Literatura em foco: compreensão e práticas didáticas na formação docente em línguas estrangeiras

Autores

  • Viviana Amaro Graduanda em Letras/Universidade Federal da Integração Latino-americana.
  • Mariana Cortez Docente/Universidade Federal da Integração Latino-Americana.
  • Franciele Maria Martiny Docente/Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA).

DOI:

https://doi.org/10.5433/1519-5392.2022v22n1p145

Palavras-chave:

Literatura. Formação docente. Ensino de línguas estrangeiras.

Resumo

Este artigo discute a formação em Letras – espanhol e português como línguas estrangeiras em uma universidade localizada na região de tríplice fronteira (Argentina, Brasil e Paraguai). A pesquisa qualitativa problematizou como o futuro docente compreende as expressões artísticas como objeto de ensino e as possibilidades metodológicas para as futuras intervenções docentes. O foco da investigação recaiu sobre a análise do percurso leitor dos estudantes da disciplina Literatura e Ensino. O estudo compartilhado de duas propostas teórico-metodológicas: letramento literário (COSSON, 2006, 2014) e círculo de leitura (CHAMBERS, 2007a, 2007b); e o plano de trabalho para as práticas de ensino. O material foi coletado a partir do estudo do material audiovisual produzido pelos discentes: 1) percurso leitor, que tinha como objetivo conhecer o repertório dos estudantes e 2) videoaula, utilizando a literatura nas aulas de línguas estrangeiras.  A análise dos dados revelou a influência da família no contato inicial com a literatura e o papel da escola básica na formação do leitor literário. Além disso, verificamos nas videoaulas apresentadas a mudança de perspectiva dos professores em relação à presença da Literatura em aulas de línguas estrangeiras, já que consideraram as manifestações artísticas para além do estudo da gramática ou como curiosidade cultural.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Viviana Amaro, Graduanda em Letras/Universidade Federal da Integração Latino-americana.

Graduanda em Letras - espanhol e português como línguas estrangeiras na Universidade Federal da Integração Latino-americana (UNILA). Desenvolve projetos na área de Ensino de Literatura.

Mariana Cortez, Docente/Universidade Federal da Integração Latino-Americana.

Docente da área de Letras e Linguística na Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA), com pesquisas e projetos de extensão voltados ao Ensino de Literatura, Literatura Infantil e Interfaces entre Línguas e Literatura. Mestre em Semiótica e Linguística Geral e Doutora em Letras pela Universidade de São Paulo (USP)

Franciele Maria Martiny, Docente/Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA).

Docente da área de Letras e Linguística na Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA), com pesquisas e projetos de extensão voltados à comunidade da tríplice-fronteira Brasil-Paraguai-Argentina. Formada em Letras Português/Alemão, Mestre e Doutora em Letras pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE).

Referências

CANDIDO, Antonio. O direito à literatura. In: CANDIDO, A. Vários escritos. São Paulo: Duas Cidades, 1995.

CHAMBERS, Aidan. Dime: los niños, la lectura y la conversación. Madrid: Fondo de Cultura Económica de España, 2007a.

CHAMBERS, Aidan. El ambiente de lectura. San Diego: Fondo de cultura, 2007b.

CORTEZ, Mariana; MARTINY, Franciele Maria. Vozes nas ruas: análise teórica e propostas didáticas para o ensino de português como língua estrangeira. Revlet, Jataí, v. 11, p. 112-130, 2019. Disponível em: http://www.revlet.com.br/artigos/527.pdf. Acesso em: 30 set. 2021.

CORTEZ, Mariana. A arte brasileira: contribuição humanizadora nas aulas de PLE. In: RICHARD B. M.; CORTEZ, M. (org.). Descobrindo culturas em língua portuguesa: comunicação intercultural e língua portuguesa.
Córdoba: Advocatus Editores, 2014. p. 31-48.

COSSON, Rildo. Letramento literário: teoria e prática. São Paulo: Contexto, 2006.

COSSON, Rildo. Círculos de leitura e letramento literário. São Paulo: Contexto, 2014.

