Autoeficácia acadêmica e autorregulação da aprendizagem: uma pesquisa bibliográfica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/1984-7939.2024v9n1p318

Palavras-chave:

Autoeficácia, autorregulação da aprendizagem, pesquisa bibliográfica

Resumo

A aprendizagem autorregulada e as crenças de autoeficácia são conceitos essenciais na educação, influenciando a motivação e o desempenho dos alunos. Este trabalho objetivou analisar a produção científica de artigos publicados entre 2015 e 2020, sobre aprendizagem autorregulada e crenças de autoeficácia no Ensino Fundamental nas seguintes bases de dados: SciELO, PePSIC, Biblioteca Virtual em Saúde (BVS) e Google Acadêmico. Os resultados apresentaram indicadores de que a autoeficácia afeta o processo de autorregulação, pois favorece a percepção e promoção dos alunos como agentes do processo de aprendizagem, a aquisição de conhecimentos e habilidades, o vínculo dos alunos com os colegas, professores e com a escola, refletindo no comportamento, desempenho e motivação, porém nenhum deles apresentou uma correlação entre a autorregulação e a autoeficácia, o que indica a necessidade de mais estudos sobre essas temáticas.

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Biografia do Autor

Beatriz Silva Zivich, Universidade Estadual de Londrina

Mestra em Educação e Licenciada em Pedagogia pela Universidade Estadual de Londrina (UEL), com especialização em Psicopedagogia Institucional, Neuropsicopedagogia e Alfabetização e Letramento pela Faculdade Campos Elíseos (FCE). Docente junto à Rede Municipal de Educação de Londrina/PR. Membro do grupo de pesquisa "Cognitivismo e Educação," certificado pelo CNPq.

Paula Mariza Zedu Alliprandini, Universidade Estadual de Londrina

Pós-doutora em Psicologia pela "Cornell University", Ithaca, nos Estados Unidos; Mestra e Doutora em Psicobiologia pela FFCLRP/USP. Graduada em Psicologia pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Professora Associada do Departamento de Educação da UEL; docente junto ao Programa de Pós-graduação em Educação (UEL), na linha de pesquisa Aprendizagem e Desenvolvimento Humano em contextos escolares; Líder do grupo de pesquisa "Cognitivismo e Educação," certificado pelo CNPq.

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Publicado

30-03-2024

Como Citar

ZIVICH, Beatriz Silva; ALLIPRANDINI, Paula Mariza Zedu. Autoeficácia acadêmica e autorregulação da aprendizagem: uma pesquisa bibliográfica. Educação em Análise, Londrina, v. 9, n. 1, p. 318–332, 2024. DOI: 10.5433/1984-7939.2024v9n1p318. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/educanalise/article/view/48641. Acesso em: 17 dez. 2024.

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