Autoeficácia acadêmica e autorregulação da aprendizagem: uma pesquisa bibliográfica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/1984-7939.2024v9n1p318

Palavras-chave:

Autoeficácia, autorregulação da aprendizagem, pesquisa bibliográfica

Resumo

A aprendizagem autorregulada e as crenças de autoeficácia são conceitos essenciais na educação, influenciando a motivação e o desempenho dos alunos. Este trabalho objetivou analisar a produção científica de artigos publicados entre 2015 e 2020, sobre aprendizagem autorregulada e crenças de autoeficácia no Ensino Fundamental nas seguintes bases de dados: SciELO, PePSIC, Biblioteca Virtual em Saúde (BVS) e Google Acadêmico. Os resultados apresentaram indicadores de que a autoeficácia afeta o processo de autorregulação, pois favorece a percepção e promoção dos alunos como agentes do processo de aprendizagem, a aquisição de conhecimentos e habilidades, o vínculo dos alunos com os colegas, professores e com a escola, refletindo no comportamento, desempenho e motivação, porém nenhum deles apresentou uma correlação entre a autorregulação e a autoeficácia, o que indica a necessidade de mais estudos sobre essas temáticas.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Beatriz Silva Zivich, Universidade Estadual de Londrina

Mestra em Educação e Licenciada em Pedagogia pela Universidade Estadual de Londrina (UEL), com especialização em Psicopedagogia Institucional, Neuropsicopedagogia e Alfabetização e Letramento pela Faculdade Campos Elíseos (FCE). Docente junto à Rede Municipal de Educação de Londrina/PR. Membro do grupo de pesquisa "Cognitivismo e Educação," certificado pelo CNPq.

Paula Mariza Zedu Alliprandini, Universidade Estadual de Londrina

Pós-doutora em Psicologia pela "Cornell University", Ithaca, nos Estados Unidos; Mestra e Doutora em Psicobiologia pela FFCLRP/USP. Graduada em Psicologia pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Professora Associada do Departamento de Educação da UEL; docente junto ao Programa de Pós-graduação em Educação (UEL), na linha de pesquisa Aprendizagem e Desenvolvimento Humano em contextos escolares; Líder do grupo de pesquisa "Cognitivismo e Educação," certificado pelo CNPq.

Referências

AMARAL, Laura Moreira; CUNHA, Neide de Brito. Jogos cooperativos e autorregulação da aprendizagem no ensino fundamental. Revista de Estudios e Investigación en Psicología y Educación, Coruña, n. 1, p. 236-240, 2017.

ASSIS, Cristian Quintão. Resolução de problemas e crenças de autoeficácia: um estudo com alunos do sexto ano do ensino fundamental. 2019. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) – Instituto de Ciências Exatas e Biológicas, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2019.

AZZI, Roberta Gurgel; POLYDORO, Soely Aparecida Jorge. Auto-eficácia em diferentes contextos. Campinas: Alínea, 2006.

BANDURA, Albert. Self-efficacy: The exercise of control. New York: W.H. Freeman and Company, 1997.

BASSO, Fabiane Puntel; ABRAHÃO, Maria Helena Menna Barreto. Atividades de ensino que desenvolvem a autorregulação da aprendizagem. Educação e Realidade, Porto Alegre, v. 43, n. 2, p. 495-512, abr./jun. 2018.

BRASIL. Ministério da Educação. Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais da Educação Básica. Brasília, DF: Ministério da Educação, 2013.

CUNHA, Rosário Serrão; RIBEIRO, Luísa Mota; SEQUEIRA, Cristiana; BARROS, Rita de Almeida; CABRAL, Leonor; DIAS, Teresa Silva. O que facilita e dificulta a aprendizagem? A perspectiva de adolescentes. Psicologia em Estudo, Maringá, v. 25, p. 1-17, 2020.

FALCÃO, Amanda Oliveira; LEME, Vanessa Barbosa Romera, MORAIS, Gisele Aparecida de. Autoeficácia acadêmica e seus preditores ao final do ensino fundamental. Revista da SPAGESP, Ribeirão Preto, v. 19, n. 2, p. 34-48, 2018.

FARIA, Ana Paula. "As travessuras do amarelo": a autorregulação da aprendizagem em um projeto com alunos do 3º ano do Ensino Fundamental. 2017. Dissertação (Mestrado) - Pontifícia Universidade Católica de Campinas, Campinas, 2017.

FLUMINHAN, Carmem Silvia Lima; MURGO, Camélia Santina. Autorregulação acadêmica e estratégias de aprendizagem avaliadas em estudantes do ensino fundamental. Psicologia Escolar e Educacional, Campinas, v. 23, p. 1-9, 2019.

