Ei, você!: protagonismo e representatividade de personagens negros(as) na literatura infantil e juvenil
DOI:
https://doi.org/10.5433/1519-5392.2024v24n3p23-44Palavras-chave:
formação literária, texto-imagem, educação antirracistaResumo
A educação antirracista, por meio da literatura, pode contribuir significativamente para a formação literária de crianças, adolescentes e jovens, bem como para a sensibilização de professores (as) de Língua Portuguesa, principais mediadores de leitura na escola. Sendo assim, objetiva-se analisar o protagonismo e a representatividade de personagens negros (as) no livro ilustrado, “Ei, você!: um livro sobre crescer com orgulho de ser negro”, de Dapo Adeola (2021). Busca-se verificar se a narrativa valoriza a cultura, a história, a identidade e as subjetividades de personagens negros (as), e se estabelece uma relação adequada do texto-imagem, contribuindo para a educação antirracista. Para tanto, recorreu-se à revisão bibliográfica, cujo aporte teórico-metodológico apoia-se nos estudos de Silva (2007), Gomes (2008), Oliveira (2022), Asante (2009), entre outros. Ademais, as análises dos elementos associados à materialidade do livro e aos seus paratextos apoiam-se em Linden (2011) e Nikolajeva e Scott (2011). O estudo aponta a relevância da literatura infantojuvenil de boa qualidade estética associada à mediação adequada da obra, valorizando personagens negros (as) em diferentes e em amplos espaços sociais. Portanto, tais aspectos são considerados indissociáveis para que seja possível promover a formação literária e combater o racismo e o preconceito para além do contexto escolar.
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Referências
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