Processos de escrita: da concepção à prática de revisão textual
DOI:
https://doi.org/10.5433/1519-5392.2024v24n3p118-138Palavras-chave:
Processo de escrita, revisão textual, ensino médioResumo
A revisão de texto no contexto escolar é essencial, uma vez que, entre outros aspectos, objetiva o levantamento de questões que devem (ou deveriam) levar o aluno à reflexão sobre o seu próprio enunciado e, consequentemente, à melhoria da sua escrita. Cientes da importância da inclusão dessa parte do processo de escrita às atividades de produção textual dos alunos, propôs-se a pesquisa, a qual teve como objetivo geral investigar a concepção e a prática de alunos do 2º ano do Ensino Médio da Central de Ensino e Desenvolvimento Agrário de Florestal acerca da revisão textual. Para tal investigação, foi aplicado um questionário misto, mesclando questões abertas e fechadas, em que se procurou captar, por meio de análises quantitativas e qualitativas, além da concepção dos discentes acerca da revisão textual, outros aspectos pertinentes a essa prática. A análise pautou-se, principalmente, nos estudos de Cassany (1999, 2004a), Bazerman (2015), Menegassi (1998, 2010), Menegassi e Gasparotto (2014) e Serafini (1992). Os resultados apontaram uma definição consensual em relação ao conceito de revisão textual, a qual considerou clareza e adequação ao gênero textual como pontos importantes a serem levados em consideração nessa empreitada. A eliminação de “erros” também foi citada, mas não prevaleceu nas respostas.
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