Metodologias ativas e a construção de portfólios digitais: indicadores de interação, autonomia e novas práticas na formação de professores

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/1984-7939.2017v2n2p303

Palavras-chave:

Metodologia ativa, Formação de professores, Portfólios digitais, Autonomia

Resumo

O presente artigo trata-se de uma investigação acerca do uso das metodologias ativas na construção de portfólios digitais, como elementos de significação nos processos de ensino e aprendizagem, mais especificamente no curso de licenciatura em Matemática do Instituto Federal da Bahia - Campus Camaçari. Assim, por meio de um estudo de caso, propôs-se o levantamento de indicadores de interação entre os discentes, prática docente e recursos digitais para a ampliação de uma discussão didática. Tal discussão contextualiza-se através das concepções teórico-metodológicas de autonomia, problematização e avaliação em espaços virtuais de aprendizagem. O estudo destacou que diante de sujeitos multissemióticos e multiletrados, torna-se necessário educar para multiplicidade de metodologias e crítica didática, logo, não há como pensar os processos de ensino e aprendizagem de forma unitária e depositária, sem a inclusão da colaboração, problematização e autonomia dos estudantes. Contudo, torna-se urgente a disseminação das metodologias ativas na prática da formação dos futuros docentes, pois repensar o processo formativo impulsiona-os a construir um cenário diferente, mais dinâmico e problematizador para os seus futuros estudantes. 

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Biografia do Autor

Eneida Santana Baumann, Instituto Federal da Bahia (IFBA)

Doutoranda pelo Programa Multi-institucional e Multidisciplinar em Difusão do Conhecimento pela Universidade Federal da Bahia.

Eduardo Fofonca, Instituto Federal do Paraná (IFPR)

Doutor em Educação, Arte e História da Cultura pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, SP. Pós-doutorado em Educação da Universidade do Estado de Santa Catarina. Professor Universidade Federal do Paraná e Coordenador Editorial no Instituto Federal do Paraná.

Tereza Kelly Gomes Carneiro, Instituto Federal da Bahia (IFBA)

Doutora em Difusão do Conhecimento pela Universidade Federal da Bahia. Realizou estágio pós-doutoral no SENAI/CIMATEC. Professora do Instituto Federal da Bahia.

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Publicado

14-09-2018

Como Citar

BAUMANN, Eneida Santana; FOFONCA, Eduardo; CARNEIRO, Tereza Kelly Gomes. Metodologias ativas e a construção de portfólios digitais: indicadores de interação, autonomia e novas práticas na formação de professores. Educação em Análise, Londrina, v. 2, n. 2, p. 303–320, 2018. DOI: 10.5433/1984-7939.2017v2n2p303. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/educanalise/article/view/32085. Acesso em: 24 nov. 2024.

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