Representações sociais dos alunos da rede pública de ensino do Distrito Federal sobre a Sociologia no ensino médio

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/2176-6665.2007v12n1p177

Palavras-chave:

Sociologia da Educação, Ensino de Sociologia, Representações Sociais

Resumo

O presente artigo ressalta a instabilidade da presença da Sociologia no ensino médio brasileiro e posiciona a situação da disciplina no âmbito do Distrito Federal. Tanto os documentos oficiais quanto os professores da disciplina concordam que ela é um conhecimento dinâmico, flexível e prático, que prepara o educando para o exercício pleno de sua cidadania. Entretanto, é ressaltada a posição do aluno acerca do ensino de Sociologia. Nesse sentido, é apresentado o resultado de uma dissertação de mestrado, que focalizou estudantes do 3º ano do ensino médio, distribuídos em grupos focais na cidade satélite de Santa Maria e na Asa Norte de Brasília-DF. A teoria das Representações Sociais serviu como orientação ao desenvolvimento teórico-metodológico, em que Serge Moscovici e Willem Doise foram os principais representantes. Este último autor desenvolveu uma perspectiva societal para o estudo das representações sociais: a existência de um conteúdo comum nas representações sociais das tomadas de posição, a existência de diferenças dentro desse conteúdo comum e a existência de uma ancoragem das diferentes tomadas de posição.

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Biografia do Autor

Erlando da Silva Rêses, Universidade de Brasília - UNB

Doutor em Sociologia pela Universidade de Brasília - UNB. Professor da Universidade de Brasília - UNB.

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Publicado

2007-07-15

Como Citar

RÊSES, E. da S. Representações sociais dos alunos da rede pública de ensino do Distrito Federal sobre a Sociologia no ensino médio. Mediações - Revista de Ciências Sociais, Londrina, v. 12, n. 1, p. 177–194, 2007. DOI: 10.5433/2176-6665.2007v12n1p177. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/mediacoes/article/view/3401. Acesso em: 1 maio. 2024.

Edição

Seção

Artigos