas sobre educação nacional na “Era Getulina”. História da Educação, Pelotas, n. 6, p. 57-68, out. 1999.

PROGRAMA Integral dos Cursos Complementares. Revista de Sociologia, v. 1, n. 2, p.42-46, 1939.

ROMANELLI, Otaíza de Oliveira. História da Educação no Brasil. 20. ed. Petrópolis: Vozes, 1998.

SENA, Adalberto Corrêa. Legislação brasileira do ensino secundário: de 1901 a 1939. Rio de Janeiro: Edição da Livraria Central, 1939.

SERVA, Mario Pinto. A educação nacional. Pelotas: Livraria Universal Echenigne, 1924.

VECHIA, Ariclê; LORENZ, Karl Michael (org.). Programa de ensino da escola secundária brasileira: 1850-1951. Curitiba: Editora do Autor, 1998.

XAVIER, Maria Elizabete et al. História da Educação: a escola no Brasil. São Paulo: FTD, 1994.

Publicado

2007-07-15

Cómo citar

GUELFI, Wanirley Pedroso. O movimento da sociologia como disciplina escolar entre 1925 e 1942: as reformas do secundário e os programas de ensino do Colégio Pedro II. Mediações - Revista de Ciências Sociais, Londrina, v. 12, n. 1, p. 11–30, 2007. DOI: 10.5433/2176-6665.2007v12n1p11. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/mediacoes/article/view/3385. Acesso em: 21 nov. 2024.

Número

Sección

Artículos

Artículos similares

<< < 1 2 

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.