A prática de ensino como rito de passagem e o ensino de Sociologia nas escolas de nível médio

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/2176-6665.2007v12n1p131

Palavras-chave:

Prática de Ensino, Formação do professor, Sociologia no ensino médio.

Resumo

O objetivo do artigo é discutir algumas questões relacionadas à formação inicial do professor e ao ensino de Sociologia no ensino médio. As questões trazidas têm origem na concepção de Prática de Ensino como rito de passagem, favorecendo as condições para uma formação que leve em conta as variadas dimensões do processo escolar. Na primeira parte, o artigo apresenta o conteúdo teórico e prático do curso de Didática Especial e Prática de Ensino de Ciências Sociais da UFRJ para em seguida problematizar algumas questões referentes ao ensino de Sociologia no nível médio.

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Biografia do Autor

Anita Handfas, Universidade Federal do Rio de Janeiro- UFRJ

Doutora em Educação pela Universidade Federal Fluminense - UFF. Professora da Universidade Federal do Rio de Janeiro- UFRJ.

Rosana da Câmara Teixeira, Universidade Federal Fluminense - UFF

Doutora em Antropologia Cultural pela Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ. Professora da Universidade Federal Fluminense - UFF.

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Publicado

2007-07-15

Como Citar

HANDFAS, A.; TEIXEIRA, R. da C. A prática de ensino como rito de passagem e o ensino de Sociologia nas escolas de nível médio. Mediações - Revista de Ciências Sociais, Londrina, v. 12, n. 1, p. 131–142, 2007. DOI: 10.5433/2176-6665.2007v12n1p131. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/mediacoes/article/view/3392. Acesso em: 30 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos