Conhecimento científico e a pandemia do novo coronavírus 19: quais implicações do senso comum no campo da educação?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/1984-7939.2023v8n2p446

Palavras-chave:

Conhecimento Científico; Pandemia Coronavírus/19; Senso Comum; Educação.

Resumo

Analisa-se as implicações do senso comum na relação entre o conhecimento científico e a pandemia do novo coronavírus 19, no campo da Educação. Trata de duas formas de conhecimento bem difundidas e distintas, uma apoiada na experimentação dos fenômenos, verificando-os e validando-os, e outra, assumida com base nas crenças e herança cultural que se torna uma constante. É uma pesquisa Estado da Arte, exploratória e qualitativa. O referencial teórico vem dos periódicos da CAPES de 2019-2022: Saviani (2019); Costa (2021); Perini (2019); Martins-filho; Santos (2020); Dias e Secron (2022), entre outros. Os resultados apontam que na trilha do senso comum, há presença do negacionismo nos espaços educacionais, influenciando práticas e embates teóricos, que se propunha a invalidar as grandes contribuições do campo científico ao longo da História. Emerge um novo sentido para a prática docente, sendo que a universidade pública e a ciência são pilares de uma nação e sua soberania.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Joselma Ferreira Lima e Silva

Doutora em Educação pela Universidade Estadual do Ceará UECE. Mestre em Educação pela UFPB - Universidade Federal da Paraíba. Especialista em PROEJA pelo IFPI; Especialista em Psicologia Aplicada à Educação pela URCA - Universidade Regional do Cariri (2007). 

Maria Bernadete de Sousa Carvalho Monte, Faculdade Unida de Vitória/ES

Mestra em Ciências das Religiões pela Faculdade Unida de Vitória/ES. Possui Graduação em Direito pela Christus Faculdade do Piauí-CHRISFAPI. Pós Graduação em Gestão Pública Municipal pela Universidade Estadual do Piauí-UESPI. 

Referências

BOSCO, Francisco. A vítima tem sempre razão?: lutas identitárias e o novo espaço público brasileiro. São Paulo: Todavia, 2017. 205p.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular: versão Final. Brasília: MEC, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/wp-content/uploads/2018/02/bncc-20dez-site.pdf. Acesso em: 7 mar. 2023.

CAMPOS, Celso Ribeiro; PERIN, Andréia Pavan; PITA, Ana Paula Gonçalves. Reflexões sobre o impacto da pandemia do covid-19 na educação. Prometeica - Revista De Filosofia E Ciências, São Paulo, v. 24, p. 143–156. 2022. DOI: https://doi.org/10.34024/prometeica.2022.24.13141. DOI: https://doi.org/10.34024/prometeica.2022.24.13141

COSTA, Helton Messini. Educação, ciência e verdade em tempos de “miséria do saber”. Educação em Revista, São Paulo, v. 22, p. 137–156, 2021. DOI 10.36311/2236-5192.2021. Disponível em: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/educacaoemrevista/article/view/11899 Acesso em: 23 set. 2023. DOI: https://doi.org/10.36311/2236-5192.2021.v22esp2.p137

DE LUCA PRETTO, Nelson. O desafio de educar na era digital: educações. Revista Portuguesa de Educação, Braga, v. 24, n. 1, p. 95-118, 2011. Disponível em: https://www.redalyc.org/pdf/374/37421276005.pdf. Acesso em: 7 mar. 2023. DOI: https://doi.org/10.21814/rpe.3042

DIAS, Rosimeri de Oliveira; SECRON, Liliana; BUSQUET, Líbia. Educação Remota e Pandemia em Close-Up. Práxis Educacional, Vitória da Conquista , v. 18, n. 49, e9099, 2022 . Disponível em: http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2178-26792022000100102&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 23 set. 2023. DOI: https://doi.org/10.22481/praxisedu.v18i49.9121

DUARTE, Newton. Sociedade do conhecimento ou sociedade das ilusões?: quatro ensaios crítico-dialéticos em filosofia da educação. Campinas: Autores Associados, 2008.

