v. 12 n. 1 (2007)

					Visualizar v. 12 n. 1 (2007)

DOSSIÊ – Ensino de Sociologia

Publicado: 2009-10-02

Artigos

  • O movimento da sociologia como disciplina escolar entre 1925 e 1942: as reformas do secundário e os programas de ensino do Colégio Pedro II

    DOI: https://doi.org/10.5433/2176-6665.2007v12n1p11
    Wanirley Pedroso Guelfi
    11-30
  • Sobre a rotinização da sociologia no Brasil: os primeiros manuais didáticos, seus autores, suas expectativas

    DOI: https://doi.org/10.5433/2176-6665.2007v12n1p31
    Simone Meucci
    31-66
  • O debate acerca do ensino de Sociologia no secundário, entre as décadas de 1930 e 1950. Ciência e modernidade no pensamento educacional brasileiro

    DOI: https://doi.org/10.5433/2176-6665.2007v12n1p67
    Flávio Marcos Silva Sarandy
    67-92
  • Um olhar sobre o ensino de Sociologia: pesquisa e ensino

    DOI: https://doi.org/10.5433/2176-6665.2007v12n1p93
    Cassiana Tiemi Tedesco Takagi, Amaury Cesar Moraes
    93-112
  • Ensino de Sociologia: particularidades e desafios contemporâneos

    DOI: https://doi.org/10.5433/2176-6665.2007v12n1p113
    Nise Jinkings
    113-130
  • A prática de ensino como rito de passagem e o ensino de Sociologia nas escolas de nível médio

    DOI: https://doi.org/10.5433/2176-6665.2007v12n1p131
    Anita Handfas, Rosana da Câmara Teixeira
    131-142
  • Qualificando futuros professores de Sociologia

    DOI: https://doi.org/10.5433/2176-6665.2007v12n1p143
    Luiza Helena Pereira
    143-158
  • Formação de professores de Sociologia: um estudo à luz da teoria histórico-cultural

    DOI: https://doi.org/10.5433/2176-6665.2007v12n1p159
    Maria Valéria Barbosa, Sueli Guadelupe de Lima Mendonça
    159-176
  • Representações sociais dos alunos da rede pública de ensino do Distrito Federal sobre a Sociologia no ensino médio

    DOI: https://doi.org/10.5433/2176-6665.2007v12n1p177
    Erlando da Silva Rêses
    177-194
  • Semanas de Sociologia e de Filosofia com alunos do ensino médio da rede pública: da reflexão à prática

    DOI: https://doi.org/10.5433/2176-6665.2007v12n1p195
    Ângela Maria de Sousa Lima, Jaqueline Ferreira, Maria Tereza Orticelli
    195-224
  • Pensando a Sociologia no ensino médio através dos PCNEM e das OCNEM

    DOI: https://doi.org/10.5433/2176-6665.2007v12n1p225
    Carolina Dias Cunha Casão, Cristiane Thaís Quinteiro
    225-238
  • Parecer sobre o ensino de Filosofia e de Sociologia

    DOI: https://doi.org/10.5433/2176-6665.2007v12n1p239
    Amaury César Moraes
    239-248
  • O Sítio do Picapau Amarelo e a sua divisão social do trabalho

    DOI: https://doi.org/10.5433/2176-6665.2007v12n1p249
    Elisângela da Silva Santos
    249-266
  • Kafka: um escritor às voltas com o esclarecimento

    DOI: https://doi.org/10.5433/2176-6665.2007v12n1p267
    Patrícia da Silva Santos
    267-270
  • A comunicação ignorada: o mundo do rádio numa cidade do norte do Paraná

    DOI: https://doi.org/10.5433/2176-6665.2007v12n1p271
    Fábio Viana Ribeiro
    271-290
  • Cordel & cinema: era uma vez o nordeste

    DOI: https://doi.org/10.5433/2176-6665.2007v12n1p291
    Sylvie Debs
    291-312
  • A compreensão da depressão na população pobre, uma ocorrência mais (fortemente) social, do que uma doença (fracamente) clínica

    DOI: https://doi.org/10.5433/2176-6665.2007v12n1p313
    José Francisco Quirino Santos, Eunice Nakamura, Denise Martin
    313-322
  • Caso Semmelweis: al filo del paradigma médico moderno

    DOI: https://doi.org/10.5433/2176-6665.2007v12n1p323
    Rita Bocó, Gisela Bulanikian
    323-342