Hortas como recurso didático na Educação Infantil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/1984-7939.2025.v10.52347

Palavras-chave:

Educação Infantil, Horta pedagógica, Recurso didático

Resumo

A degradação do meio ambiente decorrente do alto consumismo e do descaso ambiental por parte dos seres humanos é crescente. Uma opção para o combate dessa situação é a sensibilização desde a primeira infância, podendo ser feita de forma mais efetiva nas escolas, por meio de recursos didáticos e do contato com o meio ambiente. Diante disso, o objetivo desta pesquisa é demonstrar que o trabalho com hortas no espaço educativo tem potencial para ser um recurso didático na educação infantil. A pesquisa foi realizada por meio de um levantamento dos trabalhos que relacionam hortas e educação infantil, contidos no Portal de Periódicos da CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) e na SciELO (Scientific Electronic Library Online). O estudo revelou o potencial da utilização desse espaço na educação de crianças. As seis publicações encontradas e analisadas apresentaram materiais que enquadraram as hortas em seis aspectos principais relacionados ao recurso didático: auxílio no ensino e aprendizagem, base para atividades, suporte experimental, agente motivacional aos estudantes, propiciador da aproximação com a realidade e evento material. Assim, a pesquisa demonstrou que as hortas possuem potencial como recurso didático para a educação infantil, contribuindo para a humanização e o fortalecimento do relacionamento entre as crianças.

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Biografia do Autor

Sandra Regina Mantovani Leite, Universidade Estadual de Londrina

Doutora em Educação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho – UNESP. Docente da Universidade Estadual de Londrina. Londrina, Paraná, Brasil. Endereço eletrônico: smantovanileite@gmail.com.

Beatriz Larissa de Souza, Universidade Estadual de Londrina

Mestre em Agronomia pela Universidade Estadual de Londrina. Londrina, Paraná, Brasil. Endereço eletrônico: beatriz.larissa@uel.br.

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Publicado

06-06-2025

Como Citar

LEITE, Sandra Regina Mantovani; SOUZA, Beatriz Larissa de. Hortas como recurso didático na Educação Infantil. Educação em Análise, Londrina, v. 10, p. 1–24, 2025. DOI: 10.5433/1984-7939.2025.v10.52347. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/educanalise/article/view/52347. Acesso em: 7 jul. 2025.