Representaciones de la vejez en la literatura infantil: un enfoque discursivo

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5433/1519-5392.2024v24n3p45-63

Palabras clave:

literatura infantil, vejez, efectos de sentido, representaciones imaginarias

Resumen

Este trabajo presenta un breve análisis sobre las representaciones de la vejez, utilizando como marco teórico el Análisis del Discurso (AD) de línea francesa y estudios teóricos sobre el envejecimiento humano. Investigamos los efectos de sentido en torno a las concepciones imaginarias sobre la vejez en obras literarias infantiles, centrándonos en dos narrativas: la primera, publicada en el siglo XX, escrita por Monteiro Lobato (2019b), específicamente el cuento O pó de pirlimpimpim, del libro Reinações de Narizinho; la segunda, una obra contemporánea titulada Casa das Estrelas: o universo pelo olhar das crianças, de Javier Naranjo (2019). Como metodología, adoptamos la investigación bibliográfica cualitativa, utilizando como base recortes de secuencias discursivas extraídas de las obras analizadas. Las reflexiones desarrolladas en este estudio muestran que la literatura puede ser no solo un mecanismo para mantener conocimientos ya establecidos, sino también para promover transformaciones en torno a los sentidos cristalizados en la sociedad con respecto a la vejez.

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Biografía del autor/a

Luana de Gusmão Silveira, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina

Docente do ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC). Possui graduação em Letras pela Universidade Federal do Rio Grande - FURG (2008) e mestrado em Letras, na área de Estudos da Linguagem, pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS- (2011). Atua no desenvolvimento de cursos, oficinas e projetos de pesquisa e extensão voltados à formação continuada de professores. Coordena o Seminário de Educação, Leitura e Escrita (www.seleifsc.com.br), o projeto IFSCineminha: arte e cultura na infância, cursos de formação continuada para professores em Leitura: teoria e prática; e o Ciclo de Oficinas Literárias: transvendo as escolas. É líder do Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação, Leitura e Escrita (GEPLE), cadastrado no CNPq.

Lovani Volmer, Universidade Feevale

Possui graduação em Letras - Português/Alemão, pela Unisinos (1994), e em Pedagogia, pelo Centro Universitário Ítalo-Brasileiro (2021). É pós-graduada em Informática Educativa, pela Feevale (2001), em Psicopedagogia Clínica e Institucional e em Neuropsicopedagogia Clínica e Institucional, pela Faculdade Metropolitana do Estado de São Paulo (2021), e em Mentored Teacher Education Programme, pela Tampere University da Finlândia (2023). É mestre em Letras, ênfase em Leitura e Cognição, pela UNISC (2008), e doutora em Letras, ênfase em Leitura e Linguagens, pela UCS/Uniritter (2015). É professora na Universidade Feevale, onde já foi diretora pedagógica da Escola de Educação Básica Feevale - Escola de Aplicação. Atualmente é professora nos cursos de graduação em Letras e Pedagogia, com atuação no projeto de extensão "Jovem Aprendiz Feevale" e no Programa de Pós-graduação em Diversidade Cultural e Inclusão Social. É coordenadora dos cursos de graduação em Artes Visuais - licenciatura (presencial e digital) e bacharelado e Letras (presencial e digital). É vice-líder do Grupo Observatório de Leitura e Literatura - OLLI, cadastrado no CNPq. Possui longa experiência na educação básica, tanto na docência quanto na gestão, e na formação continuada de professores. Pesquisa especialmente os seguintes temas: letramento e alfabetização; leitura e alfabetização; leitura e formação do leitor; leitura do texto literário no contexto escolar; PNBE; gestão escolar; formação de professores; inclusão.

Verônica Bohm, Universidade de Caxias do Sul

Possui graduação em Psicologia pela Universidade de Caxias do Sul (2003), mestrado em Psicologia Social e Institucional pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2009), doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2016) e é especialista em Gerontologia pela Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia (2017). Atualmente é professora na Universidade de Caxias do Sul, atuando na graduação no curso de Psicologia, coordenadora e docente no curso de especialização Psicogerontologia, atua também como professora e pesquisadora no Programa de Pós-graduação em Psicologia - Mestrado Profissional/UCS e é professora responsável pelo Programa UCS Sênior. Tem experiência nas áreas de Psicologia do Envelhecimento Humano e Psicologia Organizacional e do Trabalho. Membro do comissão editorial da Revista Estudos Interdisciplinares sobre o Envelhecimento (Qualis A3).

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Publicado

2024-12-31

Cómo citar

SILVEIRA, Luana de Gusmão; VOLMER, Lovani; BOHM, Verônica. Representaciones de la vejez en la literatura infantil: un enfoque discursivo. Entretextos, Londrina, v. 24, n. 3, p. 45–63, 2024. DOI: 10.5433/1519-5392.2024v24n3p45-63. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/entretextos/article/view/50455. Acesso em: 29 mar. 2025.

Número

Sección

Artigos