Literatura em foco: compreensão e práticas didáticas na formação docente em línguas estrangeiras
DOI:
https://doi.org/10.5433/1519-5392.2022v22n1p145Palavras-chave:
Literatura. Formação docente. Ensino de línguas estrangeiras.Resumo
Este artigo discute a formação em Letras – espanhol e português como línguas estrangeiras em uma universidade localizada na região de tríplice fronteira (Argentina, Brasil e Paraguai). A pesquisa qualitativa problematizou como o futuro docente compreende as expressões artísticas como objeto de ensino e as possibilidades metodológicas para as futuras intervenções docentes. O foco da investigação recaiu sobre a análise do percurso leitor dos estudantes da disciplina Literatura e Ensino. O estudo compartilhado de duas propostas teórico-metodológicas: letramento literário (COSSON, 2006, 2014) e círculo de leitura (CHAMBERS, 2007a, 2007b); e o plano de trabalho para as práticas de ensino. O material foi coletado a partir do estudo do material audiovisual produzido pelos discentes: 1) percurso leitor, que tinha como objetivo conhecer o repertório dos estudantes e 2) videoaula, utilizando a literatura nas aulas de línguas estrangeiras. A análise dos dados revelou a influência da família no contato inicial com a literatura e o papel da escola básica na formação do leitor literário. Além disso, verificamos nas videoaulas apresentadas a mudança de perspectiva dos professores em relação à presença da Literatura em aulas de línguas estrangeiras, já que consideraram as manifestações artísticas para além do estudo da gramática ou como curiosidade cultural.Downloads
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