FAILLA, Zoara. Retratos: leituras sobre o comportamento leitor do brasileiro. In: FAILLA, Zoara (org.). Retratos da leitura no Brasil 4. Rio de Janeiro: Sextante, 2016. p. 19-42.

MENDOZA FILLOLA, Antonio. Literatura, cultura, intercultura: reflexiones didácticas para la enseñanza de español lengua extranjera. Lenguaje y Textos, Barcelona, v. 3, p. 19-42, 1993

MENDOZA FILLOLA, Antonio. Los materiales literarios en la enseñanza de ELE: funciones y proyección comunicativa. redELE: Revista Electrónica de Didáctica ELE, Barcelona, n. 1,e 1571-4667, 2004.

INSTITUTO PRÓ-LIVRO. Retratos da leitura no Brasil. 5. ed. São Paulo: Instituto Pró-Livro, 2020. Disponível em: https://www.prolivro.org.br/5a-edicao-de-retratos-da-leitura-no-brasil-2/a-pesquisa-5a-edicao/. Acesso em 28 set. 2021.

JARDIM, Juliana Gomes. O uso da etnografia na pesquisa em educação. In: CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO, 11., 2013, curitiba. Anais [...]. Curitiba: Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Curitiba, 2013. Disponível em: https://educere.bruc.com.br/CD2013/pdf/10590_6107.pdf. Acesso em: 31 maio 2021.

LAJOLO, Marisa. Literatura: ontem, hoje, amanhã. São Paulo: Editora Unesp, 2018.

MOTA, Feranda. Literatura e(m) ensino de língua estrangeira. Revista Fólio, Salvador, v. 2, n. 1, p. 101-111, 2010. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/folio/article/view/3628. Acesso em: 1 out. 2021.

OLIVEIRA, Gabriela Rodella. O professor de português e a literatura: relações entre formação, hábitos de leitura e práticas de ensino. São Paulo: Alameda Casa Editorial, 2013.

SANTORO, Elisabetta Da indissociabilidade entre o ensino de língua e literatura: uma proposta para o ensino do italiano como língua estrangeira em curso de letras. 355f. Tese (Doutorado em Letras) - Universidade de São Paulo, 2007. Disponível em: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8139/tde-26022008-141241/pt-br.php. Acesso em 01 de out. 2021.

SANTOS, Ana Cristina dos. A literatura no ensino de línguas estrangeiras. Revista Línguas & Ensino, Rio de Janeiro, v. 1, p. 40-58, 2015. Disponível em: https://revistas.ufrj.br/index.php/le/article/viewFile/21060/11942. Acesso em:1 out. 2021.

SILVA, Girlene Moreira da; ARAGÃO, Cleudene de Oliveira. Literatura, leitura e escola: em busca da melhora do desempenho leitor e da competência literária de alunos de espanhol do ensino médio. In: JORNADA NACIONAL DO GELNE, 25., 2014,Natal. Anais [...]. Natal: EDUFRN, 2014.

TODOROV, Tzvetan. A literatura em perigo. Tradução de Caio Meira. Rio de Janeiro: DIFEL, 2009.

TRIVIÑOS, Augusto Nibaldo Silva. Introdução à pesquisa em ciências sociais. São Paulo: Atlas, 1987.

ZILBERMAN, Regina. Literatura, escola e leitura. In: SANTOS, J. F.; OLIVEIRA, L. E. (org.). Literatura & ensino. Maceió: EDUFAL, 2008. p. 45-60.

Downloads

Publicado

07-07-2022

Como Citar

AMARO, V.; CORTEZ, M.; MARTINY, F. M. Literatura em foco: compreensão e práticas didáticas na formação docente em línguas estrangeiras. Entretextos, Londrina, v. 22, n. 1, p. 145–163, 2022. DOI: 10.5433/1519-5392.2022v22n1p145. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/entretextos/article/view/44888. Acesso em: 3 maio. 2024.

Edição

Seção

Artigos