Representations of old age in children's literature: a discursive approach

Authors

DOI:

https://doi.org/10.5433/1519-5392.2024v24n3p45-63

Keywords:

children's literature, old age, attributed meanings, imaginary representations

Abstract

This paper presents a brief analysis regarding representations of old age, drawing on French Discourse Analysis (DA) and theoretical research on the theme of human aging. We seek to investigate the attributed meanings surrounding imaginary conceptions of old age in children's literary works, focusing on two narratives: the first, published in the 20th century, by author Monteiro Lobato (2019b), specifically the tale "O pó de pirlimpimpim" from the book Reinações de Narizinho; the second, a contemporary work titled Casa das Estrelas: o universo pelo olhar das crianças, by Javier Naranjo (2019). For the methodology, we conducted a qualitative bibliographic research, based on excerpts of discursive sequences extracted from the analyzed works. The reflections developed in this study reveal that literature may not only serve as a mechanism for maintaining pre-established knowledge but also contribute to promoting transformations around crystallized meanings within society regarding old age.

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Author Biographies

Luana de Gusmão Silveira, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina

Docente do ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC). Possui graduação em Letras pela Universidade Federal do Rio Grande - FURG (2008) e mestrado em Letras, na área de Estudos da Linguagem, pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS- (2011). Atua no desenvolvimento de cursos, oficinas e projetos de pesquisa e extensão voltados à formação continuada de professores. Coordena o Seminário de Educação, Leitura e Escrita (www.seleifsc.com.br), o projeto IFSCineminha: arte e cultura na infância, cursos de formação continuada para professores em Leitura: teoria e prática; e o Ciclo de Oficinas Literárias: transvendo as escolas. É líder do Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação, Leitura e Escrita (GEPLE), cadastrado no CNPq.

Lovani Volmer, Feevale University

Possui graduação em Letras - Português/Alemão, pela Unisinos (1994), e em Pedagogia, pelo Centro Universitário Ítalo-Brasileiro (2021). É pós-graduada em Informática Educativa, pela Feevale (2001), em Psicopedagogia Clínica e Institucional e em Neuropsicopedagogia Clínica e Institucional, pela Faculdade Metropolitana do Estado de São Paulo (2021), e em Mentored Teacher Education Programme, pela Tampere University da Finlândia (2023). É mestre em Letras, ênfase em Leitura e Cognição, pela UNISC (2008), e doutora em Letras, ênfase em Leitura e Linguagens, pela UCS/Uniritter (2015). É professora na Universidade Feevale, onde já foi diretora pedagógica da Escola de Educação Básica Feevale - Escola de Aplicação. Atualmente é professora nos cursos de graduação em Letras e Pedagogia, com atuação no projeto de extensão "Jovem Aprendiz Feevale" e no Programa de Pós-graduação em Diversidade Cultural e Inclusão Social. É coordenadora dos cursos de graduação em Artes Visuais - licenciatura (presencial e digital) e bacharelado e Letras (presencial e digital). É vice-líder do Grupo Observatório de Leitura e Literatura - OLLI, cadastrado no CNPq. Possui longa experiência na educação básica, tanto na docência quanto na gestão, e na formação continuada de professores. Pesquisa especialmente os seguintes temas: letramento e alfabetização; leitura e alfabetização; leitura e formação do leitor; leitura do texto literário no contexto escolar; PNBE; gestão escolar; formação de professores; inclusão.

Verônica Bohm, University of Caxias Do Sul

Possui graduação em Psicologia pela Universidade de Caxias do Sul (2003), mestrado em Psicologia Social e Institucional pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2009), doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2016) e é especialista em Gerontologia pela Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia (2017). Atualmente é professora na Universidade de Caxias do Sul, atuando na graduação no curso de Psicologia, coordenadora e docente no curso de especialização Psicogerontologia, atua também como professora e pesquisadora no Programa de Pós-graduação em Psicologia - Mestrado Profissional/UCS e é professora responsável pelo Programa UCS Sênior. Tem experiência nas áreas de Psicologia do Envelhecimento Humano e Psicologia Organizacional e do Trabalho. Membro do comissão editorial da Revista Estudos Interdisciplinares sobre o Envelhecimento (Qualis A3).

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Published

2024-12-31

How to Cite

SILVEIRA, Luana de Gusmão; VOLMER, Lovani; BOHM, Verônica. Representations of old age in children’s literature: a discursive approach. Entretextos, Londrina, v. 24, n. 3, p. 45–63, 2024. DOI: 10.5433/1519-5392.2024v24n3p45-63. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/entretextos/article/view/50455. Acesso em: 5 dec. 2025.