Ir para o conteúdo principal
Ir para o menu de navegação principal
Ir para o rodapé
Open Menu
Mediações - Revista de Ciências Sociais
Atual
Edição em Fluxo Contínuo
Arquivos
Notícias
Contato
Políticas Editoriais
Condições para submissão
Diretrizes para Autores
Seções
Documento Suplementar de Coautoria
Diretrizes para Ativos Digitais
Política de Preprints
Modalidades, Processos e Políticas de Avaliação pelos pares
Política de Acesso Aberto
Política de Repositório e Dados Abertos
Formulário de Avaliação
Preceitos Éticos
Política de Ética e Más condutas, Errata e Retratação
Plágio
Política de utilização de inteligência artificial generativa (IA Gen)
Conflitos de Interesse
Recomendações aos avaliadores da revista
Sobre a Revista
Corpo Editorial
Corpo de Pareceristas
Histórico
Foco e Escopo
Periodicidade
Ciência Aberta
Documentos e Regulamentos
Declaração de Direito Autoral
Declaração de Privacidade
Indexadores e Bases de Dados
Estatísticas
Taxas
Sobre a licença
Arquivamento
Protocolo de interoperabilidade
Fontes de Apoio e Financiamento
Buscar
Cadastro
Acesso
Início
/
Arquivos
/
v. 12 n. 1 (2007)
v. 12 n. 1 (2007)
DOSSIÊ - Ensino de Sociologia
Publicado:
2009-10-02
Expediente
PDF
Artigos
O movimento da sociologia como disciplina escolar entre 1925 e 1942: as reformas do secundário e os programas de ensino do Colégio Pedro II
Wanirley Pedroso Guelfi
11-30
PDF
DOI:
https://doi.org/10.5433/2176-6665.2007v12n1p11
Sobre a rotinização da sociologia no Brasil: os primeiros manuais didáticos, seus autores, suas expectativas
Simone Meucci
31-66
PDF
DOI:
https://doi.org/10.5433/2176-6665.2007v12n1p31
O debate acerca do ensino de Sociologia no secundário, entre as décadas de 1930 e 1950. Ciência e modernidade no pensamento educacional brasileiro
Flávio Marcos Silva Sarandy
67-92
PDF
DOI:
https://doi.org/10.5433/2176-6665.2007v12n1p67
Um olhar sobre o ensino de Sociologia: pesquisa e ensino
Cassiana Tiemi Tedesco Takagi, Amaury Cesar Moraes
93-112
PDF
DOI:
https://doi.org/10.5433/2176-6665.2007v12n1p93
Ensino de Sociologia: particularidades e desafios contemporâneos
Nise Jinkings
113-130
PDF
DOI:
https://doi.org/10.5433/2176-6665.2007v12n1p113
A prática de ensino como rito de passagem e o ensino de Sociologia nas escolas de nível médio
Anita Handfas, Rosana da Câmara Teixeira
131-142
PDF
DOI:
https://doi.org/10.5433/2176-6665.2007v12n1p131
Qualificando futuros professores de Sociologia
Luiza Helena Pereira
143-158
PDF
DOI:
https://doi.org/10.5433/2176-6665.2007v12n1p143
Formação de professores de Sociologia: um estudo à luz da teoria histórico-cultural
Maria Valéria Barbosa, Sueli Guadelupe de Lima Mendonça
159-176
PDF
DOI:
https://doi.org/10.5433/2176-6665.2007v12n1p159
Representações sociais dos alunos da rede pública de ensino do Distrito Federal sobre a Sociologia no ensino médio
Erlando da Silva Rêses
177-194
PDF
DOI:
https://doi.org/10.5433/2176-6665.2007v12n1p177
Semanas de Sociologia e de Filosofia com alunos do ensino médio da rede pública: da reflexão à prática
Ângela Maria de Sousa Lima, Jaqueline Ferreira, Maria Tereza Orticelli
195-224
PDF
DOI:
https://doi.org/10.5433/2176-6665.2007v12n1p195
Pensando a Sociologia no ensino médio através dos PCNEM e das OCNEM
Carolina Dias Cunha Casão, Cristiane Thaís Quinteiro
225-238
PDF
DOI:
https://doi.org/10.5433/2176-6665.2007v12n1p225
Parecer sobre o ensino de Filosofia e de Sociologia
Amaury César Moraes
239-248
PDF
DOI:
https://doi.org/10.5433/2176-6665.2007v12n1p239
O Sítio do Picapau Amarelo e a sua divisão social do trabalho
Elisângela da Silva Santos
249-266
PDF
DOI:
https://doi.org/10.5433/2176-6665.2007v12n1p249
Kafka: um escritor às voltas com o esclarecimento
Patrícia da Silva Santos
267-270
PDF
DOI:
https://doi.org/10.5433/2176-6665.2007v12n1p267
A comunicação ignorada: o mundo do rádio numa cidade do norte do Paraná
Fábio Viana Ribeiro
271-290
PDF
DOI:
https://doi.org/10.5433/2176-6665.2007v12n1p271
Cordel & cinema: era uma vez o nordeste
Sylvie Debs
291-312
PDF
DOI:
https://doi.org/10.5433/2176-6665.2007v12n1p291
A compreensão da depressão na população pobre, uma ocorrência mais (fortemente) social, do que uma doença (fracamente) clínica
José Francisco Quirino Santos, Eunice Nakamura, Denise Martin
313-322
PDF
DOI:
https://doi.org/10.5433/2176-6665.2007v12n1p313
Caso Semmelweis: al filo del paradigma médico moderno
Rita Bocó, Gisela Bulanikian
323-342
PDF
DOI:
https://doi.org/10.5433/2176-6665.2007v12n1p323
Apresentação
PDF
Enviar Submissão
Enviar Submissão
Desenvolvido por
Open Journal Systems
Idioma
English
Español (España)
Português (Brasil)
Informações
Para Leitores
Para Autores
Para Bibliotecários
Palavras-chave
Mais lidos nos últimos 90 dias
Movimento da negritude: uma breve reconstrução histórica
318
Gênero, raça, classe: opressões cruzadas e cconvergências na reprodução das desigualdades
160
Da ética do cuidado à interseccionalidade: caminhos e desafios para a compreensão do trabalho de cuidado
148
500 anos de lutas sociais no Brasil: movimentos sociais, ONGs e terceiro setor
145
Operação Odessa: a fuga dos criminosos de guerra nazistas para a América Latina após a segunda guerra mundial e os caçadores de nazistas
140
Preservada em:
Redes sociais
Redes sociais:
Indexadores e Divulgadores
Contador de visitas