As tecnologias como ferramenta de ação da criança pesquisadora

Autores

  • Juliana Xavier Moimás Faculdade de Filosofia e Ciências, Unesp, Campus de Marília
  • Viviane Jaqueline Peron Ferreira Faculdade de Filosofia e Ciências, Unesp, Campus de Marília https://orcid.org/0000-0002-6391-8068
  • Luciana Aparecida de Araujo Faculdade de Filosofia e Ciências, Unesp, Campus de Marília https://orcid.org/0000-0003-1147-5039

DOI:

https://doi.org/10.5433/1984-7939.2023v8n2p242

Palavras-chave:

Educação Infantil; Tecnologias; Criança pesquisadora.

Resumo

Mediante revisão de literatura e trabalho de campo, este artigo teve como objetivo refletir acerca da possibilidade de utilização das tecnologias como ferramenta de trabalho da criança em suas atividades de pesquisa. Procurou-se dar visibilidade às crianças como capazes de construir conhecimento e cultura, proficientes do processo de conhecer, considerando seus interesses e necessidades, por meio da pesquisa aliada à tecnologia. Os resultados evidenciam a utilização da tecnologia como uma realidade, em parte ensejada pela pandemia, em parte motivada por experimentos que obtiveram sucesso. Além disso, destacam que as tecnologias enquanto ferramentas na Educação Infantil podem trazer contribuições educacionais e para a criança desde que as atividades garantam seu protagonismo, produções e descobertas, favorecidas com projetos investigativos que engajem as crianças em pesquisas em que as tecnologias sejam possibilitadas de forma consciente.

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Biografia do Autor

Juliana Xavier Moimás , Faculdade de Filosofia e Ciências, Unesp, Campus de Marília

Mestre e Doutoranda em Educação, pelo Programa de Pós-Graduação em Educação pela Faculdade de Filosofia e Ciências, Unesp, Campus de Marília.

Viviane Jaqueline Peron Ferreira , Faculdade de Filosofia e Ciências, Unesp, Campus de Marília

Graduação em Pedagogia, Mestranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação pela Faculdade de Filosofia e Ciências, Unesp, Campus de Marília.

Luciana Aparecida de Araujo , Faculdade de Filosofia e Ciências, Unesp, Campus de Marília

Livre Docente em Pesquisa Pedagógica pela FFC/Unesp/Marília (2022). Professora Associada pela Faculdade de Filosofia e Ciências - Unesp/Marilia, atuando no curso de Pedagogia e no Programa de Pós-Graduação em Educação da FFC/ Unesp, Campus de Marilia.

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Publicado

01-12-2023

Como Citar

MOIMÁS , J. X.; FERREIRA , V. J. P.; ARAUJO , L. A. de. As tecnologias como ferramenta de ação da criança pesquisadora. Educação em Análise, Londrina, v. 8, n. 2, p. 242–261, 2023. DOI: 10.5433/1984-7939.2023v8n2p242. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/educanalise/article/view/48771. Acesso em: 27 abr. 2024.