Formação de professores e identidade docente: uma relação de inclusão

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/1984-7939.2025.v10.50733

Palavras-chave:

Ensino básico, Formação pedagógica, Identidade docente, Pesquisa e docência

Resumo

As exigências da sociedade demandam que a Educação esteja em observância crítica com as constantes mudanças socioculturais. Assim, os cursos de formação de professores devem conceber o exercício docente como uma práxis pedagógica, logo se espera que os educadores se apropriem de saberes que vão sendo adquiridos, ao longo de suas vidas profissionais e pessoais, em todos os espaços, assentados na conexão de domínios do conhecimento teórico e prático em sua construção identitária. Este artigo objetiva refletir acerca de uma formação para o magistério, na qual conceba a identidade docente em uma relação de inclusão com as experiências formativas em uma construção reflexiva e transformadora, ambas como atividades indissociáveis. O itinerário teórico-metodológico que embasou este estudo sinaliza concepções do campo da Ciência da Educação na visão de autores como: Nóvoa, (1992); André, (2012); Tardif, (2014); Morosini, (2000); entre outros, e se configura como uma pesquisa bibliográfica de abordagem qualitativa. Como conclusão, defende-se uma formação contínua para o exercício docente, na qual o educador reconheça que ele sempre será um aprendiz, pois não há conhecimento absoluto, assim como não existe ignorância absoluta, tudo está em constante transformação, rompendo com propostas pedagógicas conservadoras de formação docente baseadas no modelo da racionalidade técnica.

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Biografia do Autor

Pedro Antonio Gomes de Melo, Universidade Estadual de Alagoas

Doutorado em Letras pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Professor Titular da Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL). Arapiraca, Alagoas, Brasil. Endereço eletrônico: pedro.melo@uneal.edu.br.

 

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Publicado

21-05-2025

Como Citar

MELO, Pedro Antonio Gomes de. Formação de professores e identidade docente: uma relação de inclusão. Educação em Análise, Londrina, v. 10, p. 1–18, 2025. DOI: 10.5433/1984-7939.2025.v10.50733. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/educanalise/article/view/50733. Acesso em: 7 jul. 2025.