Produção de comentários por crianças escolares a partir de proferição de enunciado narrativo
DOI:
https://doi.org/10.5433/1519-5392.2024v24n3p139-162Palavras-chave:
Situações sociais de trocas verbais, Elaboração de atos de escrita, Gêneros do enunciadoResumo
Este artigo tem como objetivo enfatizar a importância das criações enunciativas pelas crianças em situações sociais de trocas verbais, como a elaboração de comentários para postá-los em um site. Nesse sentido, tem como objetivo evidenciar a importância das propostas de escrita que possibilitam a formação do leitor e do criador de enunciados, cujas ações se manifestam entre interlocutores reais que utilizam a linguagem escrita como meio de constituição de sentidos. A partir do problema “Até que ponto as crianças se motivam a participarem de atos de ler e de escrever com função social?”, a investigação se desenvolveu à luz do aporte teórico da filosofia da linguagem bakhtiniana, por meio da metodologia dialógica. No recorte relatado neste artigo, às crianças foi proposto que proferissem para alguém uma história e depois comentassem no site de onde a história foi selecionada sobre ela ou sobre a experiência de sua proferição. Com a materialização da proposta, constatou-se por meio dos resultados que, com a elaboração de atos de escrita por meio de gêneros do enunciado pelas crianças, possibilitou-se a elas a experienciação de situações autênticas de intercâmbio verbal, a compreensão da função social do comentário e a motivação para escrevê-lo.
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