Identidade e identificação racial de estudantes negros na UFMG: da experiência como avaliados a avaliadores nos procedimentos de heteroidentificação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/1984-7939.2025.v10.52801

Palavras-chave:

Educação Superior, Heteroidentificação, Identidade racial, Políticas de cotas, Subjetividade negra

Resumo

O artigo analisa as experiências de estudantes negros ingressantes por cotas na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), focalizando os impactos subjetivos e identitários decorrentes dos procedimentos de heteroidentificação racial. A pesquisa parte da seguinte questão: como esses estudantes atribuem sentidos à sua identidade racial e à sua identificação a partir das experiências nesses procedimentos? A partir de entrevistas e grupos focais com quinze estudantes cotistas, a investigação revela que tais procedimentos produzem efeitos ambíguos — desde insegurança e medo até fortalecimento identitário. O referencial teórico dialoga com autores como Frantz Fanon, Stuart Hall, Achille Mbembe e Neusa Santos Souza, para compreender como o racismo estrutural molda a subjetividade negra. Os resultados indicam que a vivência nas bancas, especialmente a transição de avaliados a avaliadores, atua como um dispositivo educativo e político, contribuindo para a reconfiguração da identidade racial dos sujeitos e sua atuação na política de cotas. A pesquisa aponta para a necessidade de políticas institucionais que considerem a complexidade da identidade racial no ensino superior.

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Biografia do Autor

Aline Oliveira Ramos, Universidade Federal de Minas Gerais

Doutoranda em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais. Professora da Rede Municipal de Itapetinga.  Itapetinga, Bahia, Brasil. Endereço eletrônico: llineramos@hotmail.com.  

Rodrigo Ednilson de Jesus, https://orcid.org/0000-0002-1900-6205

Doutor em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais. Professor Associado da Universidade Federal de Minas Gerais. Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil. Endereço eletrônico: rodrigoednilson@gmail.com

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Publicado

16-08-2025

Como Citar

RAMOS, Aline Oliveira; JESUS, Rodrigo Ednilson de. Identidade e identificação racial de estudantes negros na UFMG: da experiência como avaliados a avaliadores nos procedimentos de heteroidentificação. Educação em Análise, Londrina, v. 10, p. 1–27, 2025. DOI: 10.5433/1984-7939.2025.v10.52801. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/educanalise/article/view/52801. Acesso em: 10 nov. 2025.