FREIRE, Paulo. A prática pedagógica e a formação de professors. Educar em Revista, Curitiba, v. 61, jul./set. 2016.

FERNANDES, Ana Maria; SOBRAL, Fernanda Antônia da Fonseca. Colapso da Ciência & Tecnologia no Brasil. Ana Maria Fernandes e Fernanda Antônia da Fonseca Sobral (orgs.). Rio de Janeiro, Relume- Dumará, 1994. Guimarães, Arthur Oscar Sociedade e Estado, [S. l.], v. 10, n. 01, p. 249–257, 2022. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/sociedade/article/view/43901. Acesso em: 23 set. 2023.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1967.

GRAMSCI, Antônio. Cadernos do cárcere: introdução ao estudo da filosofia; a filosofia de Benedetto Croce. Tradução de Carlos Nelson Coutinho. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1999. v. 1.

HODSON, Derek. Teaching and learning science: towards a personalized approach. Buckingham: Open University Press, 1998. 200p.

KOSMINSKY, Luis; GIORDAN, Marcelo. Visões de Ciência e sobre cientistas entre estudantes do Ensino Médio. Química Nova na Escola, São Paulo, v. 15, p. 11-18, 2002.

LUKÁCS, György. Para uma ontologia do ser social 2. Tradução de Nélio Schneider, Ivo Tonet e Ronaldo Vielmi Fortes. 1. ed. São Paulo: Boitempo, 2013.

MAGRIN, Natália Papacídero; REIS, Laudeth Alves dos; MOREIRA, Wagner Wey. A (in)visibilidade do corpo nos guias de ensino remoto: educação, tecnologia, pandemia. Linhas Críticas, Brasília, v. 28, p. e40369, 2022. DOI: 10.26512/lc28202240369. Acesso em: 23 set. 2023.

MARQUES, Ivan da Costa. Ciência e negacionismos: pelo menos um X das questões. Simbiótica Revista Eletrônica, Vitória, v. 8, n. 3, p. 19–38, 2021. DOI 10.47456/simbitica.v8i3.36810. Disponível em: https://periodicos.ufes.br/simbiotica/article/view/36810. Acesso em: 23 set. 2023. DOI: https://doi.org/10.47456/simbitica.v8i3.36810

MARTINS-FILHO, Paulo Ricardo; SANTOS, Victor Santana. No evidence supports the use of ether and chloroform inhalation for treating COVID-19. Revista Panamericana de Salud Publica, Washington, v. 44, p. e41, 2020. DOI: https://doi.org/10.26633/RPSP.2020.41 DOI: https://doi.org/10.26633/RPSP.2020.41

MOITOSO, Gisele Schmidt; CASAGRANDE, Cledes Antonio. A gênese e o desenvolvimento da empatia: fatores formativos implicados. Educação Por Escrito, Porto Alegre, v. 8, n. 2, p. 209-224, jul./dez. 2017. DOI: https://doi.org/10.15448/2179-8435.2017.2.28515

MORIN, Edgar. Os sete saberes necessários à educação do futuro. 2 ed. São Paulo: Cortez; Brasília: UNESCO, 2011.

PERINI, Ernesto. O que move as fake news e o negacionismo científico? [Entrevista cedida a] Marco Weissheimer. Outras Mídias. São Paulo, 27 nov. 2019. Disponível em: https://outraspalavras.net/outrasmidias/o-que-move-as-fake-news-e-negacionismo-cientifico/. Acesso em: 2 mar. 2023.

REIS, Pedro. Ciência e Educação: que relação? Revista Interacções, Santarém, PT, n. 3, p. 160-187, 2006.

