Ei, você!: protagonismo e representatividade de personagens negros(as) na literatura infantil e juvenil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/1519-5392.2024v24n3p23-44

Palavras-chave:

formação literária, texto-imagem, educação antirracista

Resumo

A educação antirracista, por meio da literatura, pode contribuir significativamente para a formação literária de crianças, adolescentes e jovens, bem como para a sensibilização de professores (as) de Língua Portuguesa, principais mediadores de leitura na escola. Sendo assim, objetiva-se analisar o protagonismo e a representatividade de personagens negros (as) no livro ilustrado, “Ei, você!: um livro sobre crescer com orgulho de ser negro”, de Dapo Adeola (2021). Busca-se verificar se a narrativa valoriza a cultura, a história, a identidade e as subjetividades de personagens negros (as), e se estabelece uma relação adequada do texto-imagem, contribuindo para a educação antirracista. Para tanto, recorreu-se à revisão bibliográfica, cujo aporte teórico-metodológico apoia-se nos estudos de Silva (2007), Gomes (2008), Oliveira (2022), Asante (2009), entre outros. Ademais, as análises dos elementos associados à materialidade do livro e aos seus paratextos apoiam-se em Linden (2011) e Nikolajeva e Scott (2011). O estudo aponta a relevância da literatura infantojuvenil de boa qualidade estética associada à mediação adequada da obra, valorizando personagens negros (as) em diferentes e em amplos espaços sociais. Portanto, tais aspectos são considerados indissociáveis para que seja possível promover a formação literária e combater o racismo e o preconceito para além do contexto escolar.

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Biografia do Autor

Kilma Cristeane Ferreira Guedes, Universidade Federal da Paraíba

Doutoranda em Letras pelo Programa de Pós-Graduação em Letras-PPGL/UFPB, na Linha de Pesquisa, Leituras Literárias. Mestra em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação, PPGE/UFPB, na Linha de Pesquisa, História da Educação (2021), atua como Professora de Língua Portuguesa na rede de ensino Estadual - Professora de Educação Básica 3. Possui Especialização em Língua, Linguagem e Literatura-Centro Integrado de Tecnologia e Pesquisa-CINTEP (2019). Graduada em Licenciatura em Pedagogia-Universidade Federal da Paraíba (2019), Licenciada em Língua Portuguesa pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (2018)

Vânia Maria Castelo Barbosa, Universidade Federal da Paraíba

Doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Letras - PPGL/UFPB, na linha de pesquisa Leituras Literárias. Mestra em Letras - Literatura Brasileira pela Universidade Federal do Ceará - UFC (2008). Graduada em Letras - Português pela Faculdade de Educação, Ciências e Letras do Sertão Central FECLESC - UECE (2003). Professora Efetiva da Educação Básica, no município de Quixadá - CE.

Renata Junqueira de Souza, Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Possui graduação em Letras pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1987), mestrado em Linguística e Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1990)', doutorado em Letras pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2000) e é livre-docente pela mesma Instituição (2012). Professora aposentada sênior da UNESP/Presidente Prudente.

Referências

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Publicado

31-12-2024

Como Citar

GUEDES, Kilma Cristeane Ferreira; BARBOSA, Vânia Maria Castelo; SOUZA, Renata Junqueira de. Ei, você!: protagonismo e representatividade de personagens negros(as) na literatura infantil e juvenil. Entretextos, Londrina, v. 24, n. 3, p. 23–44, 2024. DOI: 10.5433/1519-5392.2024v24n3p23-44. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/entretextos/article/view/50465. Acesso em: 24 mar. 2025.

Edição

Seção

Artigos