A organização do ensino promotora do desenvolvimento do pensamento teórico: possibilidades para estudantes dos anos iniciais do Ensino Fundamental
DOI:
https://doi.org/10.5433/1984-7939.2025.v10.52194Palavras-chave:
Atividade orientadora de ensino, Organização do ensino, Pensamento teórico, Teoria Histórico-CulturalResumo
Este estudo investiga como a organização do ensino contribui para o desenvolvimento do pensamento teórico em estudantes dos anos iniciais do Ensino Fundamental, pautando-se na Teoria Histórico-Cultural e na Teoria da Atividade. O objetivo é analisar como as práticas pedagógicas planejadas promovem a apropriação de conceitos científicos, estabelecendo uma relação efetiva entre o ensino, aprendizagem e desenvolvimento humano. Com base em Vigotski, Leontiev e Moura, o estudo destaca a Atividade Orientadora de Ensino (AOE) como base teórico e metodológica e as Situações Desencadeadoras de Aprendizagem (SDAs) como componente central para organizar o ensino de forma mediada e significativa. A análise de trabalhos acadêmicos, como a dissertação de Nascimento (2010) e a tese de Sforni (2003), evidenciaram que as práticas pedagógicas intencionais permitem aos estudantes superar o conhecimento empírico, alcançando níveis mais elevados de abstração e generalização. Os resultados mostram que a atividade de estudo, mediada pela interação entre o professor e o estudante, é essencial para o desenvolvimento cognitivo. Práticas que integram teoria e prática favorecem a apropriação transformadora de conceitos científicos. Conclui-se que a organização do ensino, fundamentada na Teoria Histórico-Cultural, Teoria da Atividade e AOE ampliam a capacidade dos estudantes de compreender os conceitos e aplicá-los em diferentes contextos, promovendo o desenvolvimento integral e crítico.
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