Hortas como recurso didático na Educação Infantil
DOI:
https://doi.org/10.5433/1984-7939.2025.v10.52347Palavras-chave:
Educação Infantil, Horta pedagógica, Recurso didáticoResumo
A degradação do meio ambiente decorrente do alto consumismo e do descaso ambiental por parte dos seres humanos é crescente. Uma opção para o combate dessa situação é a sensibilização desde a primeira infância, podendo ser feita de forma mais efetiva nas escolas, por meio de recursos didáticos e do contato com o meio ambiente. Diante disso, o objetivo desta pesquisa é demonstrar que o trabalho com hortas no espaço educativo tem potencial para ser um recurso didático na educação infantil. A pesquisa foi realizada por meio de um levantamento dos trabalhos que relacionam hortas e educação infantil, contidos no Portal de Periódicos da CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) e na SciELO (Scientific Electronic Library Online). O estudo revelou o potencial da utilização desse espaço na educação de crianças. As seis publicações encontradas e analisadas apresentaram materiais que enquadraram as hortas em seis aspectos principais relacionados ao recurso didático: auxílio no ensino e aprendizagem, base para atividades, suporte experimental, agente motivacional aos estudantes, propiciador da aproximação com a realidade e evento material. Assim, a pesquisa demonstrou que as hortas possuem potencial como recurso didático para a educação infantil, contribuindo para a humanização e o fortalecimento do relacionamento entre as crianças.
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