Conhecimento científico e a pandemia do novo coronavírus 19: quais implicações do senso comum no campo da educação?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/1984-7939.2023v8n2p446

Palavras-chave:

Conhecimento Científico; Pandemia Coronavírus/19; Senso Comum; Educação.

Resumo

Analisa-se as implicações do senso comum na relação entre o conhecimento científico e a pandemia do novo coronavírus 19, no campo da Educação. Trata de duas formas de conhecimento bem difundidas e distintas, uma apoiada na experimentação dos fenômenos, verificando-os e validando-os, e outra, assumida com base nas crenças e herança cultural que se torna uma constante. É uma pesquisa Estado da Arte, exploratória e qualitativa. O referencial teórico vem dos periódicos da CAPES de 2019-2022: Saviani (2019); Costa (2021); Perini (2019); Martins-filho; Santos (2020); Dias e Secron (2022), entre outros. Os resultados apontam que na trilha do senso comum, há presença do negacionismo nos espaços educacionais, influenciando práticas e embates teóricos, que se propunha a invalidar as grandes contribuições do campo científico ao longo da História. Emerge um novo sentido para a prática docente, sendo que a universidade pública e a ciência são pilares de uma nação e sua soberania.

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Biografia do Autor

Joselma Ferreira Lima e Silva

Doutora em Educação pela Universidade Estadual do Ceará UECE. Mestre em Educação pela UFPB - Universidade Federal da Paraíba. Especialista em PROEJA pelo IFPI; Especialista em Psicologia Aplicada à Educação pela URCA - Universidade Regional do Cariri (2007). 

Maria Bernadete de Sousa Carvalho Monte, Faculdade Unida de Vitória/ES

Mestra em Ciências das Religiões pela Faculdade Unida de Vitória/ES. Possui Graduação em Direito pela Christus Faculdade do Piauí-CHRISFAPI. Pós Graduação em Gestão Pública Municipal pela Universidade Estadual do Piauí-UESPI. 

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Publicado

01-12-2023

Como Citar

SILVA, J. F. L. e; MONTE, M. B. de S. C. Conhecimento científico e a pandemia do novo coronavírus 19: quais implicações do senso comum no campo da educação?. Educação em Análise, Londrina, v. 8, n. 2, p. 446–464, 2023. DOI: 10.5433/1984-7939.2023v8n2p446. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/educanalise/article/view/48211. Acesso em: 28 abr. 2024.