Tessituras entre Educação Infantil e Educação Especial: costuras entre atuação e formação
DOI:
https://doi.org/10.5433/1984-7939.2024v9n2p411Palavras-chave:
Formação docente; Educação Especial; Educação Infantil.Resumo
Que tessituras são possíveis (e necessárias) na formação docente para o trabalho na/com a infância na Educação Especial em uma perspectiva inclusiva? Partindo desse questionamento, apresenta-se, enquanto estratégia metodológica, um relato de experiência a partir da ação desenvolvida na 2ª edição do curso Educação Inclusiva: Tessituras do Fazer Pedagógico, na Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. O relato constitui uma fina costura, entretecida na articulação entre a escola e a universidade, que pauta a inclusão responsável como uma postura ética e política na defesa do direito à educação de todos e todas. O diálogo se faz com e a partir do pensamento freireano, em que a práxis é constituída de esperançar e sonhos, compreendendo o valor político da tarefa de educar. Aponta-se, como considerações finais, que a inclusão é compreendida como um caminho que se faz com pessoas e equipes, tecida a muitas mãos, de forma responsável, independentemente do território escolar. Tessituras entre a atuação e formação convidam a assumir uma postura de corresponsabilidade na prática docente através de um diálogo permanente entre distintos campos de saber, interconexão de estratégias metodológicas, investimentos em percursos formativos e alargamento dos conceitos do fazer na Educação Infantil.
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