Produção de comentários por crianças escolares a partir de proferição de enunciado narrativo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/1519-5392.2024v24n3p139-162

Palavras-chave:

Situações sociais de trocas verbais, Elaboração de atos de escrita, Gêneros do enunciado

Resumo

Este artigo tem como objetivo enfatizar a importância das criações enunciativas pelas crianças em situações sociais de trocas verbais, como a elaboração de comentários para postá-los em um site. Nesse sentido, tem como objetivo evidenciar a importância das propostas de escrita que possibilitam a formação do leitor e do criador de enunciados, cujas ações se manifestam entre interlocutores reais que utilizam a linguagem escrita como meio de constituição de sentidos. A partir do problema “Até que ponto as crianças se motivam a participarem de atos de ler e de escrever com função social?”, a investigação se desenvolveu à luz do aporte teórico da filosofia da linguagem bakhtiniana, por meio da metodologia dialógica. No recorte relatado neste artigo, às crianças foi proposto que proferissem para alguém uma história e depois comentassem no site de onde a história foi selecionada sobre ela ou sobre a experiência de sua proferição. Com a materialização da proposta, constatou-se por meio dos resultados que, com a elaboração de atos de escrita por meio de gêneros do enunciado pelas crianças, possibilitou-se a elas a experienciação de situações autênticas de intercâmbio verbal, a compreensão da função social do comentário e a motivação para escrevê-lo.

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Biografia do Autor

Gisele de Assis Carvalho Cabral, Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Doutoranda em Educação pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" campus de Marília (2021), na linha Teoria e Práticas Pedagógicas, sob orientação da livre-docente Cyntia Graziella Guizelim Simões Girotto. Mestra em Educação pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho", Campus de Marília (2021), na linha Teoria e Práticas Pedagógicas, sob orientação da livre-docente Cyntia Graziella Guizelim Simões Girotto. Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (2010). É professora de EMEF (Escola Municipal de Ensino Fundamental) em Marília desde 2001. De 2015 a 2020, atuou como Coordenadora Pedagógica de Escola Municipal de Ensino Fundamental no mesmo município. É integrante do Grupo de Pesquisa Processos de Leitura e de Escrita: Apropriação e Objetivação PROLEAO (UNESP- Marília) e do Centro de Estudos e Pesquisas em Leitura, Literatura e Infância - CEPLLI (UNESP-Marília).

Érika Chrsitina Kohle, Fundação Carlos Chagas

Pesquisadora vinculada ao Programa de Estágio de Pós-Doutorado da Fundação Carlos Chagas na linha de pesquisa - Educação e Infância: políticas e práticas. Diretora de Escola de Educação Infantil do Município de Marília, professora da Educação Básica II, Doutora e mestra em Educação pela Universidade Estadual Paulista Júlio Mesquita Filho (Marília-2022), (Marília-2016), graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Marília -2014), licenciada em Letras PORTUGUÊS/ALEMÃO pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Assis- 2002) e em Letras PORTUGUÊS/INGLÊS pela Universidade Cruzeiro do Sul (2021), especialista em Língua Portuguesa e Literatura pela Universidade Estadual de Campinas - Unicamp (2012). Participa desde 2011 do Grupo de Pesquisa Processos de leitura e de escrita: apropriação e objetivação, desde 2015 do Grupo de Pesquisa Implicações Pedagógicas da Teoria Histórico-Cultural e desde 2019 do Grupo de Pesquisa Especificidades da Docência na Educação Infantil, todos pertencentes ao Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Filosofia e Ciências - Unesp- Campus de Marília.

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Publicado

31-12-2024

Como Citar

CABRAL, Gisele de Assis Carvalho; KOHLE, Érika Chrsitina. Produção de comentários por crianças escolares a partir de proferição de enunciado narrativo . Entretextos, Londrina, v. 24, n. 3, p. 139–162, 2024. DOI: 10.5433/1519-5392.2024v24n3p139-162. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/entretextos/article/view/51205. Acesso em: 24 mar. 2025.

Edição

Seção

Artigos