Indústria cultural, infância e brincar em tempos de tecnologia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/1984-7939.2023v8n2p340

Palavras-chave:

Infância; Brincar; Consumo; Tecnologias; Indústria Cultural;

Resumo

O artigo em questão visa discutir o brincar infantil tecnológico e a influência da Indústria Cultural em incutir desejos de consumo de forma desenfreada, no intuito de pensarmos outras formas de brincar que não estejam apenas atreladas ao consumo. As reflexões surgiram a partir das atividades relacionadas ao Programa de Pós-Graduação – Doutorado em Educação da Universidade Estadual de Londrina e da participação no Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação, Infância e Teoria Crítica da respectiva universidade. A metodologia pautou-se em um estudo bibliográfico pelos limiares dos filósofos da Escola de Frankfurt Theodor Adorno (1995) Max Horkheimer (1995), Walter Benjamin (2009) e autores contemporâneos que dialogam com a temática abordada. Constatamos que, com os avanços da modernidade e a mercantilização, houve a perda da singularidade do brinquedo, o qual passou a trazer em si as marcas do capitalismo e com caráter fetichista administrar o brincar infantil. Posto isso, não propomos um retorno ao tempo que se passou, mas chamamos a atenção para responsabilidade enquanto sociedade para formação que estamos oferecendo a nossas crianças frente às armadilhas de um mundo encantado pela tecnologia.  

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Roberta Franciele Silva, Universidade Estadual de Londrina

Mestrado em educação. Universidade Estadual de Londrina.

Marta Regina Furlan, Universidade Estadual de Londrina

Pós-Doutora em Educação pela UNESC - Universidade do Extremo Sul Catarinense. Docente do Departamento de Educação da Universidade Estadual de Londrina/UEL. Londrina-Pr.

Referências

ADORNO, Theodor W.; HORKHEIMER, Max. A indústria cultural: o esclarecimento como mistificação das massas. In: ADORNO, Theodor W.; HORKHEIMER, Max. Dialética do esclarecimento. Tradução de Guido Antônio de Almeida. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1985. p. 113-156.

ADORNO, Theodor W. Educação e emancipação. Tradução de Wolfgang L. Maar. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1995.

ARIÈS, Philippe. História social da criança e da família. 2. ed. Rio de Janeiro: Guanabara, 1998.

BENJAMIN, Walter. Reflexões sobre o brinquedo, a criança e a educação. 2. ed. São Paulo: Duas cidades; Editora 34, 2009.

FERREIRA, Aurélio Buarque de Holanda. Mini Aurélio: o dicionário da língua portuguesa. 6. ed. Curitiba: Positivo, 2000.

HORKHEIMER, Max. Dialética do esclarecimento: fragmentos filosóficos. 2. ed. Tradução de Guido Antônio de Almeida. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1995.

JARDIM, Claudia Santos. Brincar: um campo de subjetivação na infância. São Paulo: Annablume, 2003.

KRAMMER, Sônia. Infância, cultura contemporânea e a educação contra a barbárie. Teias, Rio de Janeiro, v. 1, n. 2, ago. 2007. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistateias/article/view/23857. Acesso em: 12 jun. 2021.

KUHLMANN JUNIOR, Moysés; FERNANDES, Rogério. Sobre a história da infância. In: FARIA FILHO, Luciano Mendes (org.). A infância e sua educação: materiais, práticas e representações. Belo Horizonte: Autêntica, 2004. p. 15-33.

LIRA, Aliandra Cristina Mesomo. Jogos brinquedos e brincadeiras na educação infantil: a construção da infância moderna. In: EEDUCERE – CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO, 10., 2011, Curitiba. Anais [...]. Curitiba: Pontifícia Universidade Católica do Paraná, 2011. Disponível em: https://educere.bruc.com.br/CD2011/pdf/4542_2517.pdf. Acesso em: 12 jun. 2021.

MASCARENHAS, Angela Cristina Belém. A relação educação e trabalho na infância. In: MASCARENHAS, Angela Cristina Belém; ZANOLLA, Silvia Rosa da Silva. Educação, cultura e infância. Campinas: Grupo Átomo & Alínea, 2012.

MOMM, Carol Machado. Sobre infância e sua educação: Walter Benjamin e Hannah Arendt. 2011. 176 p. Tese (Doutorado em Educação) – Centro de Ciências da Educação, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2011. Disponível em: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/95094. Acesso em: 15 jul. 2023.

MORENO, Lupion Gilmara. A relação professor-escola-família na educação da criança de 4 a 6 anos: estudo de caso em duas instituições de ensino da cidade de Londrina. 2012. 344 f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2012. DOI: https://doi.org/10.11606/T.48.2012.tde-21012013-162404 DOI: https://doi.org/10.11606/T.48.2012.tde-21012013-162404

MORENO, Montserrat. Como se ensina a ser menina: o sexismo na escola. São Paulo: Moderna, 2003.

OLIVEIRA, Marta Regina Furlan de. A lógica do consumo na sociedade contemporânea e sua influência no processo de formação do pensamento infantil. 2011. 293 f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Estadual de Maringá, Maringá, 2011. Disponível em: http://www.ppe.uem.br/SITE%20PPE%202010/teses/2011%20%20Marta_Furlan.pdf. Acesso em: 20 mar. 2020.

OLIVEIRA, Marta Regina Furlan de; AGOSTINI, Nilo. Sociedade multitela e a semiformação: um desafio ético de grande monta. Revista Eletrônica de Educação, São Carlos, v. 14, p. 1-13, jan./dez. 2020. Disponível em: http://www.reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/3753. Acesso em: 8 jun. 2020. DOI: https://doi.org/10.14244/198271993753

POSTMAN, Neil. O desaparecimento da infância. Rio de Janeiro: Graphia, 1999.

SILVA, Roberta Franciele. O brincar tecnológico e a (des) potencialização formativa e lúdica na infância. 2021. 113 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Estadual de Londrina, Londrina, 2021. Disponível em: https://www.ppedu.uel.br/en/more/dissertations-theses/dissertations/category/21-2021?download=494:silva-roberta-franciele&start=20. Acesso em: 8 jun. 2020.

Downloads

Publicado

01-12-2023

Como Citar

SILVA, Roberta Franciele; FURLAN , Marta Regina. Indústria cultural, infância e brincar em tempos de tecnologia . Educação em Análise, Londrina, v. 8, n. 2, p. 340–357, 2023. DOI: 10.5433/1984-7939.2023v8n2p340. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/educanalise/article/view/48773. Acesso em: 21 nov. 2024.

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.