Especificidades da pesquisa filosófica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/1984-7939.2024v9n1p77

Palavras-chave:

Leitura filosófica; Pesquisa científica; Pesquisa filosófica.

Resumo

A filosofia e a ciência são diferentes formas de interpretação da realidade. Embora estas não sejam as únicas formas de conhecimento criadas pelo ser humano, elas se distinguem das demais por serem pautadas por rigorosos critérios que presidem sua constituição, comprovação e transmissão. Tais critérios precisam ser estritamente seguidos para que tais formas de conhecimento possam se justificar racionalmente.  Diante disso a proposta deste trabalho é analisar as principais características da pesquisa filosófica e indicar quais são os elementos que definem a sua especificidade, o que exige, necessariamente, a abordagem dos métodos de pesquisa que são usados para sua construção e apresentação. Assim, buscou-se para além da produção de autores que discutem esse ponto, entrevistar pares, professores (as) doutores (as) que produzem e publicam pesquisas filosóficas com o intuito de alargarmos essa compreensão. As entrevistas partiram de duas questões estruturadas: 1) Qual ou quais são as principais características de uma pesquisa filosófica? 2) Qual a diferença entre uma leitura filosófica e uma pesquisa filosófica? O que caracteriza uma pesquisa filosófica? E, estão apresentadas juntamente à discussão dos seguintes autores: Severino (2002), Folscheid e Wunenburger (2006), Porta (2007) e Kochë (2011) que se ocuparam da temática da pesquisa científica e da pesquisa filosófica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Aparecida Lima Piai Rosa, UNESPAR

Possui graduação em Filosofia pela Universidade Estadual de Londrina (2002), graduação em Administração de Empresas pela Faculdade Estadual de Ciências Econômicas de Apucarana (2004), graduação em Ciências Econômicas pela Faculdade Estadual de Ciências Econômicas de Apucarana (2005), graduação em Educação Artística pela Universidade de Araras (2010) e graduação em sociologia pela Universidade paulista (2020), graduação em Pedagogia pela Universidades Estadual do Centro-oeste (2021). É mestre em Educação pela Universidade Estadual de Londrina com uma pesquisa relacionada ao ensino de filosofia para crianças, pensamento crítico e o conceito de infância e, doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (USP) na linha de Psicologia da Educação com uma pesquisa sobre violência contra professores.

Referências

FOLSCHEID, Dominique; WUNENBURGER, Jean Jacques. Metodologia filosófica. 3. ed. Tradução Paulo Neves. São Paulo: Martins Fontes, 2006.

HENNING, Leoni Maria Padilha. Pesquisa filosófica na educação. In: HENNING, Leoni Maria Padilha. (org.). Pesquisa, ensino e extensão no campo filosófico educacional. Londrina: EDUEL, 2010.

KOCHE, José Carlos. Fundamentos de metodologia científica: teoria da ciência e iniciação à pesquisa. Petropolis: Vozes, 2011.

PORTA, Mario Ariel Gonzales. A filosofia a partir dos seus problemas. São Paulo: Edições Loyola, 2007.

SEVERINO, Antônio Joaquim. Metodologia do trabalho científico. São Paulo: Cortez, 2002.

Downloads

Publicado

30-03-2024

Como Citar

ROSA, Maria Aparecida Lima Piai. Especificidades da pesquisa filosófica. Educação em Análise, Londrina, v. 9, n. 1, p. 77–91, 2024. DOI: 10.5433/1984-7939.2024v9n1p77. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/educanalise/article/view/49327. Acesso em: 2 jan. 2025.

Artigos Semelhantes

1 2 3 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.