Representações sobre a velhice na literatura infantil: uma abordagem discursiva

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/1519-5392.2024v24n3p45-63

Palavras-chave:

Literatura infantil, velhice, efeitos de sentidos, representações imaginárias

Resumo

Este trabalho apresenta uma breve análise a respeito de representações sobre a velhice, tendo como aporte teórico a Análise do Discurso (AD) de linha francesa e pesquisas teóricas acerca da temática do envelhecimento humano. Procuramos investigar os efeitos de sentido em torno das concepções imaginárias sobre a velhice em obras literárias infantis, tendo como recorte duas narrativas: a primeira, publicada no século XX, de autoria do escritor Monteiro Lobato (2019b), mais especificamente, o conto “O pó de pirlimpimpim”, do livro Reinações de Narizinho; a segunda, uma obra contemporânea, intitulada Casa das Estrelas: o universo pelo olhar das crianças, de Javier Naranjo (2019). Como metodologia, adotamos a pesquisa bibliográfica de cunho qualitativo, tendo como base recortes de sequências discursivas extraídas das obras em análise. As reflexões desenvolvidas com o presente estudo revelam que a literatura pode ser não só um mecanismo para manutenção de saberes já preestabelecidos como também colaborar para promover transformações em torno de sentidos cristalizados no âmbito da sociedade em relação ao ser velho.

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Biografia do Autor

Luana de Gusmão Silveira, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina

Docente do ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC). Possui graduação em Letras pela Universidade Federal do Rio Grande - FURG (2008) e mestrado em Letras, na área de Estudos da Linguagem, pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS- (2011). Atua no desenvolvimento de cursos, oficinas e projetos de pesquisa e extensão voltados à formação continuada de professores. Coordena o Seminário de Educação, Leitura e Escrita (www.seleifsc.com.br), o projeto IFSCineminha: arte e cultura na infância, cursos de formação continuada para professores em Leitura: teoria e prática; e o Ciclo de Oficinas Literárias: transvendo as escolas. É líder do Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação, Leitura e Escrita (GEPLE), cadastrado no CNPq.

Lovani Volmer, Universidade Feevale

Possui graduação em Letras - Português/Alemão, pela Unisinos (1994), e em Pedagogia, pelo Centro Universitário Ítalo-Brasileiro (2021). É pós-graduada em Informática Educativa, pela Feevale (2001), em Psicopedagogia Clínica e Institucional e em Neuropsicopedagogia Clínica e Institucional, pela Faculdade Metropolitana do Estado de São Paulo (2021), e em Mentored Teacher Education Programme, pela Tampere University da Finlândia (2023). É mestre em Letras, ênfase em Leitura e Cognição, pela UNISC (2008), e doutora em Letras, ênfase em Leitura e Linguagens, pela UCS/Uniritter (2015). É professora na Universidade Feevale, onde já foi diretora pedagógica da Escola de Educação Básica Feevale - Escola de Aplicação. Atualmente é professora nos cursos de graduação em Letras e Pedagogia, com atuação no projeto de extensão "Jovem Aprendiz Feevale" e no Programa de Pós-graduação em Diversidade Cultural e Inclusão Social. É coordenadora dos cursos de graduação em Artes Visuais - licenciatura (presencial e digital) e bacharelado e Letras (presencial e digital). É vice-líder do Grupo Observatório de Leitura e Literatura - OLLI, cadastrado no CNPq. Possui longa experiência na educação básica, tanto na docência quanto na gestão, e na formação continuada de professores. Pesquisa especialmente os seguintes temas: letramento e alfabetização; leitura e alfabetização; leitura e formação do leitor; leitura do texto literário no contexto escolar; PNBE; gestão escolar; formação de professores; inclusão.

Verônica Bohm, Universidade de Caxias do Sul

Possui graduação em Psicologia pela Universidade de Caxias do Sul (2003), mestrado em Psicologia Social e Institucional pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2009), doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2016) e é especialista em Gerontologia pela Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia (2017). Atualmente é professora na Universidade de Caxias do Sul, atuando na graduação no curso de Psicologia, coordenadora e docente no curso de especialização Psicogerontologia, atua também como professora e pesquisadora no Programa de Pós-graduação em Psicologia - Mestrado Profissional/UCS e é professora responsável pelo Programa UCS Sênior. Tem experiência nas áreas de Psicologia do Envelhecimento Humano e Psicologia Organizacional e do Trabalho. Membro do comissão editorial da Revista Estudos Interdisciplinares sobre o Envelhecimento (Qualis A3).

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Publicado

31-12-2024

Como Citar

SILVEIRA, Luana de Gusmão; VOLMER, Lovani; BOHM, Verônica. Representações sobre a velhice na literatura infantil: uma abordagem discursiva. Entretextos, Londrina, v. 24, n. 3, p. 45–63, 2024. DOI: 10.5433/1519-5392.2024v24n3p45-63. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/entretextos/article/view/50455. Acesso em: 24 mar. 2025.

Edição

Seção

Artigos