Processos de escrita: da concepção à prática de revisão textual

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/1519-5392.2024v24n3p118-138

Palavras-chave:

Processo de escrita, revisão textual, ensino médio

Resumo

 A revisão de texto no contexto escolar é essencial, uma vez que, entre outros aspectos, objetiva o levantamento de questões que devem (ou deveriam) levar o aluno à reflexão sobre o seu próprio enunciado e, consequentemente, à melhoria da sua escrita. Cientes da importância da inclusão dessa parte do processo de escrita às atividades de produção textual dos alunos, propôs-se a pesquisa, a qual teve como objetivo geral investigar a concepção e a prática de alunos do 2º ano do Ensino Médio da Central de Ensino e Desenvolvimento Agrário de Florestal acerca da revisão textual. Para tal investigação, foi aplicado um questionário misto, mesclando questões abertas e fechadas, em que se procurou captar, por meio de análises quantitativas e qualitativas, além da concepção dos discentes acerca da revisão textual, outros aspectos pertinentes a essa prática. A análise pautou-se, principalmente, nos estudos de Cassany (1999, 2004a), Bazerman (2015), Menegassi (1998, 2010), Menegassi e Gasparotto (2014) e Serafini (1992). Os resultados apontaram uma definição consensual em relação ao conceito de revisão textual, a qual considerou clareza e adequação ao gênero textual como pontos importantes a serem levados em consideração nessa empreitada. A eliminação de “erros” também foi citada, mas não prevaleceu nas respostas.

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Biografia do Autor

Estefânia Mendes, Universidade Federal de Viçosa

Doutora em Letras: Estudos de Linguagens pelo Centro Federal de Educação Tecnológica (CEFET-MG) e mestre em Letras: Estudos da Linguagem pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). Especialista em Revisão de Textos pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG). Possui graduação em Letras - Licenciatura em Língua Portuguesa e Bacharelado em Estudos Linguísticos - pela UFOP. Atua como professora efetiva de Língua Portuguesa e Literatura no Ensino Médio da Central de Ensino e Desenvolvimento Agrário de Florestal (Cedaf), escola técnica vinculada à Universidade Federal de Viçosa (UFV), onde desenvolve pesquisas relacionadas ao processo de escrita, sobretudo à etapa da revisão textual.

Laura Helena Mullerchen Silva, Universidade Federal de Viçosa

Técnica em Hospedagem pela Universidade Federal de Viçosa, campus Florestal. Foi bolsista pelo PIBIC-EM/CNPq/UFV, no período de setembro de 2021 a setembro de 2022.

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Publicado

31-12-2024

Como Citar

MENDES, Estefânia; SILVA, Laura Helena Mullerchen. Processos de escrita: da concepção à prática de revisão textual. Entretextos, Londrina, v. 24, n. 3, p. 118–138, 2024. DOI: 10.5433/1519-5392.2024v24n3p118-138. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/entretextos/article/view/50463. Acesso em: 24 mar. 2025.

Edição

Seção

Artigos