O desenvolvimento da criança e a Atividade De Estudo nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental: estudo teórico

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/1984-7939.2022v7n1p78

Palavras-chave:

Criança em idade escolar. Atividade. Estudo. Anos Desenvolvimento da personalidade. Ensino Fundamental

Resumo

O objetivo deste artigo é investigar teoricamente o desenvolvimento da criança e a atividade de estudo nos anos iniciais do Ensino Fundamental, na perspectiva da Teoria Histórico-Cultural e Teoria da Atividade. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica realizada para aprofundamento da concepção de atividade de estudo situada nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Para isso, analisa-se o desenvolvimento da criança com foco em sua idade psicológica, a gênese do conceito de atividade e os estudos sobre a atividade de estudo, particularmente a atividade inicial de estudo da criança. Conclui-se que a criança é sujeita da atividade de estudo ao ensinar a si própria nos limites de seus conhecimentos e buscar os meios para superar o já conhecido em direção ao desconhecido.

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Biografia do Autor

Ana Maria Esteves Bortolanza, Universidade do Sul de Santa Catarina - Unisul

Doutora em Educação pela UNESP, campus de Marília. Pós-doutorado na Universidade de Évora, Portugal. Professora na Universidade do Sul de Santa Catarina.

Neire Márcia da Cunha, Universidade de Uberaba - Uniube

Doutora em Educação pela UNESP - Campus de Marília. Professora da Universidade de Uberaba - Minas Gerais.

Cintia Corrêa, Universidade de Uberaba - Uniube

Doutoranda em Educação da linha de pesquisa Fundamentos e Práticas Educativas da Universidade de Uberaba - UNIUBE.

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Publicado

12-07-2022

Como Citar

BORTOLANZA, A. M. E.; CUNHA, N. M. da; CORRÊA, C. O desenvolvimento da criança e a Atividade De Estudo nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental: estudo teórico. Educação em Análise, Londrina, v. 7, n. 1, p. 78–99, 2022. DOI: 10.5433/1984-7939.2022v7n1p78. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/educanalise/article/view/45169. Acesso em: 29 mar. 2024.