GANDA, Danielle Ribeiro; BORUCHOVITCH, Evely. A autorregulação da aprendizagem: principais conceitos e modelos teóricos. Psicologia da Educação, São Paulo, n. 46, p. 71-80, 2018.

MACIEL, Aline Guilherme. ALLIPRANDINI, Paula Mariza Zedu. Autorregulação da aprendizagem: panorama nacional dos estudos de intervenção no ensino superior. Revista COCAR, Belém, v. 12, n. 23, p. 145-167, 2018.

MOREIRA, Bárbara Bruna Godinho; MARTINS-REIS, Vanessa de Oliveira; SANTOS, Juliana Nunes. Autopercepção das dificuldades de aprendizagem de estudantes do ensino fundamental. Audiology - Communication Research, São Paulo, v. 21, p. 1-6, 2016.

PAJARES, Frank; OLAZ, Fabián. Teoria social cognitiva e auto-eficácia: uma visão geral. In: BANDURA, Albert; AZZI, Roberta Gurgel; POLYDORO, Soely Aparecida Jorge. Teoria social cognitiva: conceitos básicos. Porto Alegre: Artmed, 2008. p. 97-114.

PAULINO, Paula; SÁ, Isabel; SILVA, Adelina Lopes da. Autorregulação da motivação: crenças e estratégias de alunos portugueses do 7º ao 9º ano de escolaridade. Psicologia: Reflexão e Crítica, Porto Alegre, v. 28, n. 3, p. 574-582, set. 2015.

POLYDORO, Soely Aparecida Jorge; AZZI, Roberta Gurgel. Autorregulação da aprendizagem na perspectiva da teoria sociocognitiva: introduzindo modelos de investigação e intervenção. Psicologia da Educação, São Paulo, n. 29, p. 75-94, 2009.

RODRIGUES, Luciana Cantarino; BARRERA, Sylvia Domingos. Auto-eficácia e desempenho escolar em alunos do Ensino Fundamental. Psicologia em Pesquisa, Juiz de Fora, v. 1, n. 2, p. 41-53, jul./dez. 2007.

ROSÁRIO, Pedro L. P.; TRIGO, João; GUIMARÃES, Carina. Estórias sobre o estudar, histórias para estudar, narrativas autorregulatórias na sala de aula. Revista Portuguesa de Educação, Braga, v. 16, n. 2, p. 117-133, 2003.

SILVA, Adelina Lopes da; SIMÃO, Ana Margarida Vieira Veiga; SÁ, Isabel. A Auto-regulação da aprendizagem: estudos teóricos e empíricos. InterMeio: Revista do mestrado em Educação, Campo Grande, v. 10, n. 19, p. 58-74. 2004.

SPARAPAN, Bárbara. Melhorias no clima de sala de aula do ensino fundamental: contribuições de um projeto de intervenção visando a autorregulação da aprendizagem e a qualidade das relações interpessoais. 2019. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de Campinas, Campinas, 2019.

TENCA, Carolina Aparecida Araujo; TORTELLA, Jussara Cristina Barboza. Atitudes que contribuem para a prática do estudo no ensino fundamental: a experiência de um projeto de autorregulação da aprendizagem. 2015. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de Campinas, Campinas, 2015.

ZIMMERMAN, Barry J. Attaining self-regulation: A social cognitive perspective. In: BOEKARTS, Monique; PINTRICH, Paul R.; ZEIDNER, Moshe (ed.). Handbook of self-regulation. Cambridge: Academic Press, 2000. p. 13-39.

ZIMMERMAN, Barry J. Investigating self-regulation and motivation: historical background, methodological developments, and future prospects. American Educational Research Journal, [s. l.], v. 45, n. 1, p. 166-183, 2008.

ZIMMERMAN, Barry. J. From cognitive modeling to self-regulation: a social cognitive career path. Educational Psychologist, London, v. 48, n. 3, p. 135–147, 2013.

ZIMMERMAN, Barry. J.; SCHUNK, D. H. (ed.). Handbook of self-regulation of learning and performance. [London]: Routledge: Taylor & Francis Group, 2011.

Downloads

Publicado

30-03-2024

Como Citar

ZIVICH, B. S.; ALLIPRANDINI, P. M. Z. Autoeficácia acadêmica e autorregulação da aprendizagem: uma pesquisa bibliográfica. Educação em Análise, Londrina, v. 9, n. 1, p. 318–332, 2024. DOI: 10.5433/1984-7939.2024v9n1p318. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/educanalise/article/view/48641. Acesso em: 1 maio. 2024.