Formação de professores de Sociologia: um estudo à luz da teoria histórico-cultural
DOI:
https://doi.org/10.5433/2176-6665.2007v12n1p159Palavras-chave:
Curso de Ciências Sociais, Ensino de Sociologia, Núcleo de Ensino, Experiência educacionalResumo
O objetivo deste artigo é fazer uma reflexão da trajetória do curso de Ciências Sociais da Faculdade de Filosofia e Ciências, Unesp/Marília, sob a perspectiva da teoria histórico cultural, e destacar as contribuições mais relevantes à formação do professor de Sociologia, no contexto da implantação da obrigatoriedade da Sociologia no ensino médio, em nível nacional, visando à formação de um profissional comprometido com a educação pública de qualidade e com a socialização do conhecimento.Downloads
Referências
CANDIDO, A. Tendências no desenvolvimento da sociologia da educação. In: FORACCHI, M. M.; PEREIRA, L. (org.). Educação e sociedade: leituras de sociologia da educação. São Paulo: Ed. Nacional, 1983.
CHAMMÉ, S. J.; MOTT, Y. T. A realidade do ensino de sociologia no 2º grau: inovações e continuidades. In: BICUDO, M. A V.; BERNARDO, M. V. C. (org.). Núcleos de ensino: um projeto de educação continuada. São Paulo: Ed. Unesp, 1996.
FREITAS, L.C. A internalização da exclusão. Educação e sociedade, Campinas, v. 23, n. 80, p. 301-328, set. 2002.
MELLO, S. A. A escola de Vygotsky. In: CARRARA, K. (org.). Introdução à psicologia. São Paulo: Avericamp. 2004.
MENDONÇA, S.GL.; MILLER, S. (org.). Vigotski e a escola atual: fundamentos teóricos e implicações pedagógicas. Araraquara: Junqueira & Marin, 2006.
OLIVEIRA, B. A. Fundamentos filosóficos marxistas da obra vigotskiana: a questão da categoria de atividade e algumas implicações para o trabalho educativo. In: MENDONÇA; MILLER (org.). Vigotski e a escola atual: fundamentos teóricos e implicações pedagógicas. Araraquara: Junqueira & Marin, 2006. p.3-26.
SAVIANI, D. Pedagogia histórico-crítica: primeiras aproximações. São Paulo: Cortez e Autores Associados, 1991.
VYGOTSKI, L.S. Obras escogidas. Tradução: Lydia Kuper.vol.III. Madrid: Visor, 1995.
VYGOTSKI, L.S. Obras escogidas. Madrid: Visor, 1996. v. 4. .
VYGOTSKY, L.S. El problema del entorno. 1935. Mimeo.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os direitos autorais relativos aos artigos publicados em Mediações são do(a)s autore(a)s; solicita-se aos(às) autore(a)s, em caso de republicação parcial ou total da primeira publicação, a indicação da publicação original no periódico.
Mediações utiliza a licença Creative Commons Attribution 4.0 International, que prevê Acesso Aberto, facultando a qualquer usuário(a) a leitura, o download, a cópia e a disseminação de seu conteúdo, desde que adequadamente referenciado.
As opiniões emitidas pelo(a)s autore(a)s dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.