RELPH, Edward. Reflexões sobre a emergência: aspectos e essência de lugar. In: MARANDOLA JUNIOR, Eduardo; HOLZER, Wether; OLIVEIRA, Lívia de. (org.). Qual o espaço do lugar?: geografia, epistemologia, fenomenologia. São Paulo: Perspectiva, 2012. p. 81-94

ROGRIGUES, Cesar Augusto. Educação escolar em tempos de pandemia: direito à educação, ensino remoto e desigualdade social. Roteiro, Joaçaba, v. 47, p. e27430, 2022. DOI: 10.18593/r.v47.27430. Disponível em: https://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/27430. Acesso em: 23 set. 2023. DOI: https://doi.org/10.18593/r.v47.27430

SAVIANI, Dermeval. Pedagogia histórico-crítica, quadragésimo ano: novas aproximações. Campinas: Autores Associados, 2019. DOI: https://doi.org/10.29388/978-85-53111-23-7-0-f.39-54

SAVIANI, Dermeval. Pedagogia histórico-critica: primeiras aproximações. 11. ed. Campinas: Autores Associados, 2013.

SEPÚLVEDA, José Antonio Miranda; SEPULVEDA, Denize. O pensamento conservador e sua relação com práticas discriminatórias na educação: a importância da laicidade. Revista Teias, Rio de Janeiro, v. 17, n. 47, p. 141-154, out./dez. 2016. DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2016.24767

SILVA JÚNIOR, João dos Reis; ELEUTERIO FARGONI, Everton Henrique. Notas sobre o colapso da ciência no Brasil. EccoS – Revista Científica, São Paulo, n. 58, p. e20850, 2021. DOI: 10.5585/eccos.n58.20850. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/eccos/article/view/20850. Acesso em: 23 set. 2023. DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n58.20850

SOUSA, Janara. As sete teses equivocadas sobre conhecimento científico: reflexões epistemológicas. Ciências & Cognição, Rio de Janeiro, v. 8, p. 143-152, 2006.

SOUZA, Ana Paula Gestoso de; REALI, Aline Maria de Medeiros Rodrigues. Construção de práticas pedagógicas na educação básica em tempos de pandemia. Práxis Educacional, Vitória da Conquista, v. 18, n. 49, p. e9099, 2022. DOI: 10.22481/praxisedu.v18i49.9099. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/9099. Acesso em: 23 set. 2023. DOI: https://doi.org/10.22481/praxisedu.v18i49.9099

SOUZA, Talita Araujo de; GOMES, Sávio Marcelino; GALVÃO, Maria Helena Rodrigues; BARBOSA, Isabelle Ribeiro. Avaliação do conhecimento sobre a pandemia Covid-19 entre estudantes de graduação do interior do estado Rio Grande do Norte. Revista Sustinere, Rio de Janeiro, v. 8, n. 1, p. 23–43, 2020. DOI: 10.12957/sustinere.2020.50821. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/sustinere/article/view/50821 Acesso em: 23 set. 2023. DOI: https://doi.org/10.12957/sustinere.2020.50821

VILELA, Mariana Lima; SELLES, Sandra Escovedo. possível uma Educação em Ciências crítica em tempos de negacionismo científico? Caderno Brasileiro de Ensino de Física, Florianópolis, v. 37, n. 3, p. 1722-1747, 2020. DOI: https://doi.org/10.5007/2175-7941.2020v37n3p1722. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/74999. Acesso em: 23 set. 2023 DOI: https://doi.org/10.5007/2175-7941.2020v37n3p1722

Downloads

Publicado

01-12-2023

Como Citar

SILVA, Joselma Ferreira Lima e; MONTE, Maria Bernadete de Sousa Carvalho. Conhecimento científico e a pandemia do novo coronavírus 19: quais implicações do senso comum no campo da educação?. Educação em Análise, Londrina, v. 8, n. 2, p. 446–464, 2023. DOI: 10.5433/1984-7939.2023v8n2p446. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/educanalise/article/view/48211. Acesso em: 24 nov. 2024.

Artigos Semelhantes

<< < 1 2 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.