Semanas de Sociologia e de Filosofia com alunos do ensino médio da rede pública: da reflexão à prática
DOI:
https://doi.org/10.5433/2176-6665.2007v12n1p195Palavras-chave:
Ensino Médio, Escola da rede pública, Ensino de Sociologia e de Filosofia, GAESResumo
O trabalho pretende analisar as experiências das Semanas de Sociologia e de Filosofia, realizadas ao longo dos últimos seis anos, com alunos do Ensino Médio, das escolas da rede pública do NRE-Londrina, organizadas por professores, voluntários, alunos e exalunos que participam do GAES (Grupo de Apoio ao Ensino de Sociologia), um Projeto de Extensão do Departamento de Ciências Sociais da UEL. E ao se propor a isso, ou seja, discutir o histórico, o processo de constituição e de relevância educacional desses eventos, o trabalho permite uma reflexão sociológica a respeito da importância da obrigatoriedade e permanência qualitativa da Sociologia e da Filosofia no Ensino Médio no Brasil. Assim como propicia debater a necessidade de redefinição de nossos olhares e intervenções pedagógicas, no trabalho com jovens e adolescentes, através das referidas disciplinas. Entendemos que essas experiências também podem ser pensadas como uma alternativa de trabalho complementar para a diversificação didática no ensino de Sociologia e de Filosofia no cotidiano escolar.Downloads
Referências
CARVALHO, César Augusto de; CORREA Lesi (coord.). Laboratório de Ensino de Sociologia. Fase II. Projeto de Extensão Universitária. Londrina: Departamento de Ciências Sociais, Universidade Estadual de Londrina, 2003-2005.
CORREA Lesi (coord.). Laboratório de Ensino de Sociologia. Fase I. Projeto de Extensão Universitária. Londrina: Departamento de Ciências Sociais, Universidade Estadual de Londrina. 1999-2001.
FAURE, Edgard. Aprender a ser. São Paulo: Bertrand, 1972.
FERNANDES, Florestan. O ensino da Sociologia da escola secundária brasileira. In: FERNANDES, Florestan A Sociologia no Brasil. Petrópolis: Vozes, 1977.
GRAMSCI, Antonio. Problemas da vida cultural: a formação dos intelectuais. In: SOARES, R.D. Gramsci, o Estado e a escola. Ijuí: Unijuí, 2000.
MACHADO, Celso de Souza. O Ensino da Sociologia na escola secundária brasileira: levantamento preliminar. Revista da Faculdade de Educação, São Paulo, v. 13, n. 1, p. 115-142. jan./jun. 1987.
MORAES; Amaury César. Licenciatura em Ciências Sociais: o ensino de Sociologia, entre o balanço e o relato. Tempo Social, São Paulo, v. 15, n. 1, p.5-20, maio 2003.
PARANÁ. SEED. Diretrizes Curriculares de Sociologia. Curitiba, 2006.
SARANDY, Flávio Marcos Silva. Reflexões acerca do sentido da Sociologia no Ensino Médio: desenvolver a perspectiva sociológica: objetivo fundamental da disciplina no Ensino Médio. Revista Espaço Acadêmico, ano 1, n. 5, out. 2001.
SILVA, Ileizi Luciana Fiorelli. A Sociologia no Ensino Médio: os Desafios Institucionais e Epistemológicos para a Consolidação da Disciplina. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE SOCIOLOGIA, 12., 2005, Belo Horizonte. Sessão Especial: ensino de sociologia em questão. Belo Horizonte, 2005a.
SILVA, Ileizi Luciana Fiorelli. Ensino dos Fundamentos Sociológicos da Educação: pressupostos e metodologias. In: SIMPÓSIO DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL DO CURSO DE FORMAÇÃO DE DOCENTES, 1., 2005, Faxinal do Céu. Anais... Curitiba: Secretaria de Estado da Educação, 2005b.
SOARES, R.D. Gramsci, o Estado e a escola. Ijuí: Unijuí, 2000.
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA. Projeto de Extensão Universitária do Laboratório de Ensino de Sociologia. In: CARVALHO, Lejeune Mato Grosso de (org.). Sociologia e Ensino em Debate: experiências e discussão de Sociologia no Ensino Médio. Ijí: Ed. Unijuí, 2004. p. 233-263.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2007 Ângela Maria de Sousa Lima, Jaqueline Ferreira, Maria Tereza Orticelli

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os direitos autorais relativos aos artigos publicados em Mediações são do(a)s autore(a)s; solicita-se aos(às) autore(a)s, em caso de republicação parcial ou total da primeira publicação, a indicação da publicação original no periódico.
Mediações utiliza a licença Creative Commons Attribution 4.0 International, que prevê Acesso Aberto, facultando a qualquer usuário(a) a leitura, o download, a cópia e a disseminação de seu conteúdo, desde que adequadamente referenciado.
As opiniões emitidas pelo(a)s autore(a)s dